top of page

Por que devemos tomar muito cuidado com a manutenção e limpeza em dias de chuva?

Dentre as razões pelas quais não realizamos os serviços em dias de chuva, a mais importante se trata da norma da segurança do trabalho.


Como o trabalho é feito manualmente e o alcance aos painéis solares geralmente exige trabalho em altura, não realizamos a operação para evitar possíveis escorregões na superfície molhada.


Imagem: Divulgação


Além disso, não é o momento ideal pois o funcionamento das placas solares exige uso de energia elétrica, e preferimos não expor nossos profissionais a condições que possam ser danosas ao bem estar deles e da usina.


Prezamos pela segurança da equipe e integridade da usina!


Outra razão é que é ideal que os painéis entrem no período de chuvas limpos. A chuva não tem capacidade nem função de limpar os painéis, uma vez que ela apenas molha e não de fato proporciona uma limpeza dos detritos e sujeiras depositados sobre a placa.


Pense comparativamente com um carro sujo exposto à chuva: os pingos mancham e espalham a sujeira na superfície dele, mas não de fato fazem a higienização.



Imagem: Divulgação


Mesmo que o escoamento de água faça com que grande parte da poeira seja “lavada”, mantendo sua usina limpa, existe a possibilidade da mistura do líquido com a sujeira ficar acumulada nas bordas, o que causa manchas nos módulos (razão pela qual criamos a tecnologia do Clip).


Assim, é importante programar suas limpezas anuais para períodos de estiagem para que sua usina se mantenha limpa por mais tempo, preservando a manutenção durante o período das chuvas e mantendo a equipe da Limpa Solar segura.


bottom of page