top of page

Painel Solar - Como LIMPAR placa solar

Eu preciso manter meus painéis limpos? Eu mesmo posso lavar as placas? Quais cuidados devo tomar? Quais produtos posso usar? E o que eu não devo fazer?


Falamos da importância da manutenção do sistemas fotovoltaicos e de manter os painéis limpos.



Se você ainda não viu, é só conferir aqui no site! Pois nesse vídeo eu vou te contar como a limpeza deve ser feita e quais cuidados é preciso tomar!


As principais causas de sujeira nos painéis solares são poeira e poluição, seguida das fezes e sujeiras produzidas por pássaros, além de seiva e folhas de árvores próximas.


Como já dissemos em outros vídeos, a chuva e o vento é capaz de realizar grande parte do serviço, mas algumas sujeiras não são tão simples de remover e podem exigir uma limpeza manual.


Embora possa surpreender muito profissional experiente, como qualquer equipamento elétrico ou eletrônico, os painéis solares também possuem um manual.



E nesses manuais são especificados os cuidados necessários para a limpeza do painel.


Consultamos os manuais dos principais fabricantes, como Jinko, Trina, JÁ, Canadian entre outros.


E notamos que a maioria dos cuidados são comuns a todos eles e que procedimentos indevidos podem anular a garantia.


Primeiramente nunca mexa em um dispositivo elétrico energizado, então o primeiro passo é desligar o sistema, mas lembre-se que mesmo com o sistema desativado, os painéis solares não podem ser desligados na presença do Sol, então mesmo assim, alguns cuidados devem ser tomados.


Por exemplo, painéis rachados ou trincados devem ser substituídos, pois podem ter parte dos seus circuitos expostos e durante a manutenção provocar um choque elétrico! Sendo que quando molhados se tornam ainda mais perigosos.


O aterramento também do sistema também deve ser verificado, não é raro encontrar instalações com falhas nesse dispositivo.



Por isso o serviço de limpeza deve ser realizado por profissionais capacitados, com conhecimento em trabalho segura com eletricidade, conhecido como NR10.


A primeira camada de sujeira deve ser retirado por um jato de água de baixa pressão, o limite varia entre os fabricante, por exemplo a Canadian indica pouco menos de 600 psi, já a Risen recomenda cem psi, que corresponde ao jato de uma mangueira.


Como as lavadoras em geral têm mais de mil psi, a utilização desses equipamentos se tornam inapropriados.


Inclusive a Canadian recomenda evitar o método de limpeza com escova rotativa, pois pode levar à formação de micro fissuras.


As mesmas microfissuras que podem ser causadas quando alguém pisa nos painéis! Isso mesmo, aquelas fotos que vemos pela net de pessoas felizes lavando os painéis e pisando sobre eles, está muito errado!



A sujeira que restar após o jato d’água pode ser removida com o uso de escovas, panos e esponja, não condutoras, com cerdas ou tecidos macios e sem o uso de qualquer substância abrasiva.


Por exemplo, se for necessário o uso de detergente, deve ser utilizado os neutros, que em geral é o de cor amarela.


Deve-se evitar molhar os painéis quando estiverem muito quentes, pois grandes diferenças de temperatura entre o painel e da água pode danificá-los.


E em locais onde a água tem alto conteúdo mineral, é recomendado secar o painel Levando em conta esses e outros cuidados, os painéis podem ser limpos com eficiência e segurança, aumentando o rendimento e a vida útil da sua usina.







Comments


bottom of page