top of page

Quanto custa a manutenção em Limpeza de placas solares


Os painéis solares dependem 100% da luz gerada pelo sol. Cada painel possui dezenas de células solares que absorvem a luz do sol e a transformam em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico.



Dito isso, qualquer coisa que se acumule na camada superior do painel causará uma leve diminuição em sua eficiência e capacidade de gerar energia para sua casa.


Alguns materiais que causam esse acúmulo incluem sujeira, poeira, pólen, folhas, cinzas, excrementos de pássaros, poluição ou uma combinação de todos esses objetos que bloqueiam a luz.


A maior parte do acúmulo pode ser lavada por chuvas consistentes. No entanto, alguns estados do Brasil não recebem uma quantidade constante de chuva, o que significa que os proprietários não podem depender exclusivamente do clima para a limpeza do painel solar.


Então, se a chuva não consegue limpar meus painéis, vale a pena dedicar tempo e esforço para lavá-los eu mesmo?


Na maioria dos casos, manter os painéis limpos é uma decisão inteligente. Ao lavar seus painéis, sua produção aumentará de 5 a 10%, o que pode economizar algumas centenas de dólares em economia de conta de energia por ano.



Embora isso possa não ser uma mudança de vida, se você adicionar essas economias ao longo dos 25 anos de vida útil do painel, essas simples lavagens economizarão muito dinheiro.


Sem mencionar que uma simples lavagem anual manterá seus painéis limpos e aumentará sua vida útil geral!


Como posso limpar meus painéis solares sozinho?


Há uma variedade de métodos que você pode usar para limpar seus painéis solares, mas você deve sempre priorizar a segurança.


É altamente recomendável que você lave e limpe seus painéis no nível do solo. Se isso não for possível, certifique-se de ter todo o equipamento necessário (escada, arnês, corda) para estar seguro e evitar possíveis acidentes.


No que diz respeito à limpeza, você pode se surpreender ao saber que deve evitar colocar qualquer material de limpeza ou sabão em seus painéis.


Embora essas substâncias possam deixar seus painéis limpos, elas criam uma fina camada de resíduo que tem o mesmo efeito que poeira ou sujeira, causando uma diminuição na eficiência geral.


Para piorar, essa camada de resíduo é na maioria das vezes pegajosa e faz com que seus painéis fiquem mais sujos em menos tempo.



Por causa disso, a LIMPA SOLAR recomenda apenas o uso de água deionizada, mas se você não tiver isso, um balde de água comum resolverá o problema.


Com isso em mente, aqui estão algumas etapas simples que qualquer proprietário pode seguir para tornar seus painéis muito mais limpos:


Pegue uma mangueira para encher um balde com água limpa.


Enxágue os painéis solares com água limpa para limpar qualquer sujeira solta, poeira, excrementos de pássaros ou pólen.


Use um esfregão macio ou uma esponja para lavar suavemente a superfície dos painéis.

Enxágue os painéis solares com água limpa da mangueira uma segunda vez.

Rodo os painéis secos.


Siga o mesmo processo, mudando de posição conforme necessário, até que todos os painéis estejam limpos.


Como você pode ver, limpar seus painéis não deve levar muito tempo ou esforço. Após uma hora de limpeza, você poderá ter todos os seus painéis produzindo eletricidade na capacidade máxima!


Duas coisas a observar antes de dar uma lavagem no seu sistema solar:

1. Seus painéis são feitos para ficarem bastante quentes durante a tarde e horas de sol, por isso é melhor limpá-los pela manhã ou à noite.


2. É importante evitar tocar nas laterais ou na parte inferior dos painéis, bem como em quaisquer chicotes elétricos ou cabos.


Quanto custa pagar aos profissionais para limpar meus painéis solares?


Com dezenas de milhares de instalações solares residenciais acontecendo todos os dias, contratar os limpadores solares profissionais da LIMPA SOLAR tornou-se mais barato do que nunca.

O preço depende muito de onde você mora e do custo de vida desse local. Ao todo, um simples investimento de $ 150 pode economizar $ 300 ao longo de um ano, o que significa que, na maioria dos casos, vale a pena limpar seus painéis.



Agora que você sabe o preço total de ter seu sistema limpo pelos profissionais, em que situações seria melhor contratá-los?


Quando devo pagar alguém para limpar meus painéis solares?


Pagar uma empresa de limpeza solar pode ser sua melhor opção em várias situações.


Para alguns proprietários, o telhado pode ser de difícil acesso ou ser construído em um ângulo acentuado.


Nesses casos, é melhor evitar os riscos de ferimentos e acidentes e contratar os profissionais da LIMPA SOLAR que tem todo os equipamentos necessários para limpar seus painéis com segurança.


Outro motivo para contratar a LIMPA SOLAR para limpar seus painéis é porque você simplesmente não tem tempo.


Embora não demore mais do que algumas horas, alguns proprietários simplesmente não desejam perder tempo limpando seus painéis solares.


Nesses casos, os profissionais são ótimos porque são pouco complicados e entram e fazem o trabalho com poucas perguntas.


Por fim, há muitos céticos que não acreditam que uma limpeza solar de rotina faça diferença na produção geral do painel.


Ao contratar um profissional que fará o melhor trabalho possível, esses céticos podem avaliar se a lavagem valeu a pena e, se valer, podem limpar seus painéis no futuro e evitar pagar taxa aos profissionais.



No final, a LIMPA SOLAR recomenda que os proprietários monitorem a produção de seus sistemas e certifiquem-se de cuidar de seus painéis, quer isso signifique chuva suficiente ou se eles precisarem lavá-los por conta própria ou pagar uma LIMPA SOLAR para fazer o trabalho.




Comentarios


bottom of page