top of page

Orientação Sobre Trabalho em Altura Para Limpeza de Painéis Solares Residenciais

Os riscos do trabalho em altura específicos para a limpeza de painéis solares residenciais, o que a Limpa Solar tem a dizer sobre o trabalho em altura, a Hierarquia de proteção contra quedas, o que isso tem a ver com os limpadores de painéis solares.


A orientação 1 é : Elimine a necessidade de trabalho em altura sempre que possível e por que a limpeza do nível do solo deve ser a opção obrigatória em todos os trabalhos.


Etapa 2 é: Quais controles de engenharia podem ser usados ​​para reduzir trabalhos em altura?



Os controles de engenharia são aqueles incorporados ao projeto do edifício, equipamentos, materiais ou outros aspectos do ambiente de trabalho.


Estes podem assumir a forma de guarda-corpos fixos ou estacionários. Estes são preferíveis, pois não dependem de um trabalhador sendo treinado e usando um arnês ou outra forma de proteção contra quedas.


Outros exemplos de controles de engenharia podem ser coberturas de clarabóias para evitar uma queda através de uma claraboia, andaimes fixos ou suspensos ou plataformas de trabalho elevadas móveis (PEMTs).


Controles de engenharia devem ser usados ​​sempre que possível. No entanto, grades de proteção e coberturas de clarabóias não serão instaladas nas residências.


No entanto, técnicas de proteção contra quedas para limpeza de painéis solares em propriedades residenciais estão disponíveis e sempre devem ser usadas.


A limpeza do painel solar residencial nunca deve ser tentada em um telhado aberto sem um plano de proteção contra quedas e sem o uso de EPI adequado, especificamente um arnês de corpo inteiro e cordão ou sistema de corda.


Onde os painéis solares residenciais não podem ser alcançados a partir do nível do solo, quais opções devem ser consideradas?



Use uma escada com estrutura em A. Se o seu poste alimentado por água tiver comprimento suficiente para alcançar os painéis solares, mas o ângulo errado, uma escada em forma de A posicionada no nível do solo pode ajudar na limpeza dos painéis solares ajustando o ângulo do poste.


Desde que o trabalhador em altura na escada não tenha mais de 4 pés , este é um método de trabalho seguro.


Use uma MEWP. A limpeza de painéis solares de uma MEWP geralmente é possível se os painéis estiverem localizados na frente ou na lateral da propriedade.


Esta opção deve ser avaliada antes de decidir usar escadas de acordo com a Hierarquia de Controle.


Use andaimes de torre. O andaime de torre pode ser usado para limpar painéis solares na parte traseira ou nas laterais de propriedades residenciais que uma MEWP não pode acessar.


Use escadas seguras com um plano de proteção contra quedas. As escadas devem ser usadas apenas como último recurso para acessar um telhado.


Eles devem ser fixados ao edifício. Um plano de proteção contra quedas deve estar em vigor e os trabalhadores devem ser presos ao telhado de alguma forma para evitar uma queda ou garantir que não se machuquem em caso de queda.


Se isso não puder ser garantido, a limpeza não deve prosseguir.


Pode-se perguntar 'E quanto ao custo adicional de uma MEWP ou andaime?' O custo adicional não é discutido ou levado em consideração pela Hierarquia de Risco.



O custo para se manter seguro durante o trabalho é considerado irrelevante. Os custos de aluguel de MEWP ou andaimes são surpreendentemente compreendidos pelos proprietários de residências quando os riscos de caminhar sobre telhados, responsabilidades de seguro e reclamações caso ocorra um acidente são explicados a eles de maneira clara.


Os proprietários geralmente aceitam os custos adicionais de acesso, entendendo que você deseja trabalhar de maneira segura enquanto estiver em sua propriedade.


Se o proprietário não quiser cobrir o custo para deixá-lo seguro enquanto estiver em sua propriedade, você ainda quer trabalhar para eles?


Somente após uma avaliação de que os painéis solares não podem ser limpos do solo, por uma MEWP ou andaime, somente então as escadas de extensão devem ser usadas para acessar fisicamente o telhado.


As escadas de extensão ficam bem na parte inferior da Hierarquia de Risco. O acesso por escada a um telhado é a forma de acesso mais perigosa.


Só porque as escadas costumam ser a maneira mais rápida e barata de acessar um telhado, não significa que elas devam ser a escolha automática de acesso.


No entanto, é fundamental saber no caso da limpeza do painel solar, o seguinte:


Somente escadas com guardas laterais não condutivas devem ser usadas para acessar telhados onde existam painéis solares.


Existe o risco de eletrocussão dos painéis solares e o trabalhador e as escadas estão expostos a esse risco, caso entrem em contato com o painel solar.



As escadas devem ser estendidas mais de 3 pés (0,9 m) acima do nível de acesso para permitir barras de apoio verticais ou horizontais.


As escadas devem ser fixas e seguras em todos os momentos quando em uso.


Etapa 3: Quais controles administrativos podem reduzir o risco?


Controles administrativos são aquelas políticas feitas por você ou sua empresa para mantê-lo seguro durante o trabalho.


Específicos para a limpeza de painéis solares, eles incluiriam treinamento de conscientização de segurança para limpeza de painéis solares, treinamento e procedimentos de trabalho em altura, práticas de trabalho seguras, procedimentos de resgate de emergência, controle de zonas de acesso para que pedestres não possam entrar em seu espaço de trabalho, etc.


Etapa 4: Qual equipamento de proteção individual (EPI) deve ser usado?

Existem inúmeras formas de EPI necessárias para limpar com segurança os painéis solares.


Neste artigo, discutiremos apenas aqueles relevantes para o trabalho em altura em propriedades residenciais.


Guarda-corpos, restrições de viagem e redes de segurança não estarão presentes em uma propriedade residencial.


Portanto, tudo gira em torno de um robusto sistema de proteção contra quedas. Os sistemas de proteção contra quedas tentam, em primeiro lugar, evitar que ocorra uma queda.



Caso ocorra uma queda, o plano de proteção contra quedas garantirá que um trabalhador não atinja o solo ou o nível abaixo.


Eles seguram o trabalhador em caso de queda. Os sistemas de proteção contra quedas devem ser cuidadosamente planejados, projetados e instalados de modo que não permitam que um trabalhador caia e “caia no fundo” ou se machuque na queda.


Os planos de proteção contra quedas são compostos de dois componentes, teórico e prático.


Em primeiro lugar, deve haver um plano de proteção contra quedas por escrito para explicar como você pretende acessar e trabalhar com segurança em um telhado.


Isso incluirá o planejamento de rotas e mangueiras para garantir que não ocorra nenhum deslizamento ou tropeço.


Também deve ser dada atenção para garantir que o trabalhador não esteja trabalhando em ladrilhos molhados. Muitas vezes, isso pode ser alcançado limpando os painéis solares por cima.


Em segundo lugar, você deve ter o treinamento correto e o equipamento necessário para executar seu plano.


O treinamento pode vir na forma de treinamento com corda e/ou arnês. O equipamento incluirá corda e/ou arreios e talabartes e um capacete com tira para o queixo.



Uma tira de queixo é essencial ao trabalhar em altura, para evitar que o chapéu caia da cabeça em caso de queda.


Use este mapa de decisão para ajudá-lo a fazer as escolhas certas ao limpar painéis solares em propriedades residenciais


Cair de altura durante a limpeza do painel solar é um risco frequente e potencialmente fatal.


Outras orientações de saúde e segurança específicas do país devem ser seguidas por todos, incluindo comerciantes individuais e sempre exigem treinamento específico da indústria.


Crie um Plano de Proteção Contra Quedas por escrito e siga-o


Lembre-se, as escadas só devem ser usadas para acessar um telhado como último recurso, independentemente do custo.



bottom of page