top of page

Perigos na Instalação de Painel Solar fique atento...

Existem vários Perigos na Instalação de Painel Solar que expõem a segurança e saúde do trabalhador na fabricação, instalação e manutenção do sistema de energia solar.


Assim sendo, as empresas que trabalham nos negócios de energia solar, precisam proteger seus trabalhadores dos riscos do local de trabalho, e os funcionários precisam saber como se proteger de riscos.


Imagem: Divulgação


A energia solar pode ser convertida em eletricidade usando energia fotovoltaica (PV) ou concentrando energia solar (CSP).


Sistemas fotovoltaicos são mais comuns, pois usam semicondutores e luz solar para produzir eletricidade. Quanto mais módulos solares um sistema ou matriz PV tiver, mais eletricidade será gerada.


Os materiais atualmente usados para energia fotovoltaica incluem silício monocristalino, silício policristalino, silício microcristalino, telureto de cádmio e seleneto / sulfeto de cobre e índio.


Perigos na Instalação de Painel Solar

Os trabalhadores do setor estão expostos a Perigos na Instalação de Painel Solar, incluindo vários riscos graves, como: flashes de arco elétrico (que incluem risco de queimadura e explosão de arco elétrico), choques elétricos, quedas e queimaduras, causando ferimentos e até a morte.


As empresas de energia solar deverão atender os requisitos previstos na NR-10, portanto, são necessários implementar práticas de segurança que envolvem os treinamentos, proteções, EPI, procedimentos e todos os requisitos da Normas regulamentadora 10.


Risco de Queda em Altura


Imagem: Divulgação


Os trabalhadores que instalam e/ou mantêm painéis solares trabalham frequentemente em telhados, usam escadas e andaimes, estando expostos ao riscos de queda.


Dentre os Perigos na Instalação de Painel Solar, este tem alto potencial de ocorrer acidentes de trabalho com consequências graves.


À medida que mais painéis solares são instalados na superfície de um telhado, deverá ser feito acesos seguros disponível para transito de trabalhadores no telhado, mas sem isso, podem forçar os trabalhadores a se espremerem ou caminharem muito perto da beirada, claraboias e / ou escotilhas do teto. Para proteger os trabalhadores contra esses possíveis riscos de queda.


Trabalhadores da construção civil envolvidos na instalação de painéis solares expostos a distâncias de queda de 2 metros ou mais, devem ser protegidos contra quedas usando um dos seguintes métodos:


Guarda-corpo


Sistemas de redes de segurança


Sistemas de proteção contra quedas – cintos, trava-quedas, linha de vida. etc


Imagem: Divulgação


Então, se o objetivo principal é priorizar o atendimento ao trabalhador, qual a diferença entre interpretar o ocorrido como acidente de trabalho ou não?


Os painéis solares devem ser levantados com segurança para os telhados. Os trabalhadores nunca devem poder subir escadas enquanto carregam painéis solares.


Equipamentos de elevação, como talhas de escada, guinchos de suspensão ou guindastes / transportadores montados em caminhões(munck), devem ser usados sempre que possível.


Risco de Choques Elétricos


Trabalhadores de instalações de painéis de energia solar estão expostos a potenciais riscos elétricos presentes em seu ambiente de trabalho, e assim, torna-se mais vulneráveis ao perigo de eletrocussão e riscos de arco voltaico.


Os trabalhadores podem ficar expostos a choques elétricos e queimaduras ao conectar os painéis solares a um circuito elétrico.


Como os painéis solares geram eletricidade, os empregadores do setor de energia solar podem ser cobertos pelos padrões estabelecidos na NR-10.


Imagem: Divulgação


Os trabalhadores devem prestar atenção nas linhas elétricas aéreas e permanecer a pelo menos 4 metros de distância deles, porque eles carregam uma voltagem extremamente alta.


A eletrocussão fatal é o principal perigo, mas queimaduras e quedas de elevações podem ocorrer durante a instalação de painéis solares.


Outro perigo é o uso de ferramentas e equipamentos que podem entrar em contato com linhas de energia.


“Bloqueio / Etiquetagem (LOTO)”


Refere-se a práticas e procedimentos específicos para proteger os funcionários contra a inesperada energização ou inicialização de máquinas e equipamentos ou a liberação de energia perigosa durante atividades de serviço ou manutenção.


Aproximadamente 3 milhões de trabalhadores utilizam equipamentos e enfrentam grande risco de ferimentos, se o bloqueio/etiquetagem não for implementado adequadamente.


A conformidade com o padrão de bloqueio/marcação previne 120 fatalidades e 50.000 feridos a cada ano.


Imagem: Divulgação


Trabalhadores feridos no trabalho por exposição a energia perigosa perdem uma média de 24 dias úteis para recuperação.


Em um estudo, conduzido pela United Auto Workers (UAW), 20% das fatalidades (83 de 414) ocorridas entre seus membros entre 1973 e 1995 foram atribuídas a procedimentos inadequados de controle de energia perigosa, especificamente procedimentos de bloqueio / sinalização.


Equipamentos de energia solar podem gerar energia elétrica e podem ser conectados a circuitos elétricos.


Portanto, os trabalhadores podem estar expostos ao riscos elétrico de painéis solares e de circuitos elétricos, durante a instalação ou manutenção de painéis solares. Como medida de controle os empregadores devem cobrir os painéis solares.


Os trabalhadores que realizam manutenção de painéis solares, podem ficar expostos a ferimentos, pois podem ser causados pela inesperada energização ou liberação de energia armazenada no equipamento.


As empresas de energia solar são obrigados a implementar os procedimentos de bloqueio / sinalização conforme estabelecido na NR-10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE


Imagem: Divulgação


Somente funcionários autorizados podem bloquear ou marcar máquinas ou equipamentos para realizar serviços ou manutenção.


Dispositivos de bloqueio (travas) e dispositivos de identificação (tags) não devem ser usados para nenhum outro propósito, e devem ser usados somente para controle de energia.


Os dispositivos de bloqueio e tagout (bloqueios e tags) devem identificar o nome do trabalhador que está aplicando o dispositivo.


Todas as fontes de energia para o equipamento devem ser identificadas e isoladas.

Após a energia ser isolada da máquina ou equipamento, o (s) dispositivo (s) de isolamento deve (m) ser bloqueado (s) ou etiquetado (s) em segurança ou fora da posição apenas pelos funcionários autorizados.


Após a aplicação dos dispositivos de bloqueio ou sinalização nos dispositivos de isolamento de energia, a energia armazenada ou residual deve ser descarregada ou aliviada com segurança.


Antes de iniciar o trabalho no equipamento, o funcionário autorizado deve verificar se o equipamento está isolado da fonte de energia, por exemplo, operando a chave liga / desliga na máquina ou no equipamento.


O bloqueio e a etiqueta devem permanecer na máquina até que o trabalho seja concluído.


Imagem: Divulgação


Somente o funcionário autorizado que colocou o bloqueio e a tag deve remover sua trava ou tag, a menos que o empregador tenha um procedimento específico.


Movimentação de Cargas – Guindaste e Guincho


Um dos maiores Perigos na Instalação de Painel Solar, são no uso de Guindastes para movimentação de cargas usados durante a instalação e manutenção.


Fatalidades e ferimentos graves, podem ocorrer se os guindastes não forem inspecionados e usados inadequadamente.


Muitos acidentes podem ocorrer quando a lança do guindaste, a linha de carga ou a carga entram em contato com as linhas de energia e conduzem a eletricidade para a terra.


Assim , outros incidentes acontecem quando os trabalhadores são atingidos pela carga, são atingidos dentro do raio de giro ou não montam / desmontam o guindaste adequadamente.


Há questões significativas de segurança a serem consideradas, tanto para os operadores dos diversos dispositivos de “elevação” quanto para os trabalhadores que trabalham próximos a eles.


Imagem: Divulgação


Consulte as normas regulamentadoras NR-11 – TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS e NR-12 – SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS para mais detalhamento das atividades.


Os guindastes devem ser operados somente por pessoal qualificado e treinado.

Uma pessoa competente designada deve inspecionar o guindaste e todos os controles do guindaste antes do uso.


Certifique-se de que o guindaste esteja em uma superfície / nível firme / estável.

Durante a montagem / desmontagem, não destrave nem remova os pinos a menos que as seções estejam bloqueadas e seguras (estáveis).


Realizar sinalização para impedir o acesso de pessoas no raio de giro do guindaste.

Observe as linhas de energia elétrica suspensas e mantenha pelo menos uma distância de segurança de 4 metros das linhas.


Inspecione todos os rigging antes de usar; não enrole as linhas de elevação ao redor da carga.


Certifique-se de usar o gráfico de carga correto para a configuração e a configuração atuais do guindaste, o peso da carga e o caminho de elevação.


Imagem: Divulgação


Não exceda a capacidade do gráfico de carga ao fazer levantamentos.


Levante a carga alguns centímetros, segure, verifique a capacidade / equilíbrio e teste o sistema de freio antes de entregar a carga.


Não mova cargas sobre os trabalhadores.


Certifique-se de seguir os sinais e as instruções do fabricante ao operar os guindastes.


Risco de Calor / Frio


Trabalhadores de energia solar geralmente trabalham em climas muito quentes, onde os riscos incluem desidratação, exaustão pelo calor, insolação e morte.


Os empregadores devem monitorar os funcionários e os trabalhadores devem ser treinados para identificar e relatar os primeiros sintomas de qualquer doença relacionada ao calor.


Os trabalhadores também podem estar expostos a condições extremas de clima frio e devem ser protegidos de tais condições.


O Perigos na Instalação de Painel Solar aumentam quando o sistema de regulação da temperatura do corpo falha e a temperatura do corpo fica alta.


Alguns dos sinais e sintomas da insolação são:


Imagem: Divulgação


Confusão

Perda de consciência

Convulsões

Falta de transpiração (geralmente) pele quente e seca, e

Temperatura corporal muito alta

Se um trabalhador apresentar sinais de possível insolação, o tratamento médico deve ser obtido imediatamente. Enquanto espera por ajuda médica, o trabalhador deve ser:


Colocado em uma área sombreada e a roupa externa deve ser removida.


A pele do trabalhador deve ser molhada e o movimento do ar ao redor do trabalhador deve ser aumentado


Os fluidos devem ser substituídos o mais rápido possível.


Esgotamento do calor. Os sinais e sintomas de exaustão pelo calor são:


Dor de cabeça

Náusea

Vertigem

Fraqueza

Sede e

Vertigem


Os trabalhadores que sofrem de exaustão pelo calor devem ser removidos do ambiente quente e receber reposição de líquidos. Eles também devem ser encorajados a descansar adequadamente.


EPI – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL


Imagem: Divulgação


Com o Perigos na Instalação de Painel Solar, o uso de equipamento de proteção individual é geralmente essencial, mas é a última linha de defesa depois de controles de engenharia, práticas de trabalho e controles administrativos.


Os empregadores de energia solar devem avaliar seu local de trabalho para determinar se existem perigos que exijam o uso de equipamentos de proteção.


Os trabalhadores de energia solar podem estar expostos a muitos perigos que podem exigir o uso de óculos de segurança, capacetes, luvas, respiradores ou outros EPI, usados para proteger contra ferimentos e doenças.


Os trabalhadores expostos a potenciais perigos elétricos devem receber equipamentos de proteção elétrica apropriados, e os trabalhadores devem usá-los.


O equipamento de proteção elétrica deve ser mantido em condições seguras e confiáveis. Eles devem periodicamente inspecionado ou testado.


A Ferramenta de Avaliação de EPI e a Ficha informativa sobre EPI fornecem informações adicionais sobre a seleção e o uso de equipamentos de proteção individual NR-4.


CONCLUSÃO


Os Perigos na Instalação de Painel Solar são enormes, assim sendo, devemos priorizar a aplicação de medidas de controle, para minimizar o risco dos trabalhadores de sofrem acidentes de trabalho.




Komentáře


bottom of page