Manual da limpeza de placas solares fotovoltaicas: tudo para o seu painel solar

Atualizado: 26 de ago.

A limpeza das placas solares é um assunto extremamente importante para quem já possui ou vai instalar o seu painel fotovoltaico.

Se você quer obter o máximo rendimento energético e retorno financeiro com o seu sistema fotovoltaico, então precisa estar em dia com a limpeza e manutenção do painel solar.




Para ajudar você, preparamos este manual completo sobre como limpar uma placa solar de forma correta e segura, garantindo o funcionamento e preservando a durabilidade do painel.

Confira!

É preciso limpar as placas solares?

Sim, a limpeza dos módulos solares fotovoltaicos é uma manutenção preventiva necessária e essencial para se obter o melhor rendimento com a tecnologia, pois o acúmulo de sujeira sobre a superfície do painel solar limita a passagem da luz do sol e reduz a eficiência das células solares.

Segundo o Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos (NREL), a perda de eficiência em painéis solares devido a sujeira pode chegar a 25% em alguns casos.

As principais fontes de sujeira sobre as placas solares são a poeira e a fuligem da poluição urbana, que embora possam ser eliminadas naturalmente com uma boa chuva, vão se acumulando durante estações de seca, e principalmente, em regiões com baixo índice pluviométrico.

Os excrementos “cocôs” de pássaros e folhas também são outras fontes de sujeiras que podem impactar a eficiência das placas solares, porém menos frequentes e comuns.

Em casos extremos de sujeira sobre o painel fotovoltaico, isto é, quando a limpeza das placas solares nunca foi realizada, a perda de eficiência pode chegar a 30% ou mais.

Como é feita a limpeza de placas solares?

Segundo a recomendação das fabricantes, o modo mais seguro para realizar a limpeza do painel solar é por meio de empresas especializadas, que contam com equipe treinada e equipamentos adequados para o serviço, de forma a evitar danos e preservar o bom funcionamento, durabilidade e garantia das placas fotovoltaicas.

Normalmente, também será necessário subir no telhado para a realizar a limpeza do painel solar, o que caracteriza trabalho em altura e exige certificação técnica (NR 35) e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para garantir a segurança dos envolvidos.

As principais marcas informam nos manuais de seus equipamentos como limpar a placa solar, incluindo a periodicidade, cuidados e quais materiais podem ser utilizados. Por isso, é importante que você leia o manual do seu equipamento ou peça a ajuda da empresa instaladora para saber como deve ser feita a limpeza do seu painel fotovoltaico.

O horário adequado para a limpeza das placas solares é no início da manhã ou final da tarde, quando a temperatura de suas superfícies é baixa e não existe risco de choques térmicos, os quais podem danificar o vidro dos módulos. Dias nublados também são uma boa opção.

Antes de tudo, é necessário desligar o sistema fotovoltaico através da chave interruptora localizada na string box, passo inicial em qualquer manutenção do gerador solar.

A orientação dos fabricantes é que primeiro seja feita uma inspeção visual dos módulos solares para verificar se existem rachaduras, danos ou qualquer problema de conexão solta entre eles.

Então, com tudo certo, a limpeza das placas fotovoltaicas pode ser iniciada com o uso dos materiais adequados.



kit de limpeza de painéis solares: o que utilizar


No geral, a regra das fabricantes é que a limpeza do painel solar fotovoltaico seja feita apenas com água limpa corrente, que deve ser jogada de cima para baixo, no sentido de inclinação das placas.

Caso a limpeza seja realizada em horários em que os módulos solares estejam muito quentes, também é importante que a água não esteja fria para evitar choque térmico.

Em nenhum caso deve-se utilizar produtos ou soluções que contenham substâncias corrosivas e alcalinas, como ácido hidrofluorídrico, acetona, álcool industrial etc.

Também é necessário prestar atenção nos materiais/ferramentas usados para a limpeza de painel solar, que não podem ser abrasivos e de pontas rígidas, como lâminas, facas, lã de aço, entre outros.

Utilizar esses produtos e materiais para limpar os módulos fotovoltaicos pode causar arranhões ou remover totalmente a camada de tratamento antirreflexo das suas superfícies de vidro, levando a um maior acúmulo de sujeira e aumento da perda de eficiência.

Em alguns casos, a limpeza incorreta também pode gerar danos mais graves às placas, como trincas e microfissuras nas células solares que comprometem seu funcionamento e podem levar a perda da garantia dos equipamentos.

Outro perigo está no uso de máquinas pressurizadoras de água que não estejam reguladas de acordo com a pressão da água suportada pelo painel solar, o que muda para cada fabricante.

Enquanto os módulos solares de algumas marcas aceitam 5.000 kPa (50 bar) de pressão máxima da água sobre a sua superfície de vidro, a mesma não deve ultrapassar os 690 kPa (6,89 bar) em equipamentos de outras fabricantes.

O ideal é utilizar uma escova ou vassoura fabricada especialmente para limpeza de placas solares, que contam com mangueira interna para a saída de água em pressão adequada e cerdas macias, além de cabo extensor que permite cobrir toda a área do painel sem que seja preciso pisar sobre as placas solares, algo que não deve ser feito nunca!

Ao final, é recomendado secar as placas fotovoltaicas com um rodo e pano macio para evitar o acúmulo de cálcio com a evaporação da água.



De quanto em quanto tempo limpar a placa solar?

A recomendação das fabricantes é que a limpeza das placas solares fotovoltaicas seja feita, no mínimo, uma vez ao ano, mudando para a cada seis meses em locais com poucas chuvas e muita poeira.

No entanto, o ideal é que você mesmo observe as condições do painel e acompanhe regularmente a produção do seu sistema por meio do inversor ou do aplicativo de monitoramento de energia solar.

Se os módulos estiverem muito sujos e a geração do seu sistema apresentar uma queda significativa desde a última manutenção, pode estar na hora de uma nova limpeza do painel solar.

Por que limpar os painéis solares?

Existem vários motivos para você realizar a limpeza do seu painel fotovoltaico, entre eles podemos destacar:

Garante a eficiência dos módulos

Como já foi mencionado, a camada de sujeira sobre as placas solares bloqueia a passagem de luz até as suas células fotovoltaicas, o que reduz a eficiência do painel em 25% e 30%.

Portanto, manter em dia a limpeza do painel solar garante que as células estejam sempre recebendo mais radiação solar e produzindo o máximo de energia possível.

Maximiza a economia e retorno financeiro com o sistema

Manter a limpeza periódica do painel solar também maximiza os seus ganhos financeiros com a tecnologia, pois, quanto mais energia o sistema produzir a cada mês, maior será a economia obtida na conta de luz e, assim, menor será o tempo de retorno do investimento em energia solar.

Os sistemas fotovoltaicos costumam ser projetados para suprir todo o consumo elétrico de uma casa ou empresa, o que resulta em uma economia de até 95% na conta de luz.

Quando a sujeira sobre o painel reduz a sua produção, essa economia e retorno financeiro mensais também diminuem, impactando o payback no sistema, que é de 4 a 5 anos para projetos residenciais hoje.

Preserva a longa vida útil do painel

A limpeza correta do painel solar preserva o seu bom funcionamento e a longa vida útil da tecnologia, que é de pelo menos 25 anos segundo a garantia das melhores fabricantes, mas a qual pode ser ainda maior se os equipamentos receberem as manutenções periódicas.

Evita defeitos e perda de garantia

Limpar as placas solares evita o acúmulo de sujeira que pode ocasionar defeitos no funcionamento de suas células e que são passíveis de perda da garantia de fábrica.


Quanto custa uma limpeza de placas solares?

O custo total de manutenção do sistema fotovoltaico, o que inclui a limpeza das placas solares, irá variar de acordo com cada empresa, mas a média do mercado é de 0,5% do custo inicial do sistema, ou seja, quanto maior o sistema, mais caro é o valor da sua manutenção.

Quando o serviço for apenas a limpeza do painel fotovoltaico, o valor pode ser ainda menor.

Proteja o seu investimento com o Portal Solar

Você conheceu aqui todos os benefícios da limpeza do painel solar, assim como todos os perigos de quando ela é feita de forma incorreta.

É por esse motivo que você precisa de uma empresa especializada na hora de cuidar do seu projeto para proteger o seu investimento e otimizar os seus ganhos.

O Portal Solar é o primeiro e maior site especializado em energia solar do Brasil, com mais de 8 anos de atuação no mercado e presença em todo o Brasil.

Acesse o nosso mapa de unidades, encontre o Portal Solar mais próximo de você e entre em contato para saber todos os serviços que temos para lhe oferecer.

8 visualizações0 comentário