top of page

Você está limpando seus painéis solares? Isso é necessário? Com que frequência?


Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


Por que você precisa limpar os painéis solares?


Se você tem um sistema de #energia solar residencial instalado, seus painéis solares são geralmente planos e inclinados seu #telhado.


Quantas vezes você limpa seu telhado? Provavelmente não é muito frequente, provavelmente nunca. Por que isso? Você deve se perguntar "Mais a chuva não limpa?" Essa é a mesma lógica para painéis solares também.


Na maioria dos casos, você não precisará limpar seus painéis solares com frequência. Afinal, qualquer coisa que acumule sujeira sobre eles (por exemplo, poeira ou pólen), será lavada da próxima vez que chover.


Há algumas vezes, porém, pode fazer sentido #limpar seus #painéis #solares. Se você tem muitos excrementos de pássaros em seus painéis, a chuva pode não lavar muito rapidamente, então é uma boa idéia limpá-los.


Além disso, se você mora em um estado propenso a secas - ou, se chove, é apenas uma chuva muito leve e nebulosa, você pode precisar limpá-las de vez em quando.


A #sujeira e os detritos afetam a eficácia de seus painéis solares? E se sim, quanto?



Sim, sujeira e detritos podem afetar a quantidade de luz solar usada para converter a luz em energia. A #eficiência é reduzida entre 5% a 25%.

Como limpar os painéis solares

Há duas maneiras principais de limpa-lo: contratar um profissional ou fazê-lo sozinho.


Muitas empresas de energia solar oferecem esse tipo de serviço a você, também oferecem esse serviço como parte de um serviço de manutenção anual, e também oferecem #orientações para realizar a limpeza dos painéis.

A verdade é que o que você recebe em termos de custo em sua conta de energia não excede o valor que você precisa desembolsar para essas empresas para realizar a limpeza dos painéis.

Por outro lado, se você estiver interessado em fazer isso sozinho. Na maioria dos casos, isso envolve nada mais do que kit de limpeza e produtos, você encontrará todos os produtos necessário na Energia Solar Shop.



Existem maneiras de determinar se os painéis solares precisam de limpeza. Uma delas é a inspeção física dos painéis em busca de detritos, sujeira, excrementos de pássaros, etc.


A outra forma é o uso de um sistema de #monitoramento que avisa sobre o desempenho e o desempenho de seus painéis solares. Isso pode alertá-lo sobre qualquer necessidade de #manutenção do sistema, seja ela mecânica, elétrica ou de limpeza.

Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


O que você usa para limpar os painéis solares?

Se você estiver interessado em limpar seus painéis solares residenciais por conta própria, temos uma variedade de produtos que você pode usar para limpá-los.


Verifique com seus instaladores para determinar se há alguma informação sobre a limpeza do painel solar, recomendações e prós e contras quando se trata de limpar seu sistema.


A maneira mais eficaz de limpar seus painéis solares é com uma mangueira, kit de limpeza e produtos de limpeza para painéis solares. Atenção, porque você não quer arranhar os painéis. Tenha em mente que você não deve usar qualquer tipo de pulverizador de água de alta pressão ao lavar seus painéis solares.


Um acessório de alta pressão pode danificar os painéis solares, por esse motivo indicamos kits de limpeza próprios para você realizar a limpeza dos seus painéis solares, que possuem esponjas e produtos próprios para não arranhar seus painéis.

Tenha em mente que os painéis solares podem ser extremamente quentes quando o sol está batendo neles. É melhor escolher um dia frio e nublado para limpar os painéis.


Não só para se proteger de queimaduras, mas se você está tentando limpar os painéis solares quando está extremamente quente, a água e sabão que você está colocando nos painéis irá evaporar rapidamente e pode deixar um resíduo ou manchas nos painéis que podem afetar sua eficácia.


Vale a pena limpar seus painéis solares?


Em média, quando seus painéis solares ficam sujos, espere uma mudança de 5% a 25% na produção. E isso é apenas quando eles estão sujos.

Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


Além disso, a maioria dos painéis solares é inclinada para um nível alto o suficiente para que a maior parte do acúmulo ocorra logo depois do painel, em vez de ficar colado ao topo.


Mesmo com painéis inclinados, você pode ter um leve acúmulo no painel mais baixo (porque o escoamento é coletado na parte inferior).

Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


Manutenção e Manutenção


Monitore a funcionalidade do seu sistema, prestando atenção às suas contas de energia e uso mensalmente.


Se você começar a notar mudanças em sua conta de energia elétrica, talvez seja hora de pensar em limpeza ou algum outro tipo de manutenção.


Se você acha que as flutuações na sua conta de energia podem ser porque você precisa de limpeza do painel solar, veja se a eficiência retorna ao normal depois de uma boa limpeza.



bottom of page