top of page

Quais os Problemas Mais Comuns em Painéis Solares e como Evitá-los


A Limpa Solar está no mercado solar há mais de 15 anos, e hoje trazemos os 5 problemas mais comuns em módulos fotovoltavos e como evitá-los.


1. Pontos quentes (hot spots)


O motivo: os pontos quentes (hot spots) nos painéis são principalmente devido ao aumento da resistência das células devido a um processo de soldagem ruim entre os barramentos.



Consequência: Conexões de soldagem fracas resultam em uma resistência fraca da parte do painel que recebe a energia gerada pela célula.


Como resultado, os painéis com pontos quentes (hot spots) podem reduzir o desempenho e a vida útil do painel fotovoltaico (aqui os painéis precisam ser substituídos, resultando em custos adicionais para o seu projeto).


Causa curto-circuito ou danifica o EVA e o backsheet e inflamar.


Solução: Um rigoroso processo de produção e controle de qualidade por um fornecedor confiável é obrigatório para evitar esses fenômenos, por si só, não tão raros.


Como a máquina de solda é o elemento chave da linha de produção, certifique-se de que seu fornecedor tenha uma fábrica automotiva completa com uma boa marca de máquina de solda, um padrão de controle de qualidade durante o processo e uma SOP Interno (Gerenciamento de Procedimentos Operacionais Padrão em português).


2. Microfissuras


O motivo: as microfissuras são principalmente devido a células de baixa qualidade, um problema durante a produção do módulo fotovoltaico, um problema durante o transporte (devido a uma embalagem de má qualidade e um carregamento incorreto do recipiente) ou manuseio inadequado dos painéis ao descarregar o recipiente ou instalar o painel.



Consequência: as células dos painéis são conectadas em série. Por fim, microfissuras afetarão a eficiência de todos os seus módulos e sistemas, com uma perda de desempenho de cerca de 2 a 3%.


Na maioria das vezes, neste caso, recomenda-se mudar o painel.


Solução: trabalhe com um fornecedor experiente e confiável. Certifique-se de que a qualidade das células utilizadas é de grau A e que elas respeitem um alto nível de controle de qualidade na saída.


Certifique-se também de que a embalagem usada tenha um layout mínimo de duas camadas e que seus painéis sejam bem embalados antes do carregamento.


3. Oxidação de Painéis, contaminação de trilha de caracol


O motivo: Em caso de má qualidade do EVA ou armazenamento ruim (células ou painéis acabados), seu módulo pode ficar amarelo ou marrom.


O defeito resulta de uma forte presença de conteúdo aditivo de EVA que desfoca os raios UV.


Isso pode causar umidade no painel e, como resultado, pode ocorrer oxidação entre o EVA e a placa traseira.



Consequência: Menos eficiência do seu painel, reduzirá a eficiência de todos os seus sistemas ou projetos. Recomenda-se mudar o painel neste caso.


Solução: certifique-se de que seus painéis contenham EVA de boa qualidade do principal fornecedor de marca e que seu fornecedor tenha um processo rigoroso de controle de qualidade de entrada (IQC) para testar cada matéria-prima recebida.


4. Efeito PID


O motivo: DPI significa “degradação potencial induzida”. Isso afeta negativamente as células dos módulos fotovoltaicos.


Este é um processo que ocorre apenas alguns anos após a instalação. O DPI causa uma degradação de desempenho acelerada, que está crescendo exponencialmente.


Consequência: As principais conseqüências são a redução no desempenho de seus painéis e a aceleração do envelhecimento do seu módulo fotovoltaico.


Solução: Certifique-se de trabalhar com a TUV SUD 2016 (IEC 61730 e IEC 61215) certificada pelo fornecedor, bem como uma certificação de IPR garantida fornecida pela TUV SUD.



5. Corrosão interna, delaminação


O motivo: A corrosão interna ocorre quando a umidade entra no painel. A montagem do módulo fotovoltaico (vidro, EVA, células, backsheet) deve ser hermético e impermeável.


Portanto, durante o processo de produção, nós laminamos os componentes do módulo sob o Vaccum.


Se houver um problema durante o processo de laminação ou se a laminação for muito curta, isso pode resultar em delaminação ou umidade nos painéis.


Consequência: A corrosão do seu módulo fotovoltaico reduzirá a produção de painéis e afetará toda a produção de seus sistemas.


Solução: Mais uma vez, certifique-se de trabalhar com um fornecedor confiável, que use uma boa máquina de laminação, que tenha um bom processo de produção e bons procedimentos operacionais padrão para seus funcionários.


Qualquer problema durante o processo de laminação deve ser identificado e resolvido pelos trabalhadores da fábrica.



Além disso, certifique-se de que seu fornecedor tenha todas as certificações de corrosão, como corrosão por névoa salina nível 6 ou corrosão por amônia.


Não hesite em contatar nossa equipe Limpa Solar para obter mais informações do nosso processo de manutenção, qualidade do nosso serviço e a classificação dos painéis.




Kommentare


bottom of page