top of page

Programa de Formação de Técnicos em Limpeza Solar

Este curso fornecerá aos alunos as habilidades e o treinamento necessários para posições de nível inicial como instaladores de energia solar fotovoltaica.



OS INSTALADORES SOLARES FOTOVOLTAICOS (PV), TAMBÉM CONHECIDOS COMO INSTALADORES FOTOVOLTAICOS, MONTAM, INSTALAM E MANTÊM SISTEMAS DE PAINÉIS SOLARES EM TELHADOS OU OUTRAS ESTRUTURAS.


ESPERA-SE QUE O EMPREGO DE INSTALADORES DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA (PV) CRESÇA 105% DE 2019 A 2026, MUITO MAIS RÁPIDO DO QUE A MÉDIA DE OUTRAS OCUPAÇÕES.


ESTE CRESCIMENTO CONTÍNUO NA INDÚSTRIA SOLAR RENDERÁ EXCELENTES OPORTUNIDADES DE EMPREGO PARA INDIVÍDUOS QUALIFICADOS, PARTICULARMENTE AQUELES QUE CONCLUÍREM CURSOS DE TREINAMENTO FOTOVOLTAICO .


AMBIENTE DE TRABALHO: A MAIORIA DAS INSTALAÇÕES DE PAINÉIS SOLARES É FEITA AO AR LIVRE, MAS OS INSTALADORES FOTOVOLTAICOS ÀS VEZES TRABALHAM EM SÓTÃOS E ESPAÇOS RASTEJANTES PARA CONECTAR OS PAINÉIS À REDE ELÉTRICA.


OS INSTALADORES TAMBÉM DEVEM VIAJAR PARA OS LOCAIS DE TRABALHO.


DESCRIÇÃO DO PROGRAMA:


Nosso Programa Técnico de Energia Solar prepara indivíduos para aplicar princípios básicos de engenharia e habilidades técnicas em apoio a engenheiros e outros profissionais envolvidos no desenvolvimento de sistemas de energia movidos a energia solar.


O curso inclui instruções sobre princípios de energia solar, tecnologias de armazenamento e transferência de energia , procedimentos de teste e inspeção, procedimentos de manutenção do sistema e preparação de relatórios.


Outros tópicos incluem análise do local, dimensionamento do sistema, configuração de matriz e noções básicas de eletricidade; características de projeto elétrico, como fiação, proteção contra sobrecorrente e aterramento; uma visão detalhada das especificações e características do módulo e do inversor; métodos de montagem para várias estruturas de telhado e montagens no solo; e uma introdução à segurança, gerenciamento de construção, comissionamento e muito mais.


Este curso fornecerá aos alunos as habilidades e o treinamento necessários para posições de nível inicial como instaladores de energia solar fotovoltaica .


Começando com os fundamentos de PV e uma sólida compreensão de vários componentes, arquiteturas de sistema e aplicações para sistemas PV, os alunos obterão conhecimento aprofundado sobre PV Solar .


Outros tópicos incluem análise do local, dimensionamento do sistema, configuração de matriz e noções básicas de eletricidade; características de projeto elétrico, como fiação, proteção contra sobrecorrente e aterramento; uma visão detalhada das especificações e características do módulo e do inversor; métodos de montagem para várias estruturas de telhado e montagens no solo; e uma introdução à segurança, gerenciamento de construção, comissionamento e muito mais.


Após a conclusão deste curso, os alunos estarão preparados para participar de uma das indústrias que mais crescem no mundo.


NOSSA MISSÃO


Ofereceremos programas incomparáveis ​​de educação e treinamento de habilidades para ocupações de alta demanda que resultam em carreiras gratificantes para todos os nossos alunos.




Objetivos do Curso:


Programa de Treinamento em Limpeza de energia solar


1. Realize a análise de perigo


2. Identifique os perigos do local de trabalho


3. Implemente a segurança da escada


4. Implementar plano de proteção contra quedas


5. Plano de proteção contra quedas do item


6. O item executa segurança elétrica


7. Selecione o item de proteção individual (EPI)


8. Identificar tipos comuns de aplicações de sistemas fotovoltaicos para sistemas autônomos e interativos com e sem armazenamento de energia.


9. Compreender os fundamentos das operações do sistema elétrico, incluindo geração, transmissão, distribuição e serviços elétricos típicos para edifícios e instalações.


10. Liste as vantagens e desvantagens dos sistemas fotovoltaicos em comparação com fontes alternativas de geração de eletricidade.


11. Definir a terminologia básica, incluindo radiação solar, irradiância solar, irradiação solar, insolação solar, constante solar, massa de ar, plano eclíptico, plano equatorial, piranômetro, declinação solar, solstício, equinócio, hora solar, ângulo de altitude solar, ângulo de azimute solar , janela solar, ângulo de inclinação da matriz, ângulo de azimute da matriz e ângulo de incidência solar.


12. Diferencie irradiação solar (potência), irradiação solar (energia) e entenda o significado dos termos pico solar, horas de pico solar e insolação


13. Entenda as consequências do sombreamento e as melhores práticas para minimizar o sombreamento e preservar a saída do array.


14. Crie uma auditoria energética


15. Identifique todas as tecnologias fotovoltaicas


16. Identifique todos os componentes de um sistema solar fotovoltaico


17. Aprenda a configuração do sistema fotovoltaico


18. Identifique os cinco principais parâmetros de saída elétrica para módulos fotovoltaicos usando a literatura do fabricante (Voc, Isc, Vmp, Imp e Pmp) e rotule esses pontos em uma curva de corrente-tensão (IV).


19. Defina várias condições de avaliação e medição de desempenho para módulos e arranjos fotovoltaicos, incluindo STC, SOC, NOCT e PTC.


20. Descrever os recursos e benefícios do Grid Tied e Stand Alone System


bottom of page