top of page

Painéis Solares Funcionam em dias Nublados?

Os painéis solares absorvem energia do sol para gerar eletricidade para residências e empresas.


Dito isto, os painéis solares funcionam em dias nublados, quando o sol está totalmente coberto por nuvens?



E à noite, quando o sol não está em lugar nenhum ou quando os painéis estão cobertos de sujeira?


Vamos explorar as respostas a essas perguntas e aprender mais sobre o uso de painéis solares.


Como Funcionam os Painéis Solares?


Existem dois tipos de sistemas de painéis solares (AC e DC) agrupados para uso doméstico ou comercial.


Sistema de cordas (DC)


O sistema string é o sistema de painel solar mais comumente instalado em todo o mundo.


É composto por um inversor solar central instalado no nível do solo de uma residência ou edifício comercial.


O inversor possui uma tela exibindo as leituras e pode ser conectado a um aplicativo via WiFi.


O aplicativo seria acessível através de vários dispositivos para que você pudesse monitorar o sistema mesmo em locais remotos.


Microssistema (AC)


Este sistema é mais recente e utiliza inversores individuais menores conectados sob cada painel.


Às vezes, um inversor é instalado para cada dois painéis. Embora não possua tela, as informações do sistema podem ser acessadas via WiFi. Por exigir mais componentes para funcionar, possui mais pontos de falha.


Qual é melhor?


Um sistema de string DC será sua melhor opção se você estiver observando o potencial de economia de dinheiro do sistema.


No entanto, um sistema AC seria melhor se você busca eficiência, uma vez que os painéis podem funcionar de forma independente, independentemente de alguns painéis estarem cobertos por sombra.


Por outro lado, os otimizadores DC agora podem permitir que os painéis em sistemas de strings tenham múltiplas orientações.



Além disso, os otimizadores permitem que alguns painéis do sistema de cordas sejam posicionados em áreas sombreadas sem reduzir a eficiência dos outros painéis. Portanto, a escolha do que é melhor depende, em última análise, de você.


O que é um otimizador DC?


É uma tecnologia de conversor DC para DC usada para conectar um ou mais, ou mesmo todos, os painéis de um sistema para que possam operar de forma independente.


Este otimizador é incrivelmente benéfico em áreas sombreadas, pois pode eliminar problemas de sombreamento e aumentar a produção de energia.


Também expande os sistemas de energia solar em casas com telhados de diferentes inclinações.


O que é um microinversor?


É um conversor individual DC para AC instalado em até dois painéis solares. Eles não fornecem telas, mas suas leituras podem ser acessadas por meio de seu telefone ou outros dispositivos com conexão à Internet.


Embora os microinversores tenham as mesmas vantagens que os otimizadores CC, o inversor teria de ser instalado em todos os painéis, ao contrário dos otimizadores que podem ser ligados a painéis individuais.



Os Painéis Solares Ainda Funcionarão Em Dias Nublados E Chuvosos?


Sim. No entanto, é certo que a produção de energia solar será menos eficiente, uma vez que há menos partículas de luz disponíveis. Em dias como este, eles produzirão apenas 10-25% de sua produção normal.


Mas mesmo que a potência seja reduzida, você ainda pode economizar dinheiro sempre que usar a energia gerada pelo seu sistema.


O mesmo se aplica aos dias chuvosos, com o benefício adicional de lavar painéis solares sujos instalados em telhados inclinados.


Então, novamente, não confie na chuva para limpar completamente seus painéis. Lembre-se de que não chove todos os dias e você só pode chover de vez em quando, criando manchas e aglomerados de sujeira nos painéis.


É sempre melhor contratar serviços de limpeza profissionais para garantir que o trabalho seja bem executado.


Os Painéis Solares Funcionam À Noite?


A resposta curta é não; eles não. Como o produto da energia solar depende de partículas de luz, seria impossível gerar um fluxo de eletricidade à noite, uma vez que a lua não possui as qualidades de produção de energia do sol.


A produção seria escassa mesmo se os painéis pudessem gerar energia a partir de outras fontes de luz.


Então, Como As Casas Alimentadas Por Painéis Solares Têm Eletricidade À Noite?


Mesmo que seu sistema não produza energia à noite, eles tendem a produzir energia extra enquanto o sol está alto.



Na verdade, eles são projetados intencionalmente para oferecer mais durante o dia. Para equilibrar e manter o fluxo de eletricidade funcionando mesmo à noite, as pessoas podem usar bancos de baterias solares para armazenar a energia extra ou, em vez disso, usar medição líquida.


Armazenamento de bateria solar


É bom que os sistemas solares sejam projetados para gerar mais energia do que a sua casa necessita durante o dia.


Por isso, o excedente de energia pode ser armazenado em uma bateria solar física e utilizado à noite enquanto os painéis estão em modo de espera. Com esse arranjo, algumas casas podem ficar totalmente fora da rede.


Medição de internet


Você pode armazenar energia excedente por meio de medição líquida se o seu sistema solar não tiver armazenamento de bateria.


Em vez de manter a energia solar extra em uma bateria física, o excedente será exportado para a rede elétrica em troca de créditos a essa energia que serão acumulados em sua conta.


À noite, ao utilizar energia da rede, você pode compensar o custo da energia com seus créditos, diminuindo ou até mesmo cancelando sua conta de luz.


Portanto, quanto mais energia extra seu sistema produzir, mais créditos você poderá coletar.


Os Painéis Solares Funcionarão Com Pouca Luz?


Sim, eles vão. Os painéis solares funcionam permitindo que os fótons (partículas de luz) liberem os elétrons dos átomos.



Em seguida, gerará um fluxo de eletricidade nos painéis solares. Como é necessário apenas um pequeno número de fótons para gerar energia, seu sistema já estará produtivo mesmo antes do sol nascer.


É a mesma razão pela qual seu sistema solar funciona em dias nublados e chuvosos.


No entanto, a eficiência não será a mesma de quando o sol está alto no céu. A produção de energia solar ainda será menor no início da manhã e no final da noite. Mas qualquer energia gerada ainda economiza seu dinheiro.


Os Painéis Solares Funcionam Na Sombra?


Sim, eles fazem. Contudo, os níveis de produção serão significativamente afetados pela hora do dia, pela densidade da sombra, pela duração do período de sombra, pela direção do sol e pela época do ano.


Você pode mitigar problemas de sombreamento removendo obstáculos como aparar, cortar ou realocar uma árvore.


Para resolver o problema de sombreamento, você também pode adicionar otimizadores DC em painéis selecionados.


Mantenha Seus Painéis Solares Limpos Para Obter O Máximo De Benefícios


Você já sabe que os painéis solares não funcionam bem em dias nublados e em áreas sombreadas.


Mas o mesmo se aplica aos painéis sujos. Mesmo que o sol esteja alto e o seu sistema esteja livre de sombra, a sujeira e os detritos acumulados bloquearão diretamente a luz dos seus painéis, reduzindo sua capacidade de coletar e produzir eletricidade.


Portanto, se você deseja garantir que seu sistema esteja em ótimas condições, faça a limpeza regular do painel solar com profissionais de confiança.


Mantemos o seu sistema de energia solar livre de sujidade sem danificar os seus painéis através de uma limpeza profissional, meticulosa e cuidadosa.


Não confie na chuva para fazer a maior parte da limpeza. Em vez disso, mantenha o controle das tarefas de limpeza contratando-nos para fazer o trabalho para você.


Ligue-nos para agendar um serviço de limpeza hoje!



Comentários


bottom of page