Por que limpar os painéis solares ?

Nem todos os painéis solares têm as mesmas sugestões de manutenção, por isso é importante verificar as instruções do fabricante antes de fazer qualquer trabalho de limpeza.


Imagem: Divulgação


Os proprietários também devem avaliar sua capacidade de trabalhar com segurança


Suponha que os painéis solares sejam altos demais para serem alcançados confortavelmente com ferramentas ou sejam colocados em um local íngreme ou escorregadio.


Nesse caso, os proprietários devem contratar assistência profissional para evitar lesões potencialmente graves.


Se a limpeza de painéis solares DIY for viável, o primeiro passo é desligá-los. Os painéis solares são equipamentos elétricos e não devem ser limpos enquanto estiverem ativos.


As especificações do fabricante explicarão como garantir que as correntes elétricas - tanto produzidas pelo painel quanto entrando em casa - sejam desligadas.



Suprimentos de hardware padrão podem ser usados ​​para um projeto de limpeza de painel solar, mas as considerações de segurança são críticas.


Um capacete, suporte de escada e arnês são recomendados para qualquer proprietário que planeja trabalhar em um telhado em vez de no chão.


Talvez seja hora de chamar um profissional de energia solar. Obtenha estimativas gratuitas e sem compromisso de especialistas perto de você.


Dicas para limpar os painéis solares


Dias mais frios são melhores para completar um projeto de limpeza de painel solar porque minimizam o risco de rachar o vidro à medida que a água seca.


Detergente abrasivo para serviço pesado não é recomendado para limpeza de painéis solares.


Imagem: Divulgação


Uma pequena quantidade de sabão suave e não abrasivo misturado com uma parte de vinagre e oito partes de água é uma excelente solução caseira para limpar o vidro dos painéis solares.


Considerações de segurança


Os painéis solares devem ser desligados antes da limpeza e a parte inferior nunca deve ser tocada.


É mais seguro limpar os painéis solares do chão com ferramentas de extensão usando luvas. No entanto, casas com segundo ou terceiro andar podem precisar subir até o telhado.


Os proprietários que não têm certeza de sua capacidade de limpar seus painéis solares com segurança devem considerar chamar um profissional de energia solar local para concluir o trabalho para eles.


PASSO 1: Remova qualquer poeira, sujeira ou folhas com uma escova macia


Folhas, cocô de pássaros e poeira se acumulam nos painéis solares.


Mesmo que a chuva limpe um pouco disso, ela não pega tudo e pode criar resíduos sujos quando as poças evaporam.


Os detritos devem ser removidos com escovação suave de uma ferramenta de cerdas macias para iniciar o processo de limpeza.


Isso pode ser feito a partir do solo se a escova macia estiver presa a um poste de extensão telescópica com uma ponta rosqueada ou gancho.


Alguns postes podem se estender até 24 pés. Sem um poste de extensão longo o suficiente, alcançar os painéis solares para escovar exigirá uma escada de extensão.


Se você precisar subir no telhado, tome precauções de segurança.


Começar com uma escovação suave é a melhor maneira de limpar os painéis solares, porque se houver muito material nos painéis solares, misturar imediatamente os detritos com água pode causar propagação e manchas.


Imagem: Divulgação


A escovação quebra e remove algum material, tornando as próximas etapas do processo de limpeza mais eficazes. Use luvas de trabalho para manter as mãos limpas e seguras.


PASSO 2: Use uma mangueira de jardim para limpar os painéis


A água é um jogador importante na limpeza de painéis solares. Depois que os detritos secos são removidos por escovação, uma mangueira de jardim pode remover a maior parte da sujeira restante nos painéis solares.


Pode ser tentador atingir os painéis solares com o máximo de água possível para fazer o trabalho rapidamente, mas a limpeza de alta pressão provavelmente criará rachaduras finas em suas superfícies.


Isso arruinará a eficiência do sistema solar e atrairá problemas futuros. Também pode anular as garantias existentes devido à não conformidade com as especificações do fabricante para manutenção do painel solar.


Se uma mangueira tiver uma conexão de alta pressão, ela deve ser removida antes da limpeza do painel solar.


A chave para esta etapa é a pulverização cuidadosa e deliberada ao longo de cada painel solar.


Imagem: Divulgação


Se uma mangueira de jardim não permitir um controle de pulverização suficiente, uma mangueira telescópica pode ajudar.


Estes têm maior aderência do que uma mangueira por conta própria.


PASSO 3: Esfregue as áreas problemáticas com uma escova macia e água


Depois de pulverizar a maior parte da bagunça, as áreas problemáticas podem receber atenção extra com uma esponja, rodo ou pano macio mergulhado em um balde de água limpa.


A limpeza suave e focada em um movimento repetitivo - com alguma paciência - é melhor, pois a lavagem agressiva pode arranhar os painéis.


Os melhores produtos de limpeza “seguros” é da limpezasolar.com


A água é o melhor limpador de painel solar, especialmente se for deionizada ou destilada.


Se houver manchas teimosas que a água não pode manipular, um esguicho de detergente suave misturado com uma parte de vinagre para oito partes de água pode aumentar o poder de limpeza.


No entanto, qualquer sabão deve ser usado com moderação e cautela. Quando o sabão é enxaguado, ele pode deixar um resíduo no qual a sujeira se apega no futuro, levando a painéis solares listrados.


Isso não é apenas esteticamente menos agradável, mas também pode comprometer algumas das funcionalidades dos painéis.


PASSO 4: Monitore a produção solar da sua casa para medir o impacto da limpeza


Como os painéis solares criam energia utilizável capturando a luz solar, dar-lhes mais luz solar aumentará sua produção solar, ou quanta energia eles produzem.


É por isso que os painéis solares são mais frequentemente instalados em locais mais ensolarados.


Com base nas especificidades do sistema solar, sua localização e fatores ambientais, os painéis solares são classificados para uma saída solar dentro de uma faixa específica de watts.


Imagem: Divulgação


Condições normais de operação causam flutuação dentro da faixa prevista. Quando os painéis solares estão sujos, no entanto, eles produzem energia na extremidade inferior da faixa.


Com uma produção solar mais baixa, os proprietários dependem da energia de um fornecedor de energia adicional, aumentando as contas de energia e o tempo no período de retorno solar.


Para determinar o impacto da limpeza dos painéis solares, os proprietários devem revisar suas contas de energia antes e depois da limpeza.


Os painéis solares limpos terão custos de energia mais baixos porque permitem exposição máxima e maior produção solar.


PASSO 5: Entre em contato com um profissional de painéis solares para necessidades complexas de limpeza e manutenção


Se a limpeza dos painéis solares parece mais perigosa do que benéfica, entrar em contato com um profissional é uma solução prática para melhorar a produção solar.


Mesmo que os painéis solares não precisem de limpeza constante, a remoção do acúmulo faz parte de sua manutenção.


Encontrar um profissional de limpeza de painéis solares é melhor para condições muito complexas para lidar com uma mangueira de jardim e esponja.


Os painéis solares não podem ser usados ​​durante a limpeza. Se forem contratados serviços profissionais, eles podem trabalhar para desligar a eletricidade e fazer a limpeza, deixando os proprietários à vontade e dando-lhes a confiança de que seu sistema não será prejudicado por erro elétrico.


Para tirar o máximo proveito de um serviço profissional de limpeza de painéis solares, os proprietários podem iniciar uma versão simulada do processo de limpeza.


Eles podem limpar folhas ou detritos grandes para ter uma boa ideia de problemas específicos de limpeza que precisam ser resolvidos.


Como os painéis solares geralmente são instalados em telhados ou áreas altas, a limpeza dos painéis solares requer atenção cuidadosa à segurança.



Fonte: www.limpasolar.com.br