O que os proprietários devem saber sobre a limpeza do painel solar

O aparecimento de qualquer substância desconhecida em seus painéis solares pode ser motivo de preocupação.


Um de nossos clientes recentemente nos contatou sobre uma camada de pó branco que eles viram em seus painéis.


Nosso exame revelou que o culpado era o pólen que se acumulou nos painéis solares, então não havia motivo para pânico, pois os painéis ainda estavam produzindo energia, eles só precisavam de uma boa limpeza.


Imagem: limpezasolar.com


Sugerimos que eles pudessem começar pulverizando o pólen usando uma mangueira de água para limpar os painéis. Em seguida, recomendamos que eles se inscrevam em um serviço completo de limpeza de painéis pelo menos uma vez por ano.


Isso evitaria o acúmulo no futuro e garantiria a máxima eficiência e economia de seu sistema de energia solar.


As preocupações deste proprietário nos fizeram pensar sobre o tipo de perguntas sobre limpeza de painel solar que a maioria dos proprietários tem:


Os painéis solares precisam de limpeza?


Quais tarefas de limpeza de energia solar você pode fazer por conta própria?


Quando você deve contratar uma empresa de limpeza profissional para limpar seus painéis solares?


A limpeza de seus painéis solares melhorará seu desempenho?


Este artigo responderá a todas as suas dúvidas sobre essas e outras perguntas.


Quais são as causas de painéis solares sujos?


Você precisa lubrificar, manter e limpar seu carro para que ele funcione com mais eficiência. Outros querem que as janelas de suas casas sejam cristalinas e livres de sujeira para que possam apreciar a vista de sua propriedade.


Por muitas das mesmas razões, seus painéis solares também precisam de limpeza. Folhas acumuladas, excrementos de pássaros e outros detritos podem bloquear uma quantidade significativa dos raios solares, reduzindo a eficiência do seu sistema.


Excrementos de pássaros


Todos nós amamos as árvores, pois elas embelezam e refrescam nossa propriedade. Mas os pássaros também os amam para nidificação ou locais de resfriamento.


Se os galhos estiverem pendurados no painel solar, você deve estar preparado para fazer uma limpeza extra.


Imagem: limpezasolar.com


Excrementos de pássaros tendem a ser mais notórios do que poeira, folhas e pólen, especialmente se endurecerem e grudarem nos painéis.


Os detritos acumulados das aves podem bloquear significativamente a luz do sol, e é mais difícil removê-los apenas borrifando seus painéis com água.


Felizmente, existem produtos e serviços que podem indicar se os excrementos de pássaros afetam o fluxo atual em seu sistema de energia solar.


Os microinversores ajudam nisso, pois a tecnologia permite que você veja quando um único painel está gerando menos eletricidade devido a bloqueios ou detritos.


Pólen e folhas


O pólen evoluiu para um material pegajoso que não se dissolve na água. Como resultado, pode ser mais difícil de limpar, pois não é simplesmente soprado pelo vento.


Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


Se você mora perto de fazendas ou áreas com muita vegetação, espere que agentes de polinização como vento, insetos e pássaros zaque carregam pólen passem por seus painéis e joguem um pouco sobre eles.


Na verdade, o tempo ventoso tem mais probabilidade de soprar pólen em seus painéis em primeiro lugar, em vez de expulsá-lo.


Você também pode precisar lidar com folhas caindo em seus painéis, especialmente se suas árvores forem decíduas, o que significa que elas perdem suas folhas a cada ano no outono.


Enquanto as folhas secas simplesmente voam com o vento, as folhas molhadas normalmente grudam nos painéis, pois a chuva forte pode agir como cola.


Poeira e sujeira


Poeira e sujeira são inimigos comuns dos sistemas de energia solar, e seus efeitos vão além do acúmulo de sujeira.


Imagem: limpezasolar.com

É verdade que os raios do sol ainda podem passar por uma fina camada de poeira, e o vento ou a água da chuva podem rapidamente varrer a maior parte dela.


Mas se o seu painel fotovoltaico estiver localizado perto de áreas mais empoeiradas, como fazendas, estradas principais, fábricas de cimento e pedreiras, a história muda.


Seus painéis solares precisarão de atenção especial e limpeza frequente, pois precisam lidar com muito mais poeira e sujeira.


Água


Agora, você pode estar pensando: “Espere. Você disse a esse cliente para usar água para limpar seus painéis. Por que está na lista?”


Pergunta justa! A questão tem a ver com o acúmulo de água de limpeza ou de chuva em painéis solares horizontais.


Imagem: limpezasolar.com


Além de simplesmente reduzir sua geração de energia solar, a camada de água pode deixar um resíduo lamacento após a evaporação, necessitando de uma limpeza mais frequente.


Os painéis solares precisam de limpeza?


Como qualquer coisa que fica do lado de fora todos os dias e noites, os painéis solares acabam acumulando sujeira. Mas a frequência com que você pode lavar seus painéis depende de vários fatores, incluindo:


Projeto de sistema

Ângulo(s) de instalação

Tamanho/número de painéis

Localização

Tipos de sujeira

Clima

Duração entre limpezas completas

Então, os painéis solares precisam de limpeza? Nossa resposta definitiva vem em três partes:


Resposta nº 1: Sim, e você pode fazer isso sozinho

Excrementos de pássaros e outros agentes de sujeira podem afetar o desempenho do seu painel solar, especialmente se seus painéis estiverem realmente na horizontal no telhado.


É aí que a lavagem dos painéis se torna importante, embora não precise ser uma limpeza completa ou rotineira em muitos casos.


Imagem: limpezasolar.com


Como sugerimos ao cliente com o pó branco em seus painéis, limpar seus painéis solares geralmente é uma tarefa relativamente fácil.


Tudo o que você precisa fazer é pulverizar os painéis com água de pressão média de uma mangueira de jardim bem inclinada enquanto está no chão.


Se você deseja um poder de limpeza extra, um rodo de cabo longo ou uma escova macia e um bocal de mangueira de pressão média podem fazer maravilhas.


Com o bico, direcionar o spray ficará mais fácil. Em seguida, você limpará a água usando o rodo para obter a máxima produção de eletricidade.


Essa abordagem fornece ainda mais poder de limpeza, mas depende do ângulo do telhado, da altura do telhado e da colocação do painel, porque nem todos conseguirão alcançar o telhado, mesmo com uma alça longa.


Imagem: limpezasolar.com


Resposta nº 2: Sim, mas você não precisa fazer nada

Manter seus painéis é essencial, mas você não precisa limpá-los com a frequência que a maioria das pessoas pensa.


Você pode precisar remover o acúmulo ocasional de folhas, excrementos de pássaros e outros detritos para maximizar a quantidade de exposição à luz solar que seus painéis recebem.


Qualquer vento e chuva regulares normalmente varrem a maior parte da sujeira, por isso é melhor deixar a natureza seguir seu curso e fazer apenas uma limpeza completa a cada ano para maximizar a produção de energia.


Quando se trata de fazer qualquer limpeza e manutenção completa, é melhor contratar um profissional com o conhecimento e as ferramentas para fazer o trabalho com segurança e corretamente na primeira vez.


A limpezasolar.com cuidará de suas necessidades de limpeza anual e de qualquer limpeza profunda que seus painéis solares possam precisar sem que você precise levantar um dedo.


Resposta nº 3:

Pesquisadores da Universidade da Califórnia deixaram painéis solares em um telhado por 145 dias sem limpeza. Suas descobertas? A eficiência de geração de energia dos painéis caiu 7,4%.


Imagem: limpezasolar.com


Pode surpreendê-lo que a eficiência de seus painéis solares possa permanecer intacta por um longo período, considerando toda essa exposição a detritos, poeira, calor e água da chuva. Mas você pode confiar em seus painéis para suportar o desgaste regular dos elementos.


Você ainda precisa estar atento a quaisquer problemas estruturais óbvios com os painéis, suportes e coberturas. Se você vir algo errado, você pode entrar em contato com os profissionais de serviço solar licenciados da limpezasolar.com para realizar qualquer tipo de reparo que você possa precisar.


A limpeza dos painéis solares pode melhorar o desempenho dos sistemas fotovoltaicos?


Como vimos até agora, a resposta curta é: "O impacto dos painéis solares sujos na produção de energia solar depende de vários fatores". Mas estamos interessados ​​na resposta longa, certo? Vamos nos aprofundar um pouco na ciência e na matemática: