top of page

Principais Dicas Para Limpar Usinas Fotovoltaicas Solares

Você sabe quanto módulos solares sujos reduzem o rendimento e o desempenho de energia?



Leia este artigo para descobrir as principais dicas da Limpa Solar para a limpeza de módulos fotovoltaicos solares.


Os módulos fotovoltaicos (PV) , especialmente em áreas secas e empoeiradas, podem perder uma quantidade significativa de rendimento e desempenho de energia se não forem limpos regularmente .


Problemas no local , que geralmente são negligenciados , como excrementos de pássaros, deposição de poeira e manchas de água, também podem reduzir significativamente a eficiência do painel solar.


Se não limpar terá uma redução de eficiência de 1% a 8% devido à sujeira do módulo.


Prevenção


Para evitar perdas de energia com base em poeira e outras sujeiras , os sistemas fotovoltaicos requerem limpeza frequente .


A frequência dessa limpeza depende da localização geográfica, do esquema de integração fotovoltaica e da escala da usina fotovoltaica .



A localização geográfica das usinas solares, como regiões desérticas, gramadas, planas ou montanhosas e a altura do sistema instalado em relação ao solo podem afetar o nível e a regularidade da limpeza do módulo.


As condições climáticas, como umidade e velocidade do vento, também podem afetar a regularidade com que os módulos precisam ser limpos.


Todos eles afetam a adesão de partículas de poeira à superfície dos módulos fotovoltaicos.


Opções de limpeza do módulo fotovoltaico


Para decidir qual opção de limpeza de módulo fotovoltaico é adequada para seus ativos, a Limpa Solar recomenda avaliar o melhor método e condições.


Isso leva em consideração o risco de danos aos módulos que podem ocorrer durante as atividades de limpeza, bem como o risco potencial de choques elétricos.


O método utilizado dependerá de muitos fatores, como tipos de módulos, instalação, distância entre matrizes e disponibilidade de água.


Os métodos mais comumente usados ​​são: limpeza manual, máquina ou robô.



Recomendações da Limpa Solar


Depois de identificarmos os possíveis riscos e estabelecermos o método de limpeza adequado para seus ativos , com base em todos os fatores mencionados acima, é hora de começar a limpeza!


O tempo recomendado para limpar os módulos fotovoltaicos é do anoitecer ao amanhecer, quando a produção não é afetada e o risco de choque elétrico é minimizado.


A Limpa Solar tem uma série de recomendações antes que esta etapa final possa começar:


Para limpeza úmida de módulos não revestidos:


Água fresca


Se necessário, um detergente suave, não abrasivo e não cáustico com uma solução final de água doce e detergente .


A água deve estar livre de óleo flutuante ou outros líquidos imiscíveis, detritos flutuantes, turbidez excessiva


Não use soluções de limpeza contendo ácido clorídrico, D-Limoneno, amônia ou hidróxido de sódio


A pressão da água não deve exceder 35 bar


Não aplique água que seja mais de 20°C mais quente ou mais fria que a temperatura da superfície do módulo.


Para limpeza úmida de módulos com revestimento antirreflexo (ARC):


As técnicas de limpeza por spray úmido para módulos não revestidos acima podem ser usadas para módulos ARC.


A limpeza por contato úmido (rodos, esponjas, panos, etc.), que inclua qualquer combinação simultânea de água e esfregar/limpar, é proibida para os módulos ARC.



Os pontos excessivamente sujos nos módulos (ou seja, excrementos de pássaros) podem ser limpos com pano macio ou esfregão e água, se necessário, apenas para limpeza localizada .


O uso de água dura é proibido nos Módulos ARC.


É importante calcular o desempenho dos módulos antes e depois da limpeza, mas também acompanhar esse KPI ao longo do tempo para avaliar por quanto tempo a limpeza é eficiente.


Se você precisar de conselhos e suporte sobre dicas importantes para a limpeza de módulos fotovoltaicos solares, entre em contato com a Limpa Solar .


Além da limpeza do módulo, podemos fornecer muitos serviços técnicos de gerenciamento de ativos para aumentar a produção de energia de seus ativos . Saiba mais sobre nosso escopo abrangente de serviços de operações em Usinas

Fotovoltaicas .




Comentários


bottom of page