Os perigos de segurança na energia solar fotovoltaica e como evitá-los

Escolha o equipamento correto

Proteger seus funcionários e o sistema fotovoltaico de riscos elétricos exige o cumprimento de práticas seguras de trabalho e a garantia de que seu equipamento seja classificado para suportar esses potenciais riscos.


Isso significa que multímetros, fios de teste e fusíveis devem ser classificados para a aplicação em que você está trabalhando. Aqui estão algumas diretrizes básicas:


Imagem: Divulgação


Equipamento CAT apropriado: escolha um medidor classificado para a categoria de medição apropriada (classificação CAT) ao nível de tensão de sua aplicação.


Seu multímetro deve ser capaz de suportar níveis médios de tensão e picos e transientes de alta tensão que podem causar um choque ou produzir um arco voltaico.


O alicate amperímetro Fluke 376 FC True-RMS é classificado como CAT IV 600 V e CAT III 1000 V, tornando-o adequado para sistemas fotovoltaicos de pequeno, médio e grande porte.


Além disso, este medidor pode testar tensão e corrente CC e CA, o que é útil para aplicações fotovoltaicas.


Ele também é equipado com recursos sem fio Fluke Connect™, para que você possa monitorar as medições de uma distância segura em seu smartphone.


Considerações para alta altitude: equipamentos CAT III e IV devem ser usados para sistemas fotovoltaicos em grandes altitudes porque o ar se torna menos isolante e menos denso à medida que você sobe, o que diminui sua capacidade de resfriamento.


Isso significa que a tensão de ruptura, a tensão mínima que faz com que um isolador se torne eletricamente condutor, diminui com a altitude.


Por exemplo, para uma lacuna de 1 centímetro entre os condutores, a tensão de ruptura seria 30 kV ao nível do mar, 1,2 kV a 15,24 km e 300V a 45,72 km.


Imagem: Divulgação


Cabos de teste de alta qualidade: selecione os cabos de teste com classificação CAT para corresponder ou exceder a classificação CAT do multímetro digital.


Substituições de fusíveis de alta energia: sempre substitua os fusíveis de alta energia por peças de mesma qualidade e classificação de corrente. Esses fusíveis são projetados para manter a energia gerada por um curto-circuito elétrico contido dentro do compartimento do fusível.


Eles salvam vidas e nunca devem ser substituídos por fusíveis genéricos mais baratos.

Sondas e acessórios: Use sondas retráteis, tampas da ponta da sonda ou sondas com pontas mais curtas para evitar tocar acidentalmente metal com metal e causar um curto-circuito


Equipamento de proteção pessoal: Use o equipamento de proteção pessoal adequado, incluindo roupas com proteção contra arco, luvas, óculos de segurança, proteção auditiva e calçados de couro, conforme necessário para a tensão em que está trabalhando.


Imagem: Divulgação


A Tabela 130.7 (C) (15) (c) do Padrão NFPA 2018 NFPA 70E identifica uma lista completa de categorias de equipamentos de proteção pessoal e as roupas com classificação de arco apropriadas para cada classificação.


Esses são apenas os destaques de como trabalhar com mais segurança durante a manutenção de sistemas fotovoltaicos.


Certifique-se de seguir todas as normas e regulamentos de segurança relevantes, as instruções dos fabricantes e os procedimentos de segurança da sua empresa ao testar ou fazer a manutenção de equipamentos elétricos.


Fonte: www.limpasolar.com.br