top of page

Por que os Painéis Solares Devem ser Mantidos Limpos?

Usar o equipamento de limpeza de painel solar certo pode adicionar anos ao seu sistema solar e economizar milhares de dólares em custos de manutenção.


O quão bem os painéis solares funcionam depende de quão limpos eles são. Quanto mais sujeira e detritos se acumularem na superfície, menor será a produção de energia.


A limpeza regular, especialmente se você mora em um ambiente empoeirado ou é propenso a excrementos de pássaros, é essencial.


Neste artigo, mostraremos como é fácil maximizar sua produção de energia solar e as ferramentas de limpeza de painéis solares que você deve ter.



Por que os painéis solares devem ser mantidos limpos?

Deixar de manter seus painéis solares limpos significa que a sujeira e a contaminação podem reduzir a eficiência de seus painéis solares em até 25%.


Essa é a diferença que você sentirá todos os dias (e na sua conta mensal de eletricidade, se tiver medição líquida).


Embora possa ser difícil manter 100% de produção de energia solar, a limpeza diária com um kit de limpeza de painel solar, solução de limpeza suave e água pura ajudará a manter altos níveis de eficiência.


Além disso, embora as instalações solares em telhados tenham diminuído drasticamente na última década, os custos leves de instalação e mão de obra de manutenção ainda são altos.


Portanto, a limpeza regular do painel solar pode economizar milhares de dólares em produção de energia e possíveis custos de manutenção.




Os 5 componentes básicos do equipamento de limpeza de painéis solares

Para limpar seus painéis adequadamente, você precisa de algumas ferramentas de limpeza de painéis solares.


Talvez você já tenha alguns em casa ou no escritório; outros são um pouco mais especializados e muitos precisarão ser contratados.


As ferramentas mais usadas e necessárias incluem:


Escadas e arnês - isso pode parecer simples, mas um sistema robusto de escada e arnês é um equipamento de segurança essencial.


Mesmo que seu sistema seja montado no solo, você pode precisar de uma escada para alcançar a extremidade do painel.


Rodo – Também chamado de limpador de mão, é uma ferramenta extremamente eficaz para remover a água sem danificar a superfície do painel.


Limpador de painel solar não abrasivo – Recomenda-se o uso de sabão neutro ou limpador não abrasivo.


Escovas de limpeza de painel solar de cerdas macias – Usar apenas escovas de limpeza de cerdas macias ajudará a garantir que seus painéis solares não sejam arranhados durante o processo de limpeza.


Escova de lavagem de painel solar de acompanhamento – Geralmente usada para limpar painéis solares do chão, uma escova de lavagem de acompanhamento integra uma integração de irrigação com escovas de lavagem de cerdas macias para remover de forma mais eficaz os detritos do painel solar.




Etapas para a limpeza de painéis solares

Supondo que você desligou seu sistema solar, aqui estão as quatro etapas principais para limpar seus painéis solares.


Remova cuidadosamente o material solto dos painéis - use a cabeça da escova de limpeza do painel solar para remover detritos, excrementos de pássaros e acúmulo dos painéis solares.


Pulverize água limpa e um agente de limpeza suave com um limpador não abrasivo - Alguns produtos químicos podem danificar os painéis solares, portanto, você deve usar uma solução de limpeza suave ou não abrasiva e água pura para limpar os painéis solares.


Use um pano sem fiapos e seque as bordas do painel - As bordas do painel solar são conhecidas por serem sensíveis, portanto, seque-as com cuidado e use um pano sem fiapos para remover quaisquer riscos de limpeza que possam estar presentes no painel.


Para mais informações e consultas, contacte-nos aqui!







Comments


bottom of page