top of page

Painéis Solares Fotovoltaicos, Chuva e Inundações: Dicas importantes da Limpa Solar

Inundações e chuvas fortes podem derrubar postes e outras infraestruturas elétricas, muitas vezes causando interrupções de energia por longos períodos de tempo.



Como um provedor em expansão de energia resiliente, é importante entender se e como os painéis solares e os sistemas de energia solar resistem a inundações e chuvas fortes.


Painéis solares e inundações


A maioria dos sistemas de energia solar residenciais e pequenos comerciais são instalações em telhados, o que é uma boa notícia se você estiver preocupado com os danos causados ​​pelas enchentes .


No caso de uma enchente que não atinja o telhado de sua casa, seu sistema de energia solar continuará a funcionar enquanto os sistemas de fiação de sua casa ainda estiverem intactos – isso inclui fiação como inversores solares e sua caixa de disjuntor que pode estar em o nível do solo (ou mesmo em seu porão).


Se sua vizinhança perder energia devido a danos de inundação na rede local, você ainda poderá produzir energia a partir dos painéis do telhado se tiver uma bateria doméstica para enviar eletricidade e um inversor com capacidade de ilhamento.


Se o seu telhado, toldo ou cobertura ficar submerso e danificado durante um evento climático extremo – como um furacão ou tsunami – seus painéis solares provavelmente terão o mesmo destino.



No entanto, isso não significa necessariamente que seus painéis serão permanentemente danificados.


Entre a moldura de alumínio, a caixa de vidro e o painel traseiro selado a vácuo, muitos painéis solares de alta qualidade podem sair de grandes enchentes sem nenhum dano causado pela água.


Isso não quer dizer que o seu sistema de painel solar como um todo continuará a operar normalmente após uma inundação extrema; como acontece com qualquer fiação elétrica, o painel da sua casa e os sistemas de fiação do inversor podem estar inundados ou danificados de outra forma.


Se você passar por qualquer tipo de inundação, certifique-se de ter seus sistemas elétricos domésticos examinados para ver se há danos por água.


Após esta verificação uma detetização é recomendada. Seus painéis solares provavelmente serão adequados para a maioria dos eventos de inundação, mas se uma inundação danificar a fiação de sua casa, sua segurança pode estar em risco.


Ambos os sistemas elétricos solares e a fiação geral de sua casa contêm alta voltagem de eletricidade, e você deve consultar um eletricista para garantir que sua casa seja segura após qualquer dano causado por água.



Sistemas solares de inundação e montados no solo


Painéis solares montados no solo são uma história um pouco diferente. Embora os próprios painéis ainda sejam à prova d’água, estar no solo durante uma enchente significa que os painéis solares podem ser arrancados de suas prateleiras ou do solo.


Se você deseja instalar um sistema de energia solar em uma área propensa a inundações, você pode aliviar os riscos potenciais de inundação instalando seu sistema em um ponto alto de sua propriedade e trabalhando com seu instalador para garantir que os sistemas de ancoragem e suporte para o sistema é tão pesado quanto necessário.


Os instaladores solares já consideram os danos de inundação em sistemas montados no solo ao desenvolver suas propostas e projetos – algumas empresas irão projetar sistemas com planos de escoamento de águas pluviais ou tanques de retenção, com componentes sensíveis como inversores ou dispositivos de coleta de dados montados com grande altura do solo.


Painéis solares e chuva forte


Os painéis solares são projetados para permanecer no ambiente externo por mais de 25 anos, e chuvas fortes não são páreo para painéis solares instalados em telhados e no solo.


Os painéis solares são à prova d’água e podem suportar grandes quantidades de água devido à sua construção cuidadosa.



Os sistemas de rack de painéis solares e os próprios painéis são mais do que duráveis ​​o suficiente para resistir até mesmo às tempestades mais fortes sem sofrer danos.


Além de serem fisicamente à prova d’água e de chuva, seus painéis solares ainda podem produzir energia em condições nubladas ou chuvosas.


As condições de sol são ideais para a eficiência do painel solar, mas a produção de energia não para na chuva.


Ondas de luz infravermelha, ultravioleta e visível ainda fazem seu caminho através das nuvens, o que significa que seus painéis não vão parar de produzir eletricidade totalmente, mesmo quando está nublado.


bottom of page