top of page

Saúde e Segurança no Local de Trabalho ao Instalar Sistemas Solares

Atualizado: 28 de abr. de 2023

“A taxa de instalações solares fotovoltaicas (PV) no Brasil está crescendo. Esta é uma ótima notícia para empresas e instaladores, mas também significa agendas lotadas, pressão sobre os tempos de instalação e muitos trabalhadores inexperientes entrando no setor.”



A segurança de todos os trabalhadores em um local de trabalho deve ser uma preocupação fundamental para um supervisor tão importante quanto fazer o trabalho corretamente, no prazo e dentro do orçamento.


Mas com tantos fatores de risco em qualquer local, não são apenas os supervisores que precisam estar cientes deles – técnicos e operários também.


Como a saúde e a segurança dos trabalhadores devem ser uma das principais preocupações, informações e treinamento adequados para cada trabalho são cruciais.


Aqui estão 10 dos perigos mais comuns vistos em locais de trabalho, embora cada projeto único provavelmente traga outros riscos a serem considerados.


1. Alturas


Muitos locais de trabalho terão pelo menos algum aspecto que exige que os profissionais trabalhem vários metros ou mais no ar.


Mesmo pequenas alturas podem ser perigosas em certas situações. O uso de equipamentos de segurança adequados, como arneses, é obrigatório, assim como o treinamento eficaz para todos os técnicos que trabalharão em altura.


Isso ajudará você não apenas a entender os riscos que pode enfrentar, mas também a reconhecer quando o equipamento não está em boas condições ou os perigos podem estar se desenvolvendo.



2. Escorregar e cair


Mesmo se você não estiver trabalhando em altura, escorregar e cair – ou tropeçar em um objeto deixado no chão – pode levar a lesões mais graves do que você imagina.


É vital que todos no local de trabalho colaborem e garantam que todas as áreas sejam mantidas em ordem, com pouco ou nenhum entulho no chão que possa fazer alguém tropeçar.


Esta é uma tarefa relativamente fácil quando todos assumem a responsabilidade.


3. Riscos elétricos


Sempre que estiver trabalhando com fios elétricos, há risco de choque. Mesmo choques de baixa tensão podem ser perigosos e o treinamento sobre como lidar com eles é vital.


Mesmo um pequeno erro em relação a riscos elétricos em potencial pode levar a um choque, portanto, mesmo as pessoas que não trabalharão com fiação de qualquer tipo devem receber treinamento adequado.


E não se esqueça do risco elétrico representado pelos cabos de extensão que muitas vezes percorrem todo o canteiro de obras.



4. Estruturas construídas de forma inadequada


Se o seu local de trabalho tiver andaimes ou trincheiras para os trabalhadores trabalharem, eles devem ser inspecionados antes de cada uso, não apenas depois de serem construídos.


Afinal, o desgaste e os elementos naturais podem enfraquecer partes dessas estruturas e aumentar os riscos de segurança.


Devem ser seguidas as regras gerais sobre a resistência dos andaimes e os melhores equipamentos acessórios para instalá-los.


O andaime deve ser capaz de suportar cerca de quatro vezes o peso da carga que se destina a suportar. Guarda-corpos e rodapés são dois dos acessórios mais importantes.


5. Falta de equipamento de proteção eficaz


Embora muitos trabalhadores possam usar luvas de segurança, óculos de proteção, calçados resistentes, capacetes e muito mais no local de trabalho, os supervisores precisam garantir que todo esse equipamento esteja em boas condições.


Caso contrário, os substitutos devem estar prontamente disponíveis para garantir que ninguém esteja trabalhando sem a proteção adequada para o trabalho.


Também é importante enfatizar que os trabalhadores usam todos os equipamentos relevantes, não importa o quão simples eles possam pensar que sua próxima tarefa seja. Mesmo um incidente sem proteção adequada pode levar a um acidente grave.



6. Uso inadequado de ferramentas


Também é vital para os supervisores garantir que todos sejam efetivamente treinados e certificados para usar o equipamento que irão operar no local de trabalho.


Aqui, também, mesmo um pequeno erro pode levar a um grande risco à segurança ou à saúde, portanto, todos os que usam equipamentos, desde ferramentas elétricas até máquinas pesadas, precisam estar atualizados com as melhores práticas.


7. Lesões por movimentos repetitivos


Este problema não surge devido a um único erro ou acidente, mas apenas devido ao trabalho que alguns trabalhadores têm de realizar ao longo de dias ou semanas.


No entanto, é algo a se observar. Os supervisores devem se esforçar para criar uma cultura de responsabilidade em torno da denúncia quando sentirem um problema com o joelho, costas, pulso ou cotovelo.


Simplesmente verificar o problema pode ajudar a garantir que não haja lesões desse tipo no local de trabalho.



8. Colisões


Máquinas pesadas como escavadeiras, empilhadeiras e outros veículos em locais de trabalho podem colidir com pessoas, estruturas, cercas ou outros perigos.


Isso pode aumentar consideravelmente o risco de lesões, por isso é vital que todos estejam mais vigilantes quando esses veículos estiverem em uso.


Qualquer pessoa que opere esses veículos também deve ter o treinamento e a certificação necessários.


9. Queda e objetos em movimento


Quando as pessoas trabalham em altura e usam máquinas pesadas como guindastes para manobrar objetos pesados ​​no local de trabalho, os trabalhadores devem estar cientes quando estão em zonas de perigo potencial.


A sinalização ajudará a reduzir o risco desse tipo de acidente. Trabalhadores bem treinados e equipamentos de segurança eficazes (como amarras ou redes) são ainda mais importantes para reduzir os riscos de lesões.


10. Materiais perigosos


Em qualquer local de trabalho, produtos químicos potencialmente perigosos – incluindo amianto – podem representar perigo para todos que trabalham perto deles.


O treinamento adequado para lidar com esses materiais é necessário para qualquer pessoa que possa entrar em contato com eles.


Além desses riscos, também é uma boa ideia que todos em seu local tenham treinamento em primeiros socorros para que possam ajudar se um colega de trabalho se machucar no trabalho.


Em alguns casos, essa preparação pode salvar uma vida, mas na maioria das vezes mantém as coisas sob controle e limita a extensão de uma lesão ou acidente no local de trabalho.


A Limpa Solar pode fornecer o treinamento de segurança de que você precisa para manter seu local de trabalho o mais livre possível de riscos de lesões e riscos à saúde.


Commentaires


bottom of page