Veja na limpasolar para que serve essa ferramenta - APR

Você já tem uma APR para trabalho em altura? A APR (Análise Preliminar de Risco) tem como principal objetivo proteger o colaborador que trabalha sob essa condição, por meio de uma avaliação do ambiente de trabalho que leva a um levantamento de acontecimentos considerados inseguros, bem como suas causas e consequências.


Trata-se de um importante documento que ajuda a encontrar meios de evitar que tais eventos ocorram.


Vale ainda lembrar que ele é regulamentado pela NR-35, que trata diretamente sobre trabalho em altura e que a sua validade é de um ano, a menos que haja alguma mudança no ambiente de trabalho.


Imagem: Divulgação


Quer entender a importância da APR para a sua empresa? Acompanhe abaixo os principais pontos.


Segurança do colaborador


O fator humano vem sendo cada dia mais valorizado no mundo corporativo. Trata-se de uma mudança cultural positiva, que impacta diretamente o dia a dia de trabalho.


Assim, prever os riscos de antemão ajuda a buscar meios de evitá-los, potencializando, assim, a segurança do trabalhador.


Pode ser que a solução esteja no uso de determinados EPIs ou na instalação de algum dispositivo de segurança padrão.


Adequação legal


A APR é regida por uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e, portanto, trata-se de um item obrigatório para empresas que contam com colaboradores que trabalham em altura.


Assim, não ter o documento significa que você poderá enfrentar problemas legais. Caso um acidente de trabalho ocorra, será constatada situação de irregularidade.


Aliás, uma mera fiscalização periódica poderá identificar a ausência do termo e penalizar a empresa por isso.


Imagem: Divulgação


Redução de custos


Acidentes de trabalho quase sempre resultam em processos trabalhistas, que rendem indenizações ao colaborador.


Quando você está com alguma irregularidade, é certo que perderá o processo e terá que arcar com os custos.


Assim, estar em dia com a APR diminui a incidência de acidentes e facilita a sua defesa quando da ocorrência de algum sinistro.


Aumento na produtividade


Trabalhador motivado é mais produtivo. Estar em dia com as normas de segurança no trabalho também representa uma forma de motivação.


Trata-se de um meio de reconhecer os esforços daqueles que se dedicam à sua empresa. Assim, cuidar da segurança do trabalhador é uma forma de compensar esses esforços.


Tal medida é percebida pelo colaborador que, por sua vez, sente-se feliz e cuidado e dedica-se ainda mais.


Facilidade na obtenção do termo


Elaborar uma APR não tem muitos segredos. Você pode contar com a ajuda de um engenheiro ou técnico em segurança no trabalho.


É necessário seguir a alguns passos, como conhecer a fundo o local de trabalho e as atividades ali desempenhadas, analisando os riscos de cada uma.


Imagem: Divulgação


O processo de elaboração envolve, ainda, entrevistas com coordenadores e supervisores do setor e anotações quanto a cada etapa das atividades realizadas.


Uma APR para trabalho em altura é fácil de realizar e traz inúmeros benefícios para a sua empresa.


Ela certamente fará toda a diferença em uma fiscalização e, até mesmo, ao fechar negócios com parceiros e clientes, visto que as medidas de segurança também impactam a imagem da empresa no mercado.


Fonte: www.limpasolar.com.br