top of page

Fatores que influenciam a eficiência do sistema fotovoltaico

Atualizado: 30 de ago. de 2022


Entenda o que Pode Causar Influência na Eficiência da energia solar

O Sistema fotovoltaico ou energia solar consiste em uma alternativa sustentável que é realizada através da geração de energia pela captação dos raios do sol.


O sistema de energia é extremamente econômico e está em constante crescimento no Brasil.


Imagem: Divulgação


Os painéis solares são os responsáveis por receber a radiação solar e gerar a eletricidade que atendem os comércios e domicílios.


Mas você sabia que esse sistema de energia solar pode sofrer interferência na sua eficiência?


Por isso, conheça a seguir alguns dos principais elementos que exercem influência na eficiência do sistema fotovoltaico, que está diretamente relacionada aos painéis solares, como por exemplo a temperatura e as condições do local de instalação.


Se esses fatores não forem observados, o sistema de energia solar não conseguirá exercer toda sua capacidade de produzir energia sustentável.


Imagem: Divulgação


Fatores que Impactam na Eficiência do Sistema Fotovoltaico


Os sistemas fotovoltaicos que geram energia solar oferecem muitos benefícios, pois é uma forma mais sustentável de consumir energia reduzindo o valor das contas, além disso é uma tecnologia de fácil instalação e que possui um excelente custo-benefício por ter uma longa vida útil, além de, é claro, oferecer um baixo impacto no meio ambiente.


Mas, como mencionado, existem alguns fatores que impactam na eficiência da energia. Por isso, a empresa de energia fotovoltaica listou quais são:


Incidência solar


A incidência solar é uma importante influência na produção de energia solar que interfere diretamente no desempenho do sistema fotovoltaico.


Imagem: Divulgação


Por isso, é muito importante que as placas solares sejam compostas por um bom material, e que sejam bem posicionadas de modo que consigam receber o máximo de radiação solar.


Ou seja, para gerar energia solar é preciso que os painéis sejam instalados corretamente em um local que não possua sombra especificamente nos horários das 09 às 15h, e que sua inclinação no Brasil seja direcionada para o norte.


Evitar áreas de sombreamento


Como já citado, é fundamental evitar áreas de sombreamento pois as sombras interferem na eficiência da energia.


É muito importante se atentar a esse ponto, pois as células do painel que sofrem com o bloqueio param de gerar a corrente elétrica e funcionam mais como uma resistência.


Temperatura dos painéis também interfere na eficiência da energia solar


Imagem: Divulgação


Outro fator que gera influência na eficiência da energia solar é a temperatura. Muitas pessoas acreditam que o calor é o principal responsável por gerar a energia, porém isso é um mito, pois o sistema fotovoltaico funciona com a luz do sol e não pelo calor gerado por ele.


Desse modo, as regiões que são mais frias ou possuem temperaturas mais amenas também funcionam muito bem, pois o que reflete sobre a geração de energia solar é o sol e não o calor emitido.


Outro ponto que precisa ser avaliado são os painéis solares, pois o coeficiente de temperatura deve indicar a qualidade da placa que deve estar entre 0,35% e 0,47%, em casos que esse coeficiente encontra-se acima dessa porcentagem significa que a placa é de baixa qualidade, por isso é muito importante ficar atentos e adquirir o somente em empresa de energia fotovoltaica.


Manutenção de limpeza do sistema fotovoltaico


A manutenção e limpeza do sistema de energia solar também faz parte do processo de como garantir com que sua eficiência não sofra nenhum tipo de interferência.


Imagem: Divulgação


Por isso, é fundamental realizar manutenção preventiva periódica dos painéis a cada 6 ou 12 meses, e é recomendado que isso seja feito por uma empresa de limpeza como a limpezasolar.com ou seja, por profissionais especializados.


Isso porque quando os painéis acumulam muita poeira e sujeira, a sua eficiência de energia fotovoltaica diminui, e não funciona corretamente.




Tolerância e incompatibilidade elétrica


Para aproveitar ao máximo o sistema de energia solar é preciso seguir algumas orientações e instruções técnicas para garantir o bom funcionamento do sistema fotovoltaico.


Uma das especificações que precisam ser verificadas é a tolerância e incompatibilidade elétrica, que são funções que indicam a tolerância esperada para alterações na potência do painel, ou seja, essas características buscam garantir com que o sistema de energia não seja afetado de modo negativo por algum problema ocasionado pela energia fotovoltaica.


bottom of page