Sistemas de limpeza de painéis solares

Existem muitas maneiras de limpar painéis solares, mas os prós e contras gerais incluem


Não use uma lavadora de alta pressão


Não use muita água (é caro e o dono do imóvel não vai te perdoar)


Considere a automação, pois reduz significativamente o custo de limpeza e aumenta sua produtividade e qualidade


Entenda que existem 2 segmentos principais. 1) Sistemas de limpeza de painéis solares comerciais e industriais 2) Sistemas de limpeza de painéis solares de escala de utilidades.


Sistemas de limpeza de painéis solares comerciais e industriais


Os sistemas de limpeza de painéis solares comerciais e industriais são desafiadores porque raramente possuem fontes de água e energia próximas aos painéis solares.


Eles podem ser perigosos para limpar, pois podem estar em telhados, garagens ou fora do chão.


Os principais sistemas incluem


Semiautomação


Dentro da semiautomação você tem os sistemas de limpeza de painéis solares


M – XY Semi – Robô acionado pelo operador via controle remoto. O robô viaja em coordenadas do eixo xy e é muito semelhante a dirigir um carro de brinquedo de controle remoto.



Robô fixo do eixo X que é movido e alocado por um operador. Este sistema também funciona bem, mas geralmente requer “robôs de limpeza de painéis solares personalizados”.


A Relysm.com oferece robôs de limpeza de painéis solares personalizados.

Prós – Se os níveis de inclinação forem altos este robô funcionará, fácil de usar, o retorno acontece em 6 meses


Contras – Tempo de entrega, já que esses robôs são personalizados, você terá que esperar 3 meses para obtê-los.


Sistemas manuais de limpeza de painéis solares


Limpeza manual com um poste alimentado por água. Embora este sistema “funcione” para praticamente qualquer instalação, é caro em termos de taxas de mão de obra e responsabilidades associadas.


Prós - mão de obra barata pode ser usada, fácil de iniciar um negócio com este método

Contras – Muita gente significa muita responsabilidade.


Os níveis de acidentes serão maiores com este sistema de limpeza. As taxas de consumo de água são muito maiores com este sistema.


Sistema manual de limpeza do painel solar


Sistemas de limpeza de painéis solares de escala de utilidade


T Power – Esta solução requer um custo inicial mais alto, pois você precisa de um trator, braço hidráulico e escova rotativa inteligente com sensores de proximidade, mas é a solução mais produtiva do mercado.


Prós – Maneira mais barata de limpar uma instalação de balança de utilidades, ótimo retorno e ROI


Contras – Não pode ser usado em todas as instalações, pode não ser ideal para áreas muito desérticas como o deserto do Saara ou do Atacama



Imagem: Divulgação


M-Semi – Este sistema de limpeza de painéis solares é ótimo para instalações em escala de utilidade onde um trator não pode ser usado ou o solo é areia pura como no deserto do Saara ou Atacama.


Com esta solução, os operadores fixam o robô em vários arrays e simultaneamente os movem para baixo no array.


Os robôs podem fazer a limpeza a seco e a úmido e são extremamente produtivos.


Prós – Este sistema funciona em praticamente todas as instalações de escala de utilidades, o retorno em comparação com a limpeza manual é extremamente alto, os valores de CAPEX são razoáveis, qualquer ROI geralmente acontece com a primeira limpeza


Contras – Mais caro que o sistema T-Powered, requer mais operadores do que o sistema T-powered



Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


Sistema de limpeza de painel solar automático e inteligente – Este sistema está em alta nos dias de hoje e, conceitualmente, é muito simples.


Temos um robô por linha/matriz que é fixo e alimentado por energia solar. O robô se move para frente e para trás diariamente e nenhuma intervenção humana é necessária.


Enquanto este sistema está sendo implementado os valores de CAPEX são extremamente altos e a perda de desempenho devido à sujidade “o custo de estar sujo” nos painéis solares ainda provou que o ROI é ideal.


Prós – A intervenção humana é necessária apenas para reparos técnicos. A perda de desempenho devido à sujidade do painel solar é praticamente zero.


Ótimo para áreas muito remotas e com níveis de sujeira extremamente altos.

Contras – Os valores de CAPEX são MUITO altos e a perda de desempenho devido à sujeira deve ser em média superior a 3% para que este sistema seja justificado.


As finanças ainda não provam que este sistema é economicamente benéfico. Essas soluções só funcionam em regiões extremamente áridas, como o deserto de Atacama e Saara, onde os níveis de umidade são praticamente inexistentes, pois só fazem lavagem a seco. Essas soluções não funcionam bem onde há umidade.


Imagem: Divulgação - limpezasolar.com



A automação de limpeza de painéis solares é uma indústria muito jovem. Ao escolher seu sistema recomendamos que você trabalhe com consultores para encontrar a melhor solução para sua empresa ou instalação. Principais conclusões


Estude o custo do sistema e não apenas o custo do maquinário.


A água é cara, considere-a em sua análise. Robôs diferentes têm níveis de consumo diferentes.


Os robôs têm níveis de produtividade diferentes, considere isso em sua análise.


O desgaste é extremamente importante – Existem muitos robôs baratos no mercado com custos de desgaste muito altos. Considere este fator em sua análise.


Os níveis de inclinação é um fator que você deve saber. Nem todos os robôs têm grandes níveis de inclinação.


Os níveis de sujidade fotovoltaicos são fundamentais. Você tem que comparar o custo de estar sujo com o custo de cada sistema de limpeza do painel solar para ver a ideia do sistema.


A limpezasolar.com trabalha com os fabricantes de painéis para obter a aprovação de sua lavagem para uso sem anular quaisquer garantias.


Quer ficar bem informado(a) sobre nossos informativos, e interagir com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro de todos os nossos conteúdos.


“A limpeza regular do painel solar é essencial para proteger o valor a longo prazo do seu investimento”


Fonte: limpezasolar.com


0 visualização0 comentário