top of page

Um Telecom coloca em operação miniusina solar de 824 kWp

Empreendimento no agreste pernambucano vai atender 80% da demanda da operadora de telecomunicações.

Entrou em operação em março deste ano, no município de São Caetano, no agreste de Pernambuco, usina solar fotovoltaica de 824 kWp da Um Telecom, operadora de telecomunicações e de soluções de infraestrutura de TI.


Imagem: Divulgação


Erguida em uma área total de 1 hectare, o empreendimento demandou investimento total de R$ 5 milhões.


Construída pela integradora solar Insole, de Recife, PE, a UFV deve atender 42 unidades consumidoras da Um Telecom em Pernambuco, o equivalente a 80% da demanda total do grupo. A manutenção da planta também ficará a cargo da integradora.


Segundo a Um, com a atual potência instalada a usina tem capacidade total de geração de 120 MWh/mês, sendo que em março foram gerados 105 MWh.


O projeto foi estabelecido com a possibilidade de dobrar a capacidade de geração na mesma área.


Aliás, a perspectiva de crescimento é positiva, já que há planos de expansão orgânica e por meio de aquisições.


Já em 2023 a emprega conclui instalação de um datacenter no Parqtel, no bairro do Curado, no Recife.


A nova demanda da central de processamento e armazenamento de dados, atividade de alto consumo de energia, deve estimular o investimento na ampliação da UFV.


“A usina solar suprirá a energia demandada pelo novo empreendimento, que exigirá consumo intenso de energia, em função dos equipamentos e climatização envolvidos na operação.


Além disso, há a previsão de crescimento da empresa, com o aporte de novos negócios”, destaca o diretor de supply chain da Um Telecom, Adilson Gadelha.


Fonte: Fotovolt

bottom of page