Segurança na instalação de equipamentos fotovoltaicos

Obedecer normas e utilizar equipamentos de segurança são extremamente necessários

A instalação de sistemas renováveis é extremamente importante para a redução de emissões de gases de efeito estufa no mundo.


Mas assim como muitos equipamentos elétricos, a segurança na instalação e monitoramento desses sistemas é essencial para a segurança do consumidor.


Imagem: Divulgação


Durante o Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD), que aconteceu em outubro, a segurança em instalações fotovoltaicas foi debatida pelos profissionais da área.


De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) é necessário que as empresas responsáveis utilizem equipamentos e dispositivos corretos, além de seguir corretamente as normas técnicas estabelecidas.


Na visão do especialista da Abracopel, Vinicius Ayrão, para se ter segurança na instalação desses equipamentos é necessário se ter o projeto correto, não apenas o esquema unifilar, também mão de obra capacitada em todos os aspectos e equipamentos e dispositivos corretos.


Ayrão também cita que é extremamente importante seguir normas como NR-10, NBR-5410 – Instalações Elétricas BT, NBR-5419 - PDA , NBR-13570 – Afluência de público, NBR-14639 – Postos Combustíveis, NBR-14039 – Instalações Elétricas MT.


Imagem: Divulgação


Outro perigo comum também é seguir vícios de instalação já impostos como, por exemplo, o desconhecimento das normas, a instalação de duas fontes de energia em um mesmo quadro e trocar equipamentos.


O especialista ainda destaca que é importante criar eletricidade com segurança e empreender com responsabilidade para se ter sucesso no futuro.


Durante sua palestra no evento exemplos de problemas agravados por má instalação foram mostrados à fim de conscientizar os participantes da importância da instalação correta e riscos possíveis caso um sistema seja instalado de qualquer maneira.



Fonte: www.limpasolar.com.br