top of page

O Que os Proprietários de Painéis devem saber sobre a limpeza de Painéis Solares Fotovoltaico

O aparecimento de qualquer substância desconhecida em seus painéis solares pode ser motivo de preocupação.


Um de nossos clientes recentemente nos contatou sobre um pó branco que viu em seus painéis.



O nosso exame revelou que o culpado era o pólen que se tinha acumulado nos painéis solares, pelo que não havia motivo para pânico, pois os painéis ainda produziam energia, apenas necessitavam de uma boa limpeza.


Sugerimos que eles pudessem começar pulverizando o pólen usando uma mangueira de água para limpar os painéis.


Em seguida, recomendamos que eles se inscrevam em um serviço completo de limpeza de painéis pelo menos uma vez por ano.


Isso impediria o acúmulo no futuro e garantiria a máxima eficiência e economia de seu sistema de energia solar.


As preocupações deste proprietário nos fizeram pensar sobre o tipo de perguntas sobre a limpeza do painel solar que a maioria dos proprietários tem:


Os painéis solares precisam de limpeza?


Quais tarefas de limpeza com energia solar você pode fazer sozinho?


Quando você deve contratar uma empresa de limpeza profissional para limpar seus painéis solares?

A limpeza de seus painéis solares melhorará seu desempenho?


Este artigo responderá a todas as suas dúvidas sobre essas e outras questões.



Imagem: limpasolar.com

Quais são as causas dos painéis solares sujos?


Você precisa lubrificar, manter e limpar seu carro para que funcione com mais eficiência.


Outros querem que as janelas de suas casas sejam cristalinas e livres de sujeira para que possam apreciar a vista de sua propriedade.


Por muitas das mesmas razões, seus painéis solares também precisam de limpeza. Folhas acumuladas, excrementos de pássaros e outros detritos podem bloquear uma quantidade significativa de raios solares, reduzindo a eficiência do seu sistema.


Excrementos de pássaros


Todos nós amamos árvores, pois embelezam e refrescam nossa propriedade. Mas os pássaros também os adoram para nidificar ou relaxar.


Se houver galhos pendurados sobre o painel solar, você deve estar preparado para fazer uma limpeza extra.


Excrementos de pássaros tendem a ser mais notórios do que poeira, folhas e pólen, especialmente se endurecerem e grudarem nos painéis.


Os detritos acumulados dos pássaros podem bloquear significativamente a luz do sol e é mais difícil removê-los apenas borrifando os painéis com água.


Felizmente, existem produtos e serviços que podem indicar se os excrementos de pássaros afetam o fluxo atual em seu sistema de energia solar.


Os microinversores ajudam nisso, pois a tecnologia permite que você veja quando um único painel está gerando menos eletricidade devido a bloqueios ou detritos.


Para obter monitoramento em tempo real do seu sistema de energia solar, que pode detectar quedas na produção que podem indicar um problema como excrementos de pássaros em seus painéis solares.



Se um problema for detectado, você receberá um alerta de nossos técnicos sobre a diminuição da produção de seus painéis solares e quais melhorias podem ser feitas.


pólen e folhas


O pólen evoluiu para um material pegajoso que não se dissolve na água. Como resultado, pode ser mais difícil de limpar, pois não é levado pelo vento.


Se você mora perto de fazendas ou áreas com muita vegetação, espere que agentes polinizadores como vento, insetos e pássaros que carregam pólen passem por seus painéis e joguem um pouco sobre eles.


Na verdade, é mais provável que o tempo ventoso sopre o pólen em seus painéis em vez de soprá-lo.


Você também pode precisar lidar com as folhas que caem em seus painéis, especialmente se suas árvores forem decíduas, o que significa que elas perdem suas folhas todos os anos no outono.


Enquanto as folhas secas são levadas pelo vento, as folhas molhadas geralmente grudam nos painéis, pois a chuva forte pode agir como cola.


Poeira e sujeira


Poeira e sujeira são inimigos comuns dos sistemas de energia solar e seus efeitos vão além do acúmulo de sujeira.


É verdade que os raios solares ainda podem passar por uma fina camada de poeira, e o vento ou a água da chuva podem rapidamente varrer a maior parte dela.



Mas se o seu painel fotovoltaico estiver localizado perto de áreas mais empoeiradas, como fazendas, estradas principais, fábricas de cimento e pedreiras, a história muda.


Seus painéis solares precisarão de atenção especial e limpeza frequente, pois precisam lidar com muito mais poeira e sujeira.


Água


Agora, você pode estar pensando: “Espere. Você disse a esse cliente para usar água para limpar seus painéis. Por que está na lista?”


Pergunta justa! A questão tem a ver com a acumulação de água de limpeza ou de chuva em painéis solares horizontais.


Além de simplesmente reduzir a geração de energia solar, a camada de água pode deixar um resíduo lamacento após a evaporação, necessitando de limpeza mais frequente.



Como qualquer coisa que fica do lado de fora todos os dias e noites, os painéis solares acabam acumulando sujeira.


Mas a frequência com que você deve lavar seus painéis depende de vários fatores, incluindo:


Projeto de sistema

Ângulos de instalação

Tamanho/número de painéis

Localização

tipos de sujeira

Clima


Duração entre limpezas completas


Então, os painéis solares precisam de limpeza? Nossa resposta definitiva vem em três partes:


1: Sim, e você pode fazer isso sozinho


Excrementos de pássaros e outros agentes de sujeira podem afetar o desempenho do painel solar, especialmente se os painéis estiverem realmente na horizontal no telhado.


É aí que a lavagem dos painéis se torna importante, embora não precise ser uma limpeza completa ou de rotina em muitos casos.


Como sugerimos ao cliente com o pó branco em seus painéis, limpar seus painéis solares costuma ser uma tarefa relativamente fácil.


Tudo o que você precisa fazer é borrifar os painéis com água de pressão média de uma mangueira de jardim bem inclinada enquanto está no chão.



Se você deseja poder de limpeza extra, um rodo de cabo longo ou uma escova macia e um bocal de mangueira de média pressão podem fazer maravilhas.


Com o bico, o direcionamento do jato ficará mais fácil. Você então limpará a água usando o rodo para produção máxima de eletricidade.


Essa abordagem fornece ainda mais poder de limpeza, mas depende do ângulo do telhado, da altura do telhado e da colocação do painel, porque nem todos conseguirão alcançar o telhado, mesmo com uma alça longa.


nº 2: seus painéis é essencial, mas você não precisa limpá-los com tanta frequência quanto a maioria das pessoas pensa.


Pode ser necessário remover o acúmulo ocasional de folhas, excrementos de pássaros e outros detritos para maximizar a quantidade de exposição à luz solar que seus painéis recebem.


Qualquer vento e chuva regular normalmente varrerão a maior parte da sujeira, por isso é melhor deixar a natureza seguir seu curso e fazer apenas uma limpeza completa a cada ano para maximizar a produção de energia.


Quando se trata de fazer qualquer limpeza e manutenção completa, é melhor contratar um profissional com conhecimento e ferramentas para fazer o trabalho com segurança e corretamente na primeira vez.


Imagem: limpasolar.com

nº 3: a menos que algo realmente ruim aconteça


Pesquisadores da Universidade da Califórnia deixaram painéis solares em um telhado por 145 dias sem limpeza. Suas descobertas? A eficiência de geração de energia dos painéis caiu 7,4%.


Você pode se surpreender com o fato de que a eficiência de seus painéis solares pode permanecer intacta por um longo período, considerando toda essa exposição a detritos, poeira, calor e água da chuva.



Mas você pode confiar em seus painéis para suportar o desgaste regular dos elementos.


As empresas solares empregam apenas as principais tecnologias e habilidades de engenharia ao fabricar seus produtos.


Seus processos de design geralmente levam em conta os efeitos da sujeira, água e pólen do uso diário.


Você ainda precisa estar atento a quaisquer problemas estruturais óbvios com os painéis, suportes e coberturas.


A limpeza de painéis solares pode melhorar o desempenho dos sistemas fotovoltaicos?


Como vimos até agora, a resposta curta é: "O impacto de painéis solares sujos na produção de energia solar depende de vários fatores". Mas estamos interessados ​​na resposta longa, certo? Vamos nos aprofundar um pouco na ciência e na matemática:



Um experimento envolvendo painéis solares em um telhado de baixa inclinação buscou a diferença na produção de energia antes e depois de uma limpeza completa.


Os pesquisadores encontraram um aumento médio de 3,5% na produção de energia (a quantidade de energia produzida ao longo do tempo) após a limpeza dos painéis com um pano macio e água.


A implicação aqui é que o aumento do rendimento energético foi baixo, apesar da grande quantidade de acúmulo de sujeira.


As coisas ficaram interessantes quando uma forte chuva fez o trabalho de limpeza. O desempenho médio aumentou apenas 1,9% depois que a água da chuva atingiu os painéis sujos.


O que isso significa? Um bom banho do céu pode cuidar de alguma limpeza, mas não é tão eficaz quanto o equipamento adequado e um pouco de graxa de cotovelo.


Você pode querer verificar quanto seus painéis solares sujos estão custando em termos de geração de energia.


Aqui está uma fórmula simples para determinar o valor da limpeza do painel solar:


Produção Anual de Energia (kWh) × Perda de Produção de Painéis Sujos × Custo de Eletricidade por kWh


Por exemplo, se seu sistema residencial de energia solar pode produzir 10.000 kWh de eletricidade por ano e você assume uma perda de produção de 5% devido à sujeira dos painéis e paga $0,20 centavos por kWh pela eletricidade de sua concessionária, sua conta anual o custo da perda de eletricidade de painéis sujos é o seguinte:


10.000 × 0,05 × 0,20 = US$ 100


Uma perda de produção de eletricidade de 5% pode não parecer muito, mas definitivamente pode aumentar e, de repente, você está pagando muito mais à sua concessionária de energia do que deveria.


Compare o valor da perda de eletricidade com o custo dos serviços profissionais de limpeza de painéis solares e você verá como um serviço de limpeza de painel pode se pagar com o tempo.


A ciência de limpar seus painéis solares


Sim, a chuva ajuda a lavar os painéis solares e a manter a sujeira afastada, mas vem com várias desvantagens, que podem levar a problemas perceptíveis de desempenho em painéis posicionados em ângulos baixos:


A água da chuva vem carregada de pólen e sujeira



Ele pode acumular na superfície de seus painéis, especialmente se a superfície de vidro estiver mais baixa que a moldura


Depois de limpá-los, eles perceberam que a produção de energia dos painéis solares da garagem havia dobrado da noite para o dia!


Oito meses depois, eles limparam os mesmos painéis solares e descobriram que a produção havia aumentado 36%.


Então, qual é a nossa conclusão? Todos os painéis solares ainda precisam de limpeza frequente, especialmente se estiverem horizontais ou quase horizontais em seu telhado.


Se o seu estiver inclinado adequadamente, uma quantidade razoável de chuva os deixará limpos, mas uma visita anual agendada dos profissionais da Limpa Solar ajudará na produção geral de energia renovável.


Como posso limpar meus painéis solares?


Limpar seus painéis solares não precisa ser um trabalho extenso ou arriscado. Se você decidiu limpar seus painéis sozinho, o que importa é seguir estas dicas de limpeza para manter você e o sistema solar seguros.


Em caso de dúvida, lembre-se de que você sempre pode chamar os profissionais para fazer o trabalho com segurança e eficiência.



Como alguns instaladores solares se concentram apenas em novas instalações, nem todos oferecem serviços como limpeza de painéis solares. Se for esse o caso, tenha certeza de que a Palmetto ainda pode fornecer qualquer serviço solar e necessidades de manutenção, mesmo que você não tenha adquirido seu sistema de energia solar conosco.


Dicas para limpar meus painéis solares

Antes de começar a limpar seus painéis, você deve ter em mente um ponto crucial: evite a todo custo riscar ou danificar o vidro. Você não quer que sua produção de energia despenque.


Ao limpar painéis solares, você sempre será gentil com eles usando estas dicas e truques de limpeza de painéis solares:


Os modelos de painéis solares não são todos criados da mesma forma. É prudente verificar com o fabricante do seu produto se ele possui instruções específicas para limpeza.


Considere usar uma mangueira de jardim primeiro. Mas se sujeira e sujeira se acumularem em seu equipamento, é hora de uma limpeza completa.



Provavelmente, o único equipamento necessário é um balde com água limpa e morna, um pano macio, detergente e uma escova ou rodo macio.


Escolha uma noite, uma manhã ou um dia frio para fazer a limpeza. Você não quer se queimar com painéis quentes em um dia ensolarado.


Se estiver muito ensolarado, a água com sabão pode evaporar antes que você tenha tempo de limpá-la, o que pode deixar uma mancha ou resíduo que pode reduzir a eficiência de seus painéis.


Evite espirrar água fria em uma superfície de vidro quente. Pode levar a rachaduras devido à contração repentina.


Aplique a água morna e o detergente nas superfícies dos painéis usando um pano macio ou uma esponja. NÃO limpe a fiação por baixo.


Use um rodo para se livrar da água suja


Nunca pise em seus painéis, pois isso pode danificá-los e causar falha prematura.

Evite escovas com cerdas afiadas que podem riscar a superfície do vidro solar.


Se você mora perto de um aeroporto ou de uma rota frequentada por caminhões, espere encontrar algumas manchas oleosas em seus painéis.


Nesse caso, você pode usar um pano e um pouco de álcool isopropílico para removê-los.


Dica profissional: fluidos de limpeza fortes não devem afetar seu investimento caro. Produtos químicos agressivos e líquidos como detergentes para roupas, amônia e ácidos podem reagir ou manchar a superfície do vidro, causando danos e perda de produção de energia.


Com que frequência devo limpar meus painéis solares?




Na maioria dos casos, você só precisa limpar seus painéis solares uma ou duas vezes por ano. Recomendamos agendar sua rotina de limpeza anual durante a primavera. Isso evita o calor do verão e as inclemências do inverno.


No entanto, seus painéis solares podem precisar de atenção extra em alguns locais. Por exemplo, o sudoeste dos Estados Unidos experimenta um acúmulo de sujeira mais significativo por causa da chuva limitada.


Além disso, painéis em residências próximas a aeroportos, fábricas, rodovias e outras fontes de poluição precisarão de limpeza mais frequente.


Inverno e outono são outros casos especiais. A remoção de neve e folhas mais pesadas do que a média pode aumentar significativamente seu desempenho solar.


Nós entendemos - dias de forte nevasca podem deixar qualquer um nervoso com o fato de seu sistema não gerar energia suficiente.


No entanto, a neve em seus painéis de energia solar geralmente derrete rapidamente, graças ao calor criado pelos painéis solares e sua superfície lisa.


A neve em um painel derrete mais rápido do que em um telhado vazio devido à grande diferença de calor entre as duas superfícies.


Mas se a neve estiver demorando mais para derreter e o armazenamento da bateria estiver acabando, você não precisa esperar.



Você pode escovar a neve de seus painéis para que eles voltem a produzir energia imediatamente.


Certifique-se de usar o equipamento certo para evitar danos ao seu investimento e comprometer sua garantia.


Assim, pás, vassouras padrão e outras ferramentas não especializadas não devem chegar perto de seus painéis.


Um ancinho de telhado de neve adequado criado para a tarefa será útil aqui. Eles normalmente custam cerca de US $ 30 a US $ 150.


Posso usar uma lavadora de alta pressão ao limpar meus painéis solares?


Não. De jeito nenhum. A água de alta pressão está entre os maiores inimigos do seu equipamento solar.


Primeiro, a umidade em alta velocidade pode forçar seu caminho através das vedações ao redor das armações e entrar em uma tecnologia vulnerável.


Esses vazamentos de água podem promover a corrosão dos fios finos, o que leva à falha do painel solar e de suas células fotovoltaicas.


Além disso, a superfície do vidro pode quebrar sob alta pressão de água. Ouvimos você perguntar:


"Por que então não vemos danos resultantes de chuvas contínuas batendo no vidro?" Isso porque os painéis são projetados para resistir a horas de chuva forte que cai em uma ampla área de superfície.


Mas lavar os painéis com alta pressão direciona um feixe de água concentrado em um ponto altamente concentrado, o que cria uma chance maior de áreas estressadas que podem rachar.



A sujeira localizada dos painéis O que é Sujeira Localizada? solares ocorre quando materiais como cocô de pássaros, folhas e quaisquer outros bloqueios pesados ​​ficam presos em seus painéis, mas cobrem apenas parte do painel.


Compare isso com a sujeira geral, onde materiais como sujeira e

poeira cobrem toda a superfície do painel.


Quando a chuva e o vento não conseguem remover a sujidade localizada, este tipo de detritos pode obstruir algumas partes do equipamento, originando pontos quentes.


Seu painel é feito de várias células individuais (60 na maioria dos casos). Quando a sujeira localizada impede que a luz solar chegue a uma das células, sua produção de energia cai.


No entanto, a corrente total que flui das células adjacentes pode passar pela afetada. O resultado é o superaquecimento dessa célula, fenômeno que pode causar danos ao painel.


Sim, os painéis solares modernos vêm com vários diodos de bypass embutidos para manter os pontos quentes afastados.


Mas essas áreas extra-sujas ainda podem causar danos ao longo do tempo, o que pode aumentar o custo de manutenção do painel solar.


Você pode facilmente se livrar de qualquer sujeira localizada contratando Palmetto para realizar a limpeza profissional do painel solar quando notar um acúmulo de detritos.



É compreensível querer limpar os painéis solares para maximizar seu desempenho.

É bom prestar atenção ao estado dos seus painéis solares.


Tenha cuidado com a forma como você os limpa.


A limpeza adequada no contexto certo pode melhorar o desempenho de seus painéis solares.


É melhor deixar a limpeza profunda do painel solar para profissionais como Palmetto, que têm o conhecimento, a experiência e o equipamento para fazer o trabalho com segurança na primeira vez.


Se você precisar subir no telhado para limpar a sujeira, o pólen e os excrementos pegajosos dos pássaros. e outros detritos, é sempre melhor deixar esse trabalho para empresas profissionais de serviços solares como Palmetto.


Nossas equipes vêm equipadas com as habilidades adequadas, equipamentos de segurança e ferramentas para fazer o trabalho certo na primeira vez.


Fornecemos manutenção de painel solar superior que garante que seu sistema de energia solar permaneça intacto e gere eletricidade solar para sua casa nos próximos anos.



bottom of page