top of page

Orientação sobre limpeza de painel solar residencial para trabalho em altura

A limpeza de painéis solares residenciais tem o potencial de exigir muito trabalho em altura.


Quanto mais trabalho em altura você fizer, maior será a chance de uma queda de altura.


Rapaz fazendo trabalho em altura sem proteção nenhuma


Os pesquisadores descobriram que 54% dos trabalhadores envolvidos em um acidente fatal não tinham acesso a um sistema pessoal de prevenção de quedas.


Outros 23% tiveram acesso a um sistema pessoal de prevenção de quedas, mas não o usaram.


Além disso, se dermos uma olhada nas violações de segurança, o 'Dever de proteção contra quedas' para a construção é o padrão mais citado por 10 anos consecutivos.


Do que podemos deduzir que muitos locais de trabalho não possuem proteção contra quedas ou não estão usando seus equipamentos de proteção contra quedas adequadamente.


Essas estatísticas mostram claramente que há muito a ganhar no campo do uso de proteção contra quedas, especialmente para a indústria de limpeza de painéis solares.

Práticas inseguras de limpeza de painéis solares como essa são comuns


Aqui discutimos legislação e orientação para trabalho em altura e como isso afeta o braço residencial da indústria de limpeza de painéis solares.



Legislação de Saúde e Segurança do Trabalho em Altura


A organização de saúde e segurança tem inúmeras orientações para o trabalho em altura.


Estes são frequentemente citados como referindo-se ao cenário


Empregador/empregado', não para comerciantes individuais. Em outros países, o Executivo de Saúde e Segurança (HSE) pode emitir multas e até penas de prisão para comerciantes individuais que violarem os códigos de saúde e segurança.


Independentemente da legalidade e do risco de multas, os riscos do trabalho em altura são maiores para os trabalhadores solitários.


Pode não haver ninguém ciente de uma queda e ninguém por perto para ajudar, caso ocorra uma queda.


Pode não haver ninguém por perto para ajudá-lo se você ficar preso ou pendurado após uma queda.


Pior ainda, se a queda o incapacitar por causa de ossos quebrados ou se você estiver inconsciente, a ajuda de que você precisa é ainda maior se estiver trabalhando sozinho.


Portanto, embora os regulamentos só pode ser aplicados por lei a empregadores e funcionários, os princípios que regem o trabalho solitário e o trabalho em altura ainda prevalecem, mesmo para empresários individuais.



Os efeitos da gravidade afetam a todos da mesma forma e o efeito de uma queda ainda deve ser levado em consideração durante o trabalho.



A Limpa Solar diz muito sobre o trabalho em altura. Outros órgãos de saúde e segurança, fornecem orientações extremamente semelhantes às descritas abaixo.


Qualquer pessoa 'em uma superfície de trabalho com um lado desprotegido ou borda que esteja 4 pés (1,2 m) ou mais acima de um nível inferior está protegida contra queda por um ou mais dos a seguir:


28(b)(1)(i)(A) ​​– Sistemas de guarda-corpo;

28(b)(1)(i)(B) – Sistemas de rede de segurança; ou

28(b)(1)(i)(C) – Sistemas pessoais de proteção contra quedas, como trava-queda pessoal, restrição de deslocamento ou sistemas de posicionamento.

28(b)(1)(ii) – Quando o empregador puder demonstrar que não é viável ou cria um risco maior usar guarda-corpo, rede de segurança ou sistemas de proteção individual contra quedas em telhados residenciais, o empregador deve desenvolver e implementar um sistema anti-queda plano de proteção que atenda aos requisitos de 29 CFR 1926.502(k) e treinamento que atenda aos requisitos de 29 CFR 1926.503(a) e (c).


A orientação da Limpa Solar também é igualmente clara em relação ao trabalho feito no nível do telhado ao lidar com a distância das bordas de um telhado:


28(b)(13)(i) – Quando o trabalho é executado a menos de 6 pés (1,6 m) da borda do telhado, o empregador deve garantir que cada funcionário esteja protegido contra quedas por um sistema de guarda-corpo, sistema de rede de segurança, sistema de restrição de deslocamento , ou sistema anti-queda pessoal.


28(b)(13)(ii) – Quando o trabalho é realizado a pelo menos 6 pés (1,6 m), mas menos de 15 pés (4,6 m) da borda do telhado, o empregador deve garantir que cada funcionário esteja protegido contra quedas usando um sistema de guarda-corpo, sistema de rede de segurança, sistema de restrição de deslocamento ou sistema pessoal de prevenção de quedas.


O empregador pode usar uma área designada ao realizar trabalho que seja infrequente e temporário.



28(b)(13)(iii) – Quando o trabalho é executado a 15 pés (4,6 m) ou mais da borda do telhado, o empregador deve:


28(b)(13)(iii)(A) ​​– Proteja cada funcionário contra quedas por meio de um sistema de guarda-corpo, sistema de rede de segurança, sistema de restrição de deslocamento ou sistema pessoal de proteção contra quedas ou uma área designada.


O empregador não é obrigado a fornecer proteção contra quedas, desde que o trabalho seja esporádico e temporário;


28(b)(13)(iii)(B) – Implemente e faça cumprir uma regra de trabalho que proíba os funcionários de irem a menos de 15 pés (4,6 m) da borda do telhado sem usar proteção contra quedas de acordo com os parágrafos (b)(13)( i) e (ii) desta seção.


Para resumir, o Diretor da Limpa Solar afirma que, se um trabalhador estiver trabalhando a mais de 4 pés acima de um nível inferior e a menos de 15 pés de uma borda do telhado, a proteção contra quedas deve ser implementada.


O que é a 'Hierarquia de controle'?


A hierarquia de controle avalia o risco de trabalho em altura e encoraja a considerar como reduzir o risco de trabalho em altura em propriedades residenciais.



Passo Um: Elimine o trabalho em altura, se possível.


No caso da limpeza do painel solar, postes de 45'-60' estão disponíveis comercialmente para alcançar os painéis solares a partir do nível do solo e fornecer uma limpeza eficaz.


Este é o caso de áreas empoeiradas, bem como áreas mais urbanas onde a película de trânsito pode ser a razão pela qual os painéis estão sujos.


Onde a inclinação do telhado da casa permitir a limpeza a partir do nível do solo, esta deve ser a técnica de limpeza escolhida.


A orientação da Limpa Solar não pode cobrir todas as eventualidades em todos os segmentos de todos os setores.



No entanto a Limpa Solar exlarece o seguinte: “Usar um dispositivo que permite que o material seja manuseado de um local seguro (por exemplo, um poste estendido para alcançar áreas mais altas em vez de usar escadas).”


Assim como a limpeza de janelas, a limpeza de painéis solares definitivamente se encaixa nessa categoria. Muitos painéis solares podem e devem ser limpos do nível do solo sempre que possível.


bottom of page