top of page

Precauções para a Instalação Segura de Painéis Solares

A energia solar é, sem dúvida, uma das fontes de energia mais limpas disponíveis atualmente. Embora ainda não tenha conseguido igualar a produção de energia das fontes convencionais, gera eletricidade gratuita, ao contrário de suas contrapartes.


Felizmente, menores preocupações com a segurança do painel solar são outro aspecto lucrativo da utilização de recursos solares.



Embora as fontes solares não sejam tão vulneráveis ​​quanto outras fontes de energia, é preciso considerar os possíveis perigos dos painéis solares antes de obtê-los. Vamos descobrir como abordar os principais problemas de segurança solar:


Dicas de segurança para instalação solar


A segurança é um dos fatores mais importantes no posto de trabalho. Na maioria dos casos, as pessoas desconhecem as medidas de segurança genéricas e específicas que devem ser seguidas durante a instalação de um sistema de energia solar.


Seguir os protocolos de segurança não apenas garante o bem-estar dos trabalhadores, mas também melhora as perspectivas de vida longa do sistema.


Aqui estão algumas maneiras de garantir a segurança da instalação do painel solar:

Monitoramento regular da saúde e condicionamento físico do pessoal com base na natureza das tarefas que precisam realizar.


Uso de equipamento de proteção individual (EPI) de alta qualidade durante a instalação do painel.


A equipe de instalação deve aderir ao uso de luvas de PVC, algodão e couro durante a instalação dos eletrodos.


Choque elétrico de condutores energizados


Como qualquer outro sistema de geração de energia, mesmo os sistemas fotovoltaicos apresentam um risco potencial de choque elétrico. Choques elétricos podem resultar de um curto-circuito em cabos e conexões corroídos, aterramento inadequado e fiação solta.



Assim, é importante verificar os pontos vulneráveis ​​em um sistema fotovoltaico, como a fonte fotovoltaica, a caixa combinadora, o condutor de aterramento do equipamento e os condutores do circuito de saída.


O efeito de aterramento liga todos os componentes metálicos e os conecta ao solo usando um eletrodo de aterramento e um condutor de eletrodo de aterramento.


A energia gerada a partir de sistemas fotovoltaicos depende da radiação solar. É aconselhável desligar esses strings durante uma queda de energia ou um curto-circuito para minimizar os riscos de choque elétrico.


Facilidade de desligamento rápido


Ter um mecanismo de desligamento rápido aumenta a segurança dos usuários do sistema de energia solar no telhado . Os inversores solares populares incluem capacidade de desligamento automático sem a necessidade de equipamentos adicionais.


Os procedimentos de desligamento automático são acionados quando a corrente alternada (CA) para os inversores para de fluir. O recurso acima pode ser útil para um sistema de energia doméstico danificado.


Nesta situação, os painéis solares desligam-se automaticamente, evitando assim prováveis ​​perigos ou danos. Além disso, os mecanismos de desligamento rápido podem evitar ferimentos ou danos aos socorristas em caso de incêndio em sua casa.



Preparação para um evento climático


Ao se preparar para um evento de ciclone, tempestade ou inundação, é importante aderir aos instaladores ou aos procedimentos de desligamento do fabricante.


Essencialmente, os procedimentos de desligamento ou plugues devem estar localizados no inversor ou próximo a ele ou na chave principal. Aqui está um guia para o procedimento geral de desligamento:


Desligue o isolador de rede CA do inversor, que geralmente é encontrado na caixa do medidor.


Desligue o isolador do painel fotovoltaico que geralmente se encontra perto do inversor.


Se houver risco de o nível de água atingir os cabos e inversores, é aconselhável desligar o isolador do arranjo do telhado.


Caso você não tenha certeza do procedimento de desligamento, sempre poderá entrar em contato com o instalador para obter ajuda.


A lista acima inclui algumas das precauções exclusivas a serem tomadas; não é um conjunto exaustivo.


É importante aderir aos protocolos de segurança adicionais específicos de um tipo, local ou método de instalação.




bottom of page