top of page

Telhados solares movimentaram R$ 8 bi no trimestre

Estimativa é do Portal Solar, baseado em dados da Aneel que apontam 100 mil novas conexões no período.

  

Imagem: Divulgação


As novas instalações de geração própria de energia solar em telhados de residências e empresas atingiram patamar de R$ 8 bilhões em investimentos no primeiro trimestre do ano, segundo mapeamento do Portal Solar, franqueadora de integração solar que atua em todo o País.

 

O balanço da empresa, com base em relatórios da Aneel, aponta que cerca de 200 mil novos consumidores adotaram a energia fotovoltaica no período, aí incluindo todas as modalidades de geração distribuída. Isso significa que foram adicionados aproximadamente 2 GW de capacidade operacional em telhados, fachadas e pequenos terrenos no Brasil.

 

Segundo a empresa, os sistemas solares instalados no primeiro trimestre de 2024 somam cerca de 100 mil novas conexões em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais, e teriam sido responsáveis pela geração de aproximadamente 60 mil empregos diretos e indiretos.

 

Na análise do Portal Solar, o uso da energia solar pelas empresas e consumidores residenciais foi impulsionado pela queda do preço do equipamento, em torno de 40% nos últimos doze meses.


Além disso, aponta como causas importantes a onda de calor no período, a elevação da tarifa de energia elétrica no Brasil e a busca por mais autonomia e conforto térmico com a implantação de aparelhos de ar condicionado, o que favorece o uso de energia própria.


Fonte: Fotovolt

 

 

Comments


bottom of page