top of page

Como Fazer a limpeza de painel solar segura e correta com a limpasolar.com

Quantidade O que os especialistas estão sempre alinhados é que painéis sujos nunca produzem a mesma de energia quanto os painéis limpos, em alguns casos a perda de geração pode ultrapassar 25%, e em casos extremos existem relatos de perdas de até 30% na geração de clientes que nunca se importaram com a limpeza do seu sistema.


Imagem: Divulgação


Uma fina camada de poeira pode reduzir sua geração em até 5%, o que pode ser resolvido com uma boa chuva pesada.


Portanto a frequência de limpeza sempre vai depender do local de instalação e do grau de probabilidade de sujeira no sistema.


Mesmo que seu sistema não necessite de uma lavagem regular, ou seja, seu sistema solar não esteja em um local tão ruim como o citado acima, não é uma má ideia ter alguém que faça uma avaliação preditiva do seu sistema, ou uma avaliação do seu histórico de geração periodicamente a fim de manter avisado sobre uma possível queda de eficiência do seu sistema, até porque não é necessário que as fezes do pombo cubram todo o painel para que a queda na eficiência seja notada.


Uma maneira segura de saber realmente se o seu sistema necessita de uma limpeza é com um acompanhamento na geração, por isso fique atento à empresas que forneçam o serviço e não tem acesso ao seu histórico de geração, eles podem somente estar vendendo um serviço que talvez aquele não seja o momento ideal.


Não é demais avisar, SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR, SEMPRE!


Seguir o procedimento correto de desligar o sistema antes de começar a limpeza é obrigatório, portanto muito cuidado ao se aventurar.


Imagem: Divulgação


Também por questões de segurança sempre utilizar equipamentos de proteção adequados previstos pelas normas de segurança de trabalho, afinal você está misturando eletricidade (NR10), água e altura (NR 35), portanto contratar um profissional nesse momento não é uma má ideia.

Subir em um telhado para economizar, sem as devidas precauções, não vale a sua vida.


Manutenções profissionais desse tipo variam de local para local, portanto se você fez uma boa escolha de empresa na hora de montar o seu sistema verifique com a mesma empresa sobre o serviço de limpeza deles.


Portanto, o melhor é realmente perguntar o preço para o seu integrador, e caso ele faça o acompanhamento da sua geração, se está na hora de realizar um check-up no seu sistema.


Imagem: Divulgação


Lembre-se, além de reduzir o risco de danos ao seu sistema solar, que é um equipamento caro, sensível e requer conhecimento para manuseio, um serviço profissional reduz os custos, caso você venha a ter que substituir alguma peça e você provoque algum dano por mau uso durante a limpeza, você pode perder a garantia do seu painel.


Você terá informações completas e reais sobre as condições do seu sistema, não terá o stress e o perigo de contratar mão de obra não especializada e sofrer com os riscos de um acidente dentro da sua propriedade.


A limpasolar.com trabalha com os fabricantes de painéis para obter a aprovação de sua lavagem para uso sem anular quaisquer garantias.


Todos os produtos da limpasolar.com é seguro para uso em seus painéis. Ele pode ser adquirido por meio do nosso site www.limpasolar.com.br



bottom of page