Risco de painéis solares montados no telhado. Como evitá-lo

Os painéis solares montados no telhado são a fonte de eletricidade mais prevalente hoje.


Os telhados são, sem dúvida, o melhor local para instalar painéis solares, pois são expostos à luz solar permitindo que o painel colete diretamente a energia do sol e a transforme em eletricidade utilizável.


Recentemente, o número de casas no Brasil com painéis solares nos telhados aumentou. Mas, além de aprender tudo, há que saber sobre painéis solares, também é fundamental realizar uma avaliação de risco do painel solar.


Imagem: Divulgação


Existem alguns riscos que acompanham a instalação de painéis solares montados no telhado.


Este artigo falará sobre esses riscos, como evitar danos ao painel solar e como mitigá-los para se proteger de qualquer acidente ou perigo indesejado.


Os painéis solares em geral não são propensos a pegar fogo. No entanto, como os painéis solares têm fios energizados, eles representam um risco de incêndio.


Além disso, é um equipamento elétrico e, portanto, como qualquer outro dispositivo elétrico, também pode pegar fogo.


Como resultado, devemos ter cautela na prevenção de danos causados ​​por incêndio aos painéis solares.


Boas práticas de segurança contra incêndio

Instalação adequada


A instalação de painéis solares deve ser adequada, evitando qualquer tipo de erro que possa ser perigoso no futuro. Erros comuns a serem evitados são:


Imagem: Divulgação


Não usar as ferramentas corretas para crimpagem


Não usar os conectores da mesma marca


Não gerenciar os fios corretamente


A instalação foi feita por uma pessoa não treinada


Portanto, você deve se certificar de que nenhum desses erros ocorra para que seu painel solar esteja bem configurado e não haja risco de incêndio.


Melhorias na tecnologia solar


Os recentes avanços na tecnologia solar, como resultado da avaliação de risco do painel solar , reduziram bastante os perigos.


Como resultado dessas melhorias, o risco de incêndio do painel solar é reduzido. Esses aprimoramentos incluem mais uso de juntas de expansão, uso de módulos, inversores e outras tecnologias de equipamentos fotovoltaicos, etc.


Deve-se ter certeza de que a empresa que você está usando deve ter as peças e equipamentos que atendem às normas internacionais de segurança elétrica.


Por exemplo, hoje em dia, os inversores vêm com proteção contra sobrecarga, sobretemperatura e falha de arco para que o risco possa ser minimizado.


Avanços tecnológicos


Imagem: Divulgação


Observou-se que com os avanços da tecnologia, o número de casos de incidentes de incêndio caiu consideravelmente.


Quando um sistema montado no telhado é instalado em um edifício existente sem avaliar os riscos dos painéis solares, eles são propensos a muitos tipos de perigos causados ​​pelo ambiente, pois há muitos riscos relacionados ao clima para os painéis solares .


Os seguintes componentes do ambiente podem causar alguns danos aos painéis solares:


Vento: A carga de vento sobre um telhado pode causar grandes problemas para os painéis solares se não forem instalados corretamente.


Neve: Se a neve se acumular nos painéis solares devido à sua má colocação ou estruturação, pode obstruir o funcionamento do painel ou até mesmo causar riscos ao painel solar.


Carga de gelo: Em regiões onde as tempestades de gelo são frequentes, camadas de gelo podem ser formadas sobre ou perto dos painéis solares, levando a um funcionamento perturbador.


Carga gravitacional: Os painéis solares têm um peso de 2 a 4 libras para cada metro quadrado. São estruturas finas que precisam de suporte.


Se não forem instalados corretamente, a carga da gravidade pode afetar a estrutura, o que pode ser perigoso para os painéis solares e o edifício.


Intrusão de água: Pode haver chances de vazamento de água pelas conexões feitas para que a energia solar chegue às residências.


A água da chuva pode acumular-se entre os módulos dos painéis e, consequentemente, o sistema de drenagem da cobertura pode ser perturbado.


Imagem: Divulgação


Como evitar danos ao painel solar por riscos ambientais?


Para proteger seus painéis e edifícios do risco climático dos painéis solares , você deve seguir algumas práticas.


As condições climáticas da área onde os painéis solares estão sendo instalados devem ser monitoradas. Antes de elaborar o projeto de instalação, o fator de risco deve ser considerado.


Se possível, os painéis solares devem ser instalados em um telhado inclinado, o que pode ajudar na redução da carga de neve devido às suas propriedades de aquecimento e absorção térmica.


É necessário garantir que não haja árvores próximas à sua casa que possam danificar os painéis solares.


Os racks dos painéis solares e a armação do telhado para suportá-los devem ser projetados de acordo com as cargas de vento experimentadas na respectiva área.


Você também pode construir um muro de contenção ao redor dos painéis solares para salvá-los do vento, da chuva e de outras forças naturais.


A vedação no painel solar deve ser verificada regularmente e atualizada se começar a se desgastar.


Hastes ou caminhos de descarga para descarga suave de raios do telhado devem ser instalados perto de cada painel para que um raio não destrua seus painéis solares.


O peso dos painéis solares deve ser distribuído uniformemente pelo telhado para que não afete os elementos estruturais.


Os orifícios de ancoragem perfurados no telhado devem ser bem vedados para evitar que a água escoe através deles.


Imagem: Divulgação