Os melhores serviços de limpeza de painéis solares

Os painéis solares montados nos telhados das casas acabam por se limpar com a ajudar da água da chuva, sendo que esta remove a maior parte da sujidade, mas nos meses em que não chove, temos que ser nós a tratar dessa limpeza.




Este tipo de equipamentos não tem partes móveis e como tal, uma vida útil de décadas, com recurso a pouca manutenção, sendo que a manutenção necessária é apenas aos painéis solares, de modo a que estes mantenham a mesma eficiência.


A manutenção passa por os manter livres de obstruções e sombras, bem como verificar se não têm danos, e claro, limpar os painéis solares de sujidades.



Isto é válido tanto para painéis solares fotovoltaicos, como painéis solares para aquecimento de águas quentes sanitárias.


Os painéis solares devem ser limpos quando?


Essa decisão é sua... tem que ter em conta que quanto mais sujos estiverem, menos eficazes são.


Assim, poeiras, sujidades, excrementos de pássaros reduzem a eficiência dos painéis solares e como tal, estes devem ser limpos com maior frequência, de modo a tirar o máximo proveito dos mesmos.



O que usar para limpar os painéis solares?


Ao limpar os painéis solares fotovoltaicos, há que ter cuidado que o uso de certos produtos pode danificar os mesmos. Como tal, a maioria dos painéis solares pode ser limpa, recorrendo somente a água, colocada de cima para baixo.


Se precisar de remover alguma sujidade mais entranhada, então o ideal é usar uma escova macia, esponja ou um pano suave.


Isto para não riscar a superfície do painel solar, pois os riscos podem diminuir a eficiência do painel solar, tal como a sujidade.


A limpeza deve ser efetuada com água, enxugando o painel solar, e com os panos, esponjas ou escova, fazer pequenos movimentos circulares para remover a sujidade.


Vale lembrar que esse serviço deve ser feita com profissionais de alta qualidade, justamente para não danificar em nada o funcionamento dos painéis.



O que não deve usar para limpar os painéis solares?


Como referi acima, nem todo o tipo de produtos é ideal para limpar os painéis solares. Assim não deve usar abrasivos, pois os painéis solares têm um revestimento sensível a arranhões, sendo que se esse revestimento sofrer danos, irá diminuir a eficiência do painel, bem como acumular mais sujidade e poeiras…


Caso tenha dúvida quanto aos produtos que se podem usar para limpar os painéis solares, recomendo que fale com um fornecedor da limpasolar.com


Não esqueça ainda de enxaguar abundantemente o painel solar, para remover todas as sujidades, e depois de o limpar, o ideal seria secá-lo com recurso a um pano macio para evitar a acumulação de calcário a partir da água evaporada!


Cuidados a ter ao limpar os painéis solares


Para efetuar a limpeza dos seus painéis solares, deve ter sempre em conta a sua segurança, como tal há que:


Sempre que possível, evitar subir ao telhado, recorra a uma vassoura com cabo extensível, para fazer a limpeza do painel solar.



Se tiver mesmo que subir ao telhado, use uma corda de segurança presa por exemplo à chaminé, assim tem um ponto de segurança caso escorregue.


Leia sempre as instruções de manutenção do painel solar, para saber o que podem ou não limpar e com que produtos.


A limpeza do painel solar não deve ser realizada nas horas de maior calor, pois nessa altura estão demasiado quentes, sendo que a água fria pode danificar o painel, devido à diferença de temperatura.


Vídeo – Como limpar painéis solares de forma fácil e prática



A limpasolar.com trabalha com os fabricantes de painéis para obter a aprovação de sua lavagem para uso sem anular quaisquer garantias.


Todos os produtos da limpezasolar.com é seguro para uso em seus painéis. Ele pode ser adquirido por meio do nosso site www.limpasolar.com.br



Central de atendimento:

WhatsApp: +55 (31) 97329-5479

www.limpasolar.com.br




5 visualizações0 comentário