top of page

Os Painéis Solares Podem Ser Reciclados?

Vários estudos mostraram que a energia para fabricar os painéis solares (mineração, fabricação, transporte) é “paga” em cerca de 1 a 2 anos de energia limpa produzida pelo painel solar.



“Assumindo uma vida útil do sistema de 30 anos, os sistemas fotovoltaicos fornecerão um ganho líquido de 26 a 29 anos de geração elétrica livre de poluição e livre de gases de efeito estufa.”

Mesmo após seus 30 anos de pico de eficiência, os painéis solares podem e estão sendo reaproveitados para outros usos em todo o mundo.


Isso não pode ser dito para combustíveis fósseis como carvão, gás e petróleo. Uma vez utilizada e gerada a energia, tudo o que resta é a poluição.


Também com a extração e transporte de gás e petróleo, há um fluxo constante de metano sendo vazado, queimado e liberado na atmosfera e potencial para grandes e prejudiciais derramamentos de óleo.


As mentes questionadoras ainda querem saber, e com razão, o que acontecerá depois de usarmos e reutilizarmos painéis solares por 30 anos ou mais.



Podemos reciclá-los? A resposta é sim!


Mas a questão permanece… vamos reciclá-los? Existe motivação, incentivo ou política que ajude a reciclagem a se tornar uma norma e não um sonho?


Isso faz parte da conversa mais ampla abordada nas Partes 2 e 3 desta série de artigos.


Spoiler: Podemos reciclar painéis solares de forma eficaz, se nós e os “poderosos” escolhermos colocar o planeta acima do lucro.


Parte 1: Como os painéis solares são reciclados?


Um painel solar médio à base de silício em sua casa é feito de:


Vidro, que é 95%-100% reutilizável e compõe aproximadamente 75% dos painéis fotovoltaicos à base de silício.


Alumínio, que é 100% reutilizável e compõe cerca de 6% a 8% do painel fotovoltaico médio.


O plástico, que representa cerca de 10% – pode ser reciclado apenas 2 a 3 vezes


Silício, que representa cerca de 5% – que a té recentemente era difícil de reaproveitar em outro painel solar eficiente.


Com uma vida útil de 30 anos (a menos que sejam reutilizados), os painéis solares precisam ser tratados de uma maneira que se encaixe no propósito original de obter energia solar para começar.


Um círculo completo, solução de energia mais limpa do que os combustíveis fósseis. A energia solar nos economiza dinheiro, mas, como sociedade, precisamos de nossas opções limpas e renováveis ​​para gerar energia para “ir até o fim”.


Não é segredo que em breve muitos painéis solares chegarão ao fim de seu uso.


Como um aluno estudando para uma prova no dia seguinte, esperamos até a última noite para encontrar soluções reais para esse potencial fluxo de resíduos.


Felizmente, já temos processos desenvolvidos para reciclar e reutilizar painéis solares, mas agora estamos nos aproximando rapidamente da necessidade de implementação dessas soluções para fornecer um círculo completo e uma experiência sustentável para nossa comunidade de energia solar.


Nas partes seguintes desta série, discutiremos onde podemos reciclar localmente e como isso realmente se parece .


Discutiremos quais obstáculos ainda estão em nosso caminho, mas podem (e serão!) Superados se desejarmos ser a mudança que queremos ver.


Se você acha que um amigo também gostaria de ler essas informações, compartilhe-as da maneira que puder.



Comments


bottom of page