top of page

Por que você deve limpar seus painéis solares?


Isso é necessário? Com que frequência?

A primeira coisa que vem à mente ao responder a esta pergunta é que é fundamental manter seus painéis solares limpos para conservar sua eficiência.


Recomenda-se que, após a instalação dos painéis solares , você os escove com uma escova macia para remover quaisquer folhas de árvores ou poeira que possam ter se acumulado.


Imagem: Divulgação


Sobre eles durante o processo de instalação; caso contrário, seus painéis solares deixarão de funcionar com eficiência.


No geral, semelhante à limpeza de outros dispositivos, pode ser benéfico prestar atenção à condição de seus painéis solares.


Recomendamos que você execute o processo de limpeza uma vez a cada seis meses ou mais.


Isso pode aumentar significativamente a capacidade de geração de energia de seus painéis.


As desagregações anuais ordinárias atribuídas a este fator são estimadas em algum lugar na faixa de 2% e 5% regularmente.


No entanto, ao coletar sujeira na estrutura fotovoltaica, isso pode aumentar após algum tempo.


É por isso que é fundamental entender com que frequência e quando limpar suas placas à base de luz solar.


Como a limpeza melhora a eficiência dos painéis solares?


O acúmulo de poeira do ambiente externo nos painéis solares é natural, mas pode reduzir seu desempenho.


Os painéis solares médios têm uma classificação de eficiência de 18% a 25%, mas se estiverem sujos, essa classificação pode diminuir.


Os painéis solares requerem limpeza para atingir suas classificações máximas de eficiência.


Os painéis solares geram, em média, 18 a 25% de sua energia a partir do sol, dependendo da qualidade da célula solar. No entanto, quando ficam sujos, a quantidade de luz que convertem em eletricidade diminui.


Imagem: Divulgação


Para mantê-los eficientes, você deve limpar seus sistemas de painéis solares regularmente.


A frequência com que um sistema solar deve ser limpo é determinada por vários fatores. Isso inclui garantir que não haja pólen ou caspa no painel se você tiver árvores.


Se os pássaros estiverem voando ativamente pela sua casa, você precisará limpar os excrementos óbvios dos pássaros.


Por causa do ângulo ascendente dos painéis solares, eles são mais propensos a excrementos de pássaros e um acúmulo de poeira e sujeira em geral que não são lavados com a chuva.


Isso reduz a quantidade de luz que atinge o painel e, portanto, sua saída.


Leia também: Os melhores painéis solares para comprar na Austrália


Posso limpar o painel solar sozinho?

Se você decidir limpar seu painel solar, você tem duas opções: contratar um profissional ou fazer você mesmo. Muitas empresas solares fornecerão esse tipo de serviço.


A melhor maneira de limpar seu painel solar é contratar um especialista ou engenheiro de manutenção que possa lidar com todo o seu sistema, não apenas com a limpeza.


Se você mesmo insistir em limpar seus painéis, geralmente terá tudo o que precisa em casa. Na maioria dos casos, tudo que você precisa é de uma mangueira e um pouco de sabão, e você estará pronto para ir.


Imagem: Divulgação


Você pode usar um pano macio / esfregão macio ou uma esponja não abrasiva. Limpe os painéis solares enquanto estiverem úmidos para garantir que qualquer sujeira ou resíduo aderido seja facilmente removido.


Ao limpar os painéis solares, é importante evitar o uso de materiais agressivos que possam danificá-los. Você também pode limpá-los com um sistema robótico que funciona no quadro.


Com que frequência os painéis solares devem ser limpos?


A maioria dos especialistas em energia solar recomenda que você limpe seus painéis completamente pelo menos uma vez por ano.


Como a maioria dos painéis solares fica inclinada em um ângulo no telhado, poeira, folhas e outros poluentes frequentemente deslizam dos painéis.


Sujeira, excrementos de pássaros e outros detritos, por outro lado, podem causar um acúmulo nos painéis solares, reduzindo sua eficiência em uma margem significativa.


A limpeza dos painéis solares garantirá que eles estejam operando com eficiência máxima.


Imagem: Divulgação


Os painéis solares planos precisam de limpeza com mais frequência do que os painéis solares inclinados.


A razão para isso é que poeira, sujeira, pólen, folhas e outros detritos não deslizam facilmente dos painéis solares planos.


O que acontece se você não limpar seus painéis solares?


Se os painéis solares não forem limpos, eles se degradarão mais rapidamente. Isso ocorre porque a sujeira na superfície do painel reduz sua transparência, bem como sua capacidade de absorver energia.


A luz UV pode causar reações químicas na sujeira dos painéis solares, resultando em substâncias corrosivas que vaporizam os painéis metálicos, causando danos aos componentes.


A melhor maneira de manter seu sistema de energia solar funcionando com capacidade máxima é ter profissionais para lidar com todas as tarefas de manutenção, incluindo inspeções e limpezas regulares.


Limpeza de painéis solares: o que saber antes de começar a limpar

Você deve entender os diferentes tipos de painéis solares (por exemplo, bifaciais), bem como os diferentes tipos de vidro e produtos químicos de limpeza necessários para cada um.


Imagem: Divulgação


Se você estiver usando robôs para limpeza, primeiro deve aprender sobre os métodos e configurações de montagem do painel solar. Isso ocorre porque você deve adaptar a operação do seu robô à configuração de montagem para limpeza robótica automática.


Você deve estar ciente dos custos de operação de um robô automático, incluindo o custo da eletricidade (que pode ser fornecida por uma bateria), o custo de um operador e o custo de peças de reposição.


Você deve estar ciente das condições climáticas, bem como do número de partículas de aerossol, material particulado, poeira, poluição atmosférica, fumaça e detritos na área.


Métodos de limpeza do painel solar


1. Processo simples:


Comece prontamente no início do dia. Pressionando a trava de fechamento rápido ou puxando para baixo a chave de desconexão DC em sua caixa do combinador, você pode desconectar sua exposição fotovoltaica do inversor.


Imagem: Divulgação


Junte um pouco de água refinada e misture com uma pequena quantidade de detergente


Use uma escova macia para começar a limpar seus módulos com a mistura de água. Depois de lavar todos os módulos, retire o limpador com uma mangueira de baixa pressão.

Deixe os módulos secarem por algum tempo.


2. Manuais


➡ Desenvolva um cronograma de limpeza razoável com base nas condições locais para garantir um plano de limpeza científico e eficiente que atenda aos requisitos de eficiência de geração de energia.


➡ A limpeza deve ser minuciosa; caso contrário, podem ocorrer consequências graves como o “efeito hot spot”.


Imagem: Divulgação


Em condições normais de iluminação, os painéis solares nos cantos que estão sujos passarão de unidades geradoras para unidades consumidoras de energia, e as células fotovoltaicas sombreadas se tornarão resistores de carga que não geram eletricidade, consumindo a eletricidade gerada pelas baterias conectadas, ou seja, , aquecimento.


Esse processo acelerará o envelhecimento da placa de bateria, reduzirá a saída e, em casos extremos, causará um incêndio.


➡ Use um fluido de limpeza especializado. Alguns usuários limpam e desinfetam os painéis solares com água da torneira ou água de poço.


Como a água contém muitas impurezas, ela adere ao vidro da superfície dos painéis solares, reduzindo a eficiência da geração de energia solar.


Experimentos mostraram que a lavagem de painéis solares com água da torneira reduz a eficiência de geração de energia em mais de 1,8% em comparação com o uso de uma solução de limpeza especial.


➡ Escolha as ferramentas e métodos de limpeza apropriados para prolongar a vida útil da bateria.


Imagem: Divulgação


A superfície da bateria do painel solar é feita de vidro temperado de alta resistência, propenso ao desgaste.


O painel solar tem uma vida útil de mais de 20 anos. Normalmente é limpo uma ou duas vezes por ano para garantir a geração normal de energia.


É fácil causar desgaste na superfície da bateria se os métodos e ferramentas utilizados não forem apropriados. Isso afetará a capacidade de geração de energia e a vida útil do painel da bateria.


➡ Resolva o problema da limpeza das usinas solares fotovoltaicas durante o inverno e a temporada de neve. A água não pode ser usada para limpar os componentes da bateria durante as estações de inverno e neve.


A condensação e a formação de gelo nos painéis da bateria continuam a ser um problema em algumas estações.


Por exemplo, você pode usar equipamentos de remoção como equipamento de remoção de orvalho, equipamento de degelo e limpeza sem água.


3. Limpeza com lavagem potente


A lavagem com água de alta pressão é o processo de limpeza de um painel solar pulverizando-o com água de um bico.


A lavagem com água pura é o melhor método porque é rápido e eficaz, mas é arriscado.


A vedação de vidro/metal na frente dos módulos não pode suportar a força potencial da lavagem com força, e forçar a entrada de água no módulo quase certamente o destruirá e anulará a garantia.


No entanto, acredito que, com cautela, a lavagem com poder pode ser eficaz.


Quando os módulos estiverem quentes, não os pulverize com água. O vidro pode quebrar e, mesmo que isso não aconteça, você pode causar danos ao metal/vidro.


Você pode usar um fluxo suave de água para lavar a sujeira acumulada nos painéis solares. A água sob pressão, por outro lado, pode causar danos ao seu painel.


4. Máquina de limpeza fotovoltaica alimentada por eletricidade:


A tecnologia de limpeza de painéis solares fotovoltaicos pode melhorar significativamente a eficiência da eletricidade gerada, bem como a durabilidade dos painéis solares.


Existem vários métodos de limpeza, incluindo limpeza eletrostática, métodos de revestimento super hiperbólico, métodos mecânicos, métodos de limpeza automática baseados em microcontroladores, nanodomos autolimpantes e características de partículas de poeira.


5. Limpeza automática


A tecnologia agora permite a limpeza automática de painéis solares sem o uso de água ou mão de obra.


O sistema aproveita o fato de que a maioria das partículas de poeira possui carga elétrica, o que é especialmente útil em ambientes secos. Todo o painel vibra para soltar a poeira.



6. Robótica


A tecnologia robótica permite que empresas como a energia solar shop produzam robôs de limpeza de painéis solares automáticos e semiautomáticos.


Oferece robôs portáteis semiautomáticos para painéis instalados em garagens, estufas e telhados de galpões.


Também fornece robôs de teto fixo para grandes instalações em ambientes empoeirados que exigem limpeza regular.


A seguir estão algumas precauções que você precisa considerar antes de limpar seus painéis:


Desligue o inversor antes de limpar.


Limpe os painéis de manhã ou à noite.


Evite a limpeza durante o período de pico de geração de energia quando o sistema fotovoltaico estiver operando eficientemente ao meio-dia no verão para evitar danos.


Evite usar objetos pontiagudos para limpar a superfície do vidro. Use apenas uma escova macia ou uma esponja.


Evite o uso de equipamentos críticos.


O vidro é sólido, mas o uso de materiais de grade pode causar danos ao módulo.


Evite água com alto teor de minerais.


Para limpar os painéis solares, os fabricantes recomendam o uso de água refinada ou deionizada.


Evite andar em cima dos módulos.


As pranchas movidas a energia solar devem suportar a circulação diária explícita do vento.


Como seu peso excede as cargas planejadas, pode causar quebra da miniatura e diminuir a apresentação do módulo após algum tempo.


Além disso, a superfície das placas à base de luz solar pode ser complicada.


Independentemente de quão cauteloso você seja, há uma pequena chance de placas orientadas ao sol serem perigosas.







Comments


bottom of page