top of page

Valores Para uma Limpeza Perfeita em Painéis Fotovoltaicos

Em média, a manutenção preventiva da placa solar, que consiste basicamente na sua limpeza e verificação de possíveis defeitos, deve ser realizada uma vez por semestre.


Porém, caso a placa fique muito exposta a fatores como poeira, poluição e até mesmo fezes de pássaros, esse intervalo pode ser reduzido para evitar que o equipamento perca a sua eficiência.



Manutenções corretivas


Além da manutenção preventiva, pode ser necessário realizar manutenções corretivas, que nada mais são do que aquelas que buscam solucionar pequenos defeitos apresentados pelas placas solares.


Esse tipo de manutenção deve ser feita sempre que o equipamento apresentar qualquer sinal de que não está funcionando adequadamente, a fim de evitar que o problema se agrave e possa comprometer todo o sistema de energia solar.



Manutenções emergenciais


Existem casos em que pode ser necessária uma manutenção emergencial para recuperar as placas solares. Isso ocorre quando elas param de funcionar de repente por razões conhecidas ou não. Nesses casos, o recomendado é acionar com urgência um profissional especializado na manutenção de placas solares para que ele avalie o problema e possa oferecer a melhor solução disponível.


Qual a vida útil de um painel solar?


Em média, a vida útil dos painéis solares é estimada entre 20 e 25 anos. Inclusive é esse o prazo de garantia oferecido por boa parte dos fabricantes desse tipo de equipamento.


Porém, na prática o painel solar pode durar até 40, 50 anos ou mais, se forem realizados todos os cuidados necessários com a manutenção do sistema.


O que costuma ocorrer é a perda da eficiência do painel solar, estimada em 0,7% ao ano. Assim, após 20 ou 30 anos de uso, o desempenho do equipamento pode ser reduzido em cerca de 20%, mas ele ainda assim continuará funcionando.



Vale lembrar que os painéis solares são produzidos a partir de materiais resistentes e duráveis, como, por exemplo, o vidro temperado, por isso sua vida útil é tão longa.


Por que é importante limpar a placa solar?

A limpeza da placa solar é fundamental para preservar a eficiência e o bom desempenho desse equipamento.


De acordo com dados do NREL (National Renewable Energy Laboratory – Laboratório Nacional de Energia Renovável), se não for realizada uma limpeza periódica e adequada nos painéis solares eles podem perder entre 25 e 30% de sua eficiência energética.


Isso acontece porque o acúmulo de poluentes nos módulos fotovoltaicos reduz a sua capacidade de absorver a energia solar, comprometendo assim o desempenho do sistema.


Com qual frequência preciso limpar meus painéis solares?


Normalmente, a limpeza dos painéis solares deve ser feita uma vez a cada 6 meses. Porém, esse prazo pode variar um pouco de acordo com o fabricante do equipamento, por isso o ideal é consultar o manual para se informar melhor.


Alguns fabricantes podem indicar que a limpeza seja feita anualmente, e nos casos em que o painel solar estiver muito exposto a poeira ou outros poluentes esse intervalo deve ser reduzido para apenas 3 meses.


É recomendável que durante a limpeza seja feita uma inspeção nos módulos do painel solar para avaliar a existência de danos como trincas e fissuras a fim de repará-los de forma adequada.



Além disso, o melhor horário para realizar a limpeza é no início da manhã ou no final da tarde, quando os painéis não estão tão quentes, pois isso evita o risco de choque térmico com a água fria e reduz as chances de danos ao equipamento.


O custo da manutenção fica em torno de 0,5% ao ano, referente ao valor do investimento inicial. Como os procedimentos de manutenção são simples, ajudam a evitar grandes danos no kit — ao ponto de ser necessária uma manutenção corretiva. Além disso, prolongam o ciclo de vida dos módulos.



bottom of page