top of page

Unipac passa a produzir flutuadores para solar da Ciel & Terre

Sob licença da empresa francesa, produção faz parte de acordo com o grupo KWPar, formado pelas brasileiras Sunlution, KWP e CTBM.

  

Imagem: Divulgação


A Unipac, de Pompeia, SP, do grupo Jacto, começou a produzir flutuadores plásticos para energia solar flutuante da marca Hydrelio, sob licença da francesa Ciel & Terre International, proprietária da patente do equipamento.


A produção faz parte de parceria com o grupo KWPar, formado pelas empresas brasileiras KWP Energia, Sunlution e CTBM.

 

Os flutuadores produzidos pela Unipac já foram instalados na usina solar fotovoltaica flutuante Araucária, cuja primeira etapa de 7 MWp de potência entrou em operação em janeiro na Represa Billings, em São Paulo.


A KWPar foi responsável pela engenharia, customização e instalação na usina da Emae - Empresa Metropolitana de Águas e Energia e atuará em outros projetos, segundo comunicado.

 

A Ciel & Terre detém a tecnologia patenteada Hydrelio desde 2011, com instalações em todo o mundo.


No Brasil, antes da licença agora divulgada pela Unipac, a tecnologia já foi implementada em outros projetos, por meio da Sunlution, integrante do grupo KWPar.


São exemplos a usina solar flutuante Fazenda Figueiredo em 2018, em Cristalina (GO), o projeto piloto na UHE Sobradinho, na Bahia, em 2019, e um projeto piloto da EMAE na represa Billings, que culminou na implantação da UFF Araucária neste ano.


Fonte: Fotovolt

Comments


bottom of page