O Equipamento de Proteção Individual denominado EPI visa proteger os trabalhadores em todas as áreas. No entanto, cada área não apresenta os mesmos riscos e, portanto, não precisa das mesmas proteções.
Portanto, é necessário estabelecer corretamente quais os riscos incorridos em uma determinada posição, o grau de risco a que o trabalhador está exposto. Então, é bastante natural escolher as categorias e tipos de EPI adaptados à situação.
Três categorias de Equipamentos de Proteção Individual
Existem três categorias de EPI que requerem uma avaliação prévia do grau de risco que uma determinada tarefa ou missão pode gerar.
Feita essa avaliação, é necessário então escolher qual categoria de EPI é mais adequada a uma situação do que a outra.
Deve-se notar que os riscos podem ser de natureza mecânica, química ou física. Cada equipamento deve, portanto, proteger contra esses três riscos potenciais.
Imagem: Divulgação
Contra agressões superficiais
A primeira categoria visa proteger os funcionários dos riscos de ataques superficiais. Nesse contexto, superficial significa uma agressão que não causa lesão física aos órgãos vitais ou que não cura.
São, por exemplo, equipamentos como sapatos de segurança que são encontrados regularmente, óculos de sol, etc.
Contra ataques graves
A segunda categoria de EPI deve ser capaz de proteger o trabalhador do risco dos chamados ataques graves.
O que está "escondido" por trás da gravidade dos riscos ocupacionais são os ataques que podem afetar órgãos vitais ou que não cicatrizam completamente.
Lá, podemos lidar com capacetes, máscaras…
Contra ataques mortais
A terceira e última categoria, logicamente, diz respeito às agressões fatais... Escusado será dizer que são lesões susceptíveis de causar a morte no local, ou de causar a morte em consequência de uma lesão.
Neste caso, o equipamento é do tipo corda, trava-quedas, arneses, mosquetões, etc.
Sete tipos de EPI para proteger…
Uma vez que você saiba a que tipo de risco o trabalhador está sujeito, você deve, portanto, fornecer-lhe os equipamentos necessários para proteger sua saúde.
São sete: Sete tipos diferentes de Equipamentos de Proteção Individual que ajudam a proteger todo o corpo do funcionário para que não haja brechas por onde um perigo possa passar.
A cabeça
Imagem: Divulgação
A primeira área que pensamos em proteger é a cabeça porque é a primeira proteção para o nosso cérebro. Deve ser protegido em caso de risco de queda de uma pessoa, queda de objeto de altura, colisão, etc. Em termos concretos, trata-se de todos os tipos de capacete.
Os olhos
Imagem: Divulgação
Então, são os olhos que são frequentemente protegidos, porque basta um acidente para perder parte ou mesmo toda a visão. Ou sofrer danos irreversíveis após a projeção de produtos tóxicos, objetos perfurantes, exposição aos raios UV...
Ouvidos
Imagem: Divulgação
As orelhas também são áreas de alto risco. Eles são protegidos, com plugues, de ruídos excessivamente altos e/ou por um longo período de tempo. Da mesma forma, é provável que o ruído cause danos a longo prazo, como perda auditiva ou zumbido...
Respirando
Imagem: Divulgação
A respiração também é algo que deve ser preservado, pois afeta diretamente os pulmões. O que pode causar danos é a inalação de poeira, produtos perigosos... O uso de máscara pode limitar a inalação dessas substâncias.
Mãos
Imagem: Divulgação
As mãos não são órgãos vitais, uma lesão na mão não deve levar à morte. Mas as mãos são a principal ferramenta de trabalho de qualquer trabalhador. Portanto, deve-se ter o cuidado de protegê-los com luvas, ou mesmo luvas de concha, que protegem contra o calor ou o frio.
Os pés
Imagem: Divulgação
Os pés, como as mãos, também não são órgãos vitais. Mas são elementos importantes para determinadas práticas profissionais e que merecem ser preservados. Para isso, usar sapatos de segurança pode ser útil.
O corpo
Imagem: Divulgação
Finalmente, deve-se ter o cuidado de proteger todo o corpo de qualquer possível agressão, como calor, frio extremo, líquidos perigosos, etc. Este tipo de proteção vem na forma de uma roupa projetada com os materiais necessários para suportar os danos.
Assim, você pôde descobrir os Diferentes Equipamentos de Proteção Individual. Agora convido você a descobrir como escolher o EPI certo para sua atividade.
Fonte: www.limpasolar.com
Comments