Por que você precisa limpar os painéis solares?

O tópico da limpeza de painéis solares é sensível entre os proprietários de painéis solares. Alguns dirão que é completamente necessário, enquanto alguns afirmam que a chuva simplesmente lavará todos os problemas que os painéis possam encontrar.


Imagem: limpezasolar.com


A resposta está em algum lugar no meio. Os painéis solares não precisam ser limpos, mas você estará sacrificando alguma eficiência por não limpá-los.


E embora a chuva certamente lave certas substâncias que se acumulam nos painéis, não será tão eficaz quanto uma limpeza manual.


De um modo geral, a poeira, sujeira, pólen e detritos que se acumulam nos painéis solares têm o potencial de diminuir a eficiência de um painel solar em aproximadamente 5%.


Esta não é uma grande diferença, mas dependendo do tamanho do seu sistema de energia solar, pode aumentar.


E se você mora em uma área onde raramente chove, ou onde é particularmente empoeirada e suja, esse efeito pode ser ampliado.


Imagem: limpezasolar.com


A linha inferior é que seus painéis podem precisar de uma boa limpeza de tempos em tempos.


Portanto, se você deseja painéis duradouros operando com eficiência máxima, considere dar uma boa limpeza. Aqui está como fazê-lo:


Como limpar painéis solares


Limpar os painéis solares, na maioria das vezes, não é tão difícil. A parte mais difícil pode ser realmente ter as ferramentas para alcançar toda a área da superfície do painel, e isso dependerá do tamanho dos seus painéis.


Imagem: limpezasolar.com


Dependendo da extensão da sujeira em seus painéis, talvez você não precise fazer muito para lavá-los. É por isso que recomendamos que você avalie primeiro os painéis.


Verifique-os e veja a extensão dos detritos, sujeira e acúmulo de substâncias nos painéis (existem substâncias pegajosas, como excrementos de pássaros?).


A partir daí, decida como limpar os painéis:


Para acúmulo mínimo de poeira: use uma mangueira

Dependendo da extensão da s em seus painéis, talvez você não precise fazer muito para lavá-los. É por isso que recomendamos que você avalie primeiro os painéis.



Imagem: limpezasolar.com


Uma mangueira de jardim deve fazer o truque, desde que possa alcançar seus painéis. Basta pulverizá-los completamente e você está pronto para ir. Você pode deixá-los secar ao sol.


Apenas certifique-se de não pulverizar os painéis com jatos de alta pressão ou com uma lavadora de alta pressão.


Isso pode arranhar ou danificar os próprios painéis, o que pode levar a um desempenho e eficiência reduzidos.


Para uma bagunça mais extensa: esfregue-os


Se a sujeira em seus painéis for mais do que apenas poeira e sujeira e incluir substâncias pegajosas, como excrementos de pássaros ou materiais vegetais pegajosos, talvez seja necessário esfregar bem os painéis.


Imagem: limpezasolar.com


Mais uma vez, você não quer ser muito duro com os painéis. Escolha uma escova macia, rodo ou escova, que não arranhe ou danifique os painéis.


Escolha também os produtos da limpezasolar.com, por que eles não vão danificar ou degradar os painéis.


A partir daí, veja como você limpa os painéis:


Lave os painéis solares com uma mangueira ou com outro pulverizador de baixa pressão.


Enxágue bem os painéis solares para remover qualquer água com sabão.


Imagem: limpezasolar.com


Deixe os painéis secarem ao sol.


E aí está, é um processo bastante simples e não requer muito além de um depurador capaz de alcançar seus painéis.


Mas lembre-se, os painéis solares ficam muito quentes nos dias ensolarados de verão. Você pode querer agendar sua limpeza para o início da manhã ou no final da noite.


Outra opção: faça a manutenção deles


Outra opção, se você não quiser fazer o trabalho sozinho, é ter os painéis atendidos por um profissional.


Se você comprou diretamente de uma empresa de painéis solares , verifique o site do fabricante para ver se há fornecedores em sua área que podem atendê-los.


Muitas empresas oferecem planos de serviço ao adquirir o próprio painel. Esses planos (dependendo do provedor) podem incluir manutenção e manutenção regulares.


Imagem: limpezasolar.com


Eles também podem incluir verificações regulares para garantir que os painéis estejam funcionando com a eficiência necessária.


Mas se dependesse de nós, não escolheríamos essa opção. Esses serviços podem acabar custando um pouco.


Você está essencialmente gastando dinheiro para economizar na conta de eletricidade. Você está cancelando suas próprias economias de custo!


E como a limpeza de painéis solares não é uma tarefa muito difícil para começar, recomendamos não contratar alguém para esse trabalho na maioria das circunstâncias.


Lembre-se, você está basicamente comparando o custo de manutenção dos painéis com o custo que economizaria gerando mais energia com painéis mais limpos. Esses custos raramente serão compensados.


Imagem: limpezasolar.com


Conclusão


Obrigado por ler nosso guia para limpar seus painéis solares. Queríamos não apenas ajudá-lo a limpar seus painéis solares, mas também ajudá-lo a decidir quando é realmente necessário limpar seus painéis.


A limpezasolar.com trabalha com os fabricantes de painéis para obter a aprovação de sua lavagem para Auso sem anular quaisquer garantias.


Quer ficar bem informado(a) sobre nossos informativos, e interagir com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro de todos os nossos conteúdos .


Fonte: limpezasolar.com