top of page

Por que a limpeza do módulo faz toda a diferença

A limpeza regular dos módulos solares resulta em uma potência otimizada e protege as instalações contra falhas dispendiosas.


Existem várias abordagens para a limpeza de módulos, tanto de baixa quanto de alta tecnologia. A limpezasolar.com apresenta a necessidade e as opções.



Por muitos anos, acreditou-se que os painéis solares não precisavam de limpeza. A inclinação dos módulos instalados e a chuva foram pensados ​​para resultar em limpeza automática.


Essa teoria foi apoiada por fabricantes e instaladores de painéis solares durante o boom da indústria solar no início dos anos 2000.


Após a desaceleração do mercado de 2014-2017, e o aumento da implantação de painéis solares em telhados de fazendas, locais industriais e comerciais, bem como a construção de parques solares em zonas áridas, ficou claro que em ambientes com muita sujidade, o rendimento de painéis solares pode cair drasticamente.


Hoje, a limpeza de painéis solares é amplamente aceita como uma necessidade e não como um luxo.



A maioria dos novos projetos solares já inclui algum tipo de processo de limpeza em seus planos de manutenção.


De fato, para reduzir o custo de manutenção é necessário um gerenciamento criterioso para minimizar as perdas de produção.


Os sistemas de limpeza de painéis solares podem fornecer essa assistência de manutenção.


Sobre a sujidade do módulo


Para entender a importância do segmento de limpeza de painéis solares, é essencial entender por que os painéis sujos são um problema e como a sujeira pode danificar os painéis solares a longo prazo.




Estudos realizados nos Estados Unidos, no Oriente Médio, no Brasil e em outros lugares demonstraram até que ponto a produção de energia dos módulos solares cai quando são deixados sem limpeza.


A sombra nos painéis diminui temporariamente sua produção. No entanto, a sujeira nos painéis mantém a produção permanentemente reduzida, até que o módulo seja limpo.


O declínio na produção de energia é particularmente perceptível em áreas empoeiradas, áridas e ventosas, pois o vento sopra areia nos painéis.


No entanto, mesmo em condições climáticas mais amenas com tempo mais chuvoso, percebe-se que a sujeira permanece nos painéis.


Isso é verdade mesmo quando os módulos são instalados em um declive acentuado, o que ajuda a remover a água e a sujeira.


Além disso, a poeira tende a se acumular com o tempo e ficará impregnada, afetando severamente a produção.




As perdas de energia não são o único problema causado pela sujidade. A sujidade contínua pode resultar na formação de pontos quentes ao longo do tempo.


A areia pode ser soprada desigualmente pelo vento e pode arranhar a superfície do módulo. A sujidade irregular é um tipo de sujidade mais comum – e o mais problemático.


Além da poeira, os excrementos de pássaros podem se acumular nos módulos, principalmente nas áreas urbanas.


Esses excrementos, além de sua acidez, também levam à formação de hotspots no módulo: o calor se concentra em um ponto, causando danos à célula.


A célula danificada afetará o rendimento de todas as células vizinhas. Qualquer que seja o tipo de sujidade, a limpeza regular é obrigatória para manter todos os elementos da instalação solar em ótimas condições de funcionamento.



Chaves para uma limpeza eficiente


Várias técnicas e métodos foram desenvolvidos ao longo dos anos para limpar eficientemente os painéis solares.


O primeiro método, ainda um dos mais difundidos atualmente, é a lavagem de painéis com escovas de mão. Esta técnica é vantajosa para instalações mais pequenas e para telhados com inclinações mais elevadas.


Os painéis em telhados muito inclinados podem ser difíceis de alcançar e só podem ser limpos de forma económica quando limpos manualmente .


No entanto, com o crescimento das instalações comerciais de grande porte, o modelo de negócios de limpeza manual está sendo desafiado.


Embora a limpeza manual seja uma solução confiável e de rápida implementação, ela não é mais suficientemente eficiente devido ao grande número de usinas de energia solar em grande escala que estão surgindo em todo o mundo.



Os pássaros são bonitos de se ver, mas seus excrementos podem reduzir a produção do painel solar.



Para instalações fotovoltaicas montadas no solo, uma solução volumosa, mas eficiente, foi desenvolvida montando escovas longas em veículos, principalmente tratores de movimento lento.


Essas escovas permitem a limpeza das fileiras de painéis, desde que haja espaço suficiente entre as fileiras para permitir a passagem do veículo.


Dependendo da configuração da instalação, pode ser uma solução muito eficiente para a limpeza de painéis solares.


No entanto, o uso de tratores depende muito da disponibilidade de combustível, do próprio terreno e das condições do solo – que pode ser lama pesada.


Imagem: Divulgação


Além disso, só é possível limpar os painéis até uma determinada altura. Deixando de lado essas restrições, é uma das maneiras mais rápidas de limpar instalações em grande escala.


Outras soluções disponíveis para instalações montadas no solo em grande escala são escovas longas semiautomáticas de comprimentos variados que são fixadas na estrutura da instalação e se movem verticalmente ao longo da matriz.


Essas máquinas podem ser automatizadas para funcionar em horários específicos do dia ou da noite.


No entanto, eles cobrem apenas uma única linha da matriz e exigem grandes investimentos, além de mão de obra extra para mover as máquinas de uma linha para outra.


A solução mais nova e versátil para a limpeza de painéis solares é o uso de robôs de limpeza de painéis solares.


Imagem: Divulgação


Existem vários tipos de robôs no mercado, de pequeno a grande, de leve a pesado. Além das escovas manuais, os robôs são a única solução capaz de limpar qualquer tipo de instalação comercial, incluindo painéis solares montados em telhados, portos de automóveis, sistemas de montagem no solo e plantas solares flutuantes.


As soluções robóticas são semiautomáticas e controladas por um único usuário. Permitem uma limpeza mais rápida com menos esforço físico.


Além disso, é a solução mais versátil, sendo rápida e fácil de transportar de um local para outro, e muito facilmente implantada e elevada em telhados sem a necessidade de coletores de cereja ou elevadores.


Os robôs semiautomáticos são a solução mais versátil, adaptável a qualquer tipo de instalação solar comercial.



A limpezasolar.com trabalha com os fabricantes de painéis para obter a aprovação de sua lavagem para uso sem anular quaisquer garantias.


Quer ficar bem informado(a) sobre nossos informativos, e interagir com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro de todos os nossos conteúdos .


“A limpeza regular do painel solar é essencial para proteger o valor a longo prazo do seu investimento”




コメント


bottom of page