top of page

Técnico em Segurança do Trabalho


Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

 

Imagem: Divulgação


A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

 

O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho.


Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT — Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.


Grande parte das empresas possui atividades que envolvem riscos, essa situação exige que a equipe conte com um Técnico em Segurança do Trabalho para avaliar as condições do ambiente e propor melhorias que reduzam os riscos de acidentes.

 


Imagem: Divulgação


Esse profissional irá atuar na prevenção de acidentes e também apoiar no cuidado da saúde das pessoas em seu dia a dia nas empresas.


Por isso é importante que ele possua formação técnica e tenha conhecimento sobre sua área de atuação.

 

Há quem acredite que essa atividade é dispensável, que não há riscos ou que os cuidados tomados que são tomados é suficiente, porém é um erro pensar dessa forma.


O profissional em Segurança do Trabalho possui diversas funções, muitas desconhecidas pelo restante dos funcionários.

 

Funções do Técnico em Segurança do Trabalho

 

- Análise de acidentes e incidentes;

- PT (Permissão de Trabalho);

- Avaliações de caráter ergonômico;

- Integração de funcionários e terceiros;

- Elaborar e/ou acompanhar programas de segurança (PPRA, PCMSO, PPR, etc.);

- Elaborar documentação para o processo da CIPA;

- Preencher PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário);

- Acompanhar plano de atendimento a emergências;

- Avaliar segurança das máquinas;

- Monitorar validade dos CA's e EPI's;

- Inspecionar extintores, hidrantes, iluminação de emergência, etc.;

- Acompanhar treinamento da Brigada de incêndio;

- Conscientizar sobre o uso de EPI's;

- Elaborar procedimentos de segurança;

- Atuar na SIPAT; etc.

Imagem: Divulgação


O Técnico precisa conhecer todos os setores da empresa, além de estar envolvido em todas as suas atividades, trocando informações com os funcionários para que eles possam lhe auxiliar com dados e detalhes para que sejam definidas propostas mais acertivas e redução no número de acidentes.

 

É importante que o Técnico em Segurança do Trabalho conheça os processos e saiba como são realizados diariamente, encontrando pontos críticos e sugerindo melhorias.


É imprescindível que sejam traçadas metas e feito um acompanhamento, de forma que a empresa em posse dessas métricas perceba que o trabalho está sendo eficaz.


 

Comments


bottom of page