O que Fazer para ser um Franqueado da Limpa Solar
- Energia Solar Shop Energia Solar Shop

- 23 de abr. de 2024
- 15 min de leitura
Alguma vez já passou pela sua cabeça abrir um negócio próprio?
Montar um negócio não é algo simples, muitas vezes é melhor começar por alguma coisa que esteja em ascensão no mercado, que venha com um modelo pronto e uma fórmula já testada e bem-sucedida.
É possível começar um negócio assim e o nome desse negócio pronto se chama FRANQUIA, a franquia é mais fácil do que abrir um negócio do zero porque você trabalha com algo que já deu certo em outros locais, recebe todo modelo de negócio pronto e só precisa entrar com a ação.
Porque escolher uma franquia de energia solar?
Existem franquias de praticamente tudo, então por que escolher uma franquia de energia solar?
Porque a energia solar é uma fonte de energia renovável e com grande potencial para crescer aqui no Brasil, ainda mais após as crises hídricas que encareceram a conta de luz e deixaram a população de determinadas localidades sem energia elétrica.
Outro apelo é o do consumo consciente e da preservação ambiental, consumir energia solar é muito mais sustentável e lucrativo.
Quais são as vantagens de se ter uma franquia de energia solar?
As vantagens são inúmeras, para começar você terá um modelo de negócio pré-estipulado, perfeito para quem está começando a empreender e não sabe como montar seu negócio.
Imagem: limpasolar.com
Você terá consultoria gratuita, porque os franqueadores prestam informações orientando os novos empreendedores para que eles consigam fazer o seu negócio sobreviver.
A franquia de energia solar é lucrativa?
Com certeza ,é uma franquia lucrativa e que traz muitos benefícios aos clientes.
Sei pouco sobre as instalações de painéis solares? Ainda assim tenho interesse em abrir a franquia, como faço?
Os franqueadores geralmente fornecem o treinamento com tudo que você precisa saber sobre o negócio.
Você mesmo poderá aprender e ensinar aos seus funcionários e contar com o auxílio do franqueador.
Lembre-se de perguntar os detalhes ao franqueador, porque ele deverá incluir essa questão no suporte.
Vou me tornar concorrente das concessionárias de energia elétrica e isso será um problema?
Não, cada uma terá o seu papel a desempenhar. A energia sempre é uma parte solar e outra parte elétrica.
Imagem: limpasolar.com
Claro que isso pode significar perda de faturamento para as concessionárias de energia elétrica, mas a longo prazo elas deixarão para trás os sistemas poluentes e que geram impacto ambiental.
Além do investimento inicial, o que mais eu preciso para manter minha franquia?
Além do investimento você precisará arcar com os custos da franquia e das operações do negócio.
Lembre-se de na hora de montar seu preço de venda incluir esses custos, estude sobre o preço de venda e informe-se com o franqueador.
Se for necessário, você poderá contratar créditos especiais em instituições financeiras para abrir sua franquia.
Por outro lado, seu faturamento poderá chegar a mais de R$ 1 milhão no primeiro ano.
O que é um COF (Circular de oferta de franquia)?
Saiba que os franqueadores de energia solar possuem um documento chamado de Circular de Oferta de Franquia.
Imagem: limpasolar.com
Nesse documento constam todas as condições relacionadas ao uso e operação da franquia. Peça esse documento, leia com atenção e, se tiver dúvidas, não deixe de questioná-lo.
O que é a ABF e porque os franqueadores precisam fazer parte dela?
A ABF é a Associação Brasileira de Franchising, é o órgão responsável por fiscalizar a regularização das franquias no Brasil.
Antes de fechar qualquer negócio de franquia é necessário verificar na ABF se a empresa está regular, se o nome da marca constar lá significa que ela entregou todos os documentos e a prática do franchising pela empresa está de acordo com a legislação.
Como funciona em relação a custos fiscais e trabalhistas?
Cada franquia deve cuidar da sua parte trabalhista e contábil, portanto é importante estar atento e considerar todas as taxas e encargos envolvidos no negócio.
Afinal, descumprir com essa parte poderá trazer grandes problemas ao franqueado e acabar com o negócio.
Imagem: limpasolar.com
No entanto, geralmente há treinamento e orientação para isso, caso necessário o franqueado poderá recorrer a um escritório contábil de sua confiança para tratar desses assuntos.
Posso adquirir uma franquia de energia solar para outra pessoa administrar?
Sim, você pode abrir uma franquia e contratar alguém para administrá-la.
Entretanto, certifique-se de que isso seja o melhor a fazer, escolha a pessoa certa que tenha condições de administrar.
Verifique junto ao franqueador qual o perfil ideal de pessoa para administrar o negócio.
O que é melhor? Franquia de energia solar ou um negócio próprio?
Depende do seu perfil como empreendedor. Se por um lado o investimento inicial na franquia poderá ser maior que ao abrir um negócio próprio, por outro com um negócio próprio você não tem suporte algum e precisará começar do zero.
Muitas pessoas optam por abrir uma franquia porque evita desperdício de tempo criando e desenvolvendo padrões de trabalho.
Para quem eu posso vender o serviço da franquia de energia solar?
Se você adquirir uma franquia de energia solar deverá divulgar sua empresa e contar com o auxílio do franqueador para isso.
Nada melhor do que começar a vender para seus familiares, vizinhos e amigos, porque a energia solar é um bom negócio!
Essa é a fonte energética que mais cresce no mundo, atraindo grandes empresas mesmo durante a pandemia, quando cresceu 70% no país.
É necessária uma busca urgente por fontes renováveis e limpas que não emitam gases, poluam ou prejudiquem a natureza, devido ao aumento irresponsável do uso de fontes não renováveis.
A energia fotovoltaica aparece como uma solução sustentável, trazendo não apenas benefícios ambientais, como também ao bolso de quem usa.
Em uma economia circular, usamos painéis solares para reduzir ao mínimo o uso de matérias-primas e priorizar materiais renováveis em prol do meio ambiente.
Esse novo modelo de consumo abre novas oportunidades de negócio, inclusive para quem deseja entrar para o setor de energia solar.
Por que ser um franqueado em energia solar?
Quem deseja investir em uma franquia, encontra na energia solar uma oportunidade particularmente interessante de entrar para um mercado com grande margem de crescimento no Brasil.
Para se ter uma ideia, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), até 2029 teremos mais de 1,3 milhão de pessoas gerando sua própria energia, a maioria por sistemas fotovoltaicos.
Ainda assim o mercado é pouco explorado, o que abre oportunidades de negócios para quem enxerga à frente.
Por que escolher a Limpa Solar?
A Limpa Solar - Veja o modelo de franquia Limpa Solar ideal para você investir em 2024. A Limpa Solar é a Melhor Empresa do setor Fotovoltaico, a Limpa Solar conta com a confiança de clientes de peso, como Energia Solar Shop.
A empresa atrai clientes não apenas para a limpeza de sistemas fotovoltaicos, mas também para inspeções técnicas, monitoramento e controle.
No Brasil, são mais de 103.700 sistemas conectados à rede, atingindo à marca histórica de 2,4 GW de potência instalada em geração distribuída, abrindo espaço para cada vez mais clientes interessados no serviço.
Por isso, se você deseja fazer parte de um mercado em expansão, a Limpa Solar é maior startup de energia limpa do Brasil, é uma excelente oportunidade de investimento retorno rápido.
Seja Franqueado Limpa Solar
Afinal, quem é que deseja pagar a mais na conta de energia? Quem não ficaria feliz em passar 20 anos pagando apenas a taxa mínima por um investimento feito hoje?
- Se você é um profissional liberal que está cansado de trabalhar e receber pouco e não tem muitos recursos para investir em um negócio do zero;
- Um empregado CLT que está procurando novas formas de empreender para ter o seu próprio negócio e gerir melhor seu tempo;
- Um executivo que está saindo agora do cargo atual e deseja ter o próprio negócio em um mercado com alto crescimento; ou
- Um empresário que deseja mudar de segmento e enxerga na energia solar a oportunidade de aumentar seus rendimentos...
... A Limpa Solar é feita para você
Placas Solares - O que é necessário para investir em uma franquia de energia solar?
Que o mundo passa por transformações radicais, todos nós sabemos! O século XXI não só trouxe o ar definitivo da modernidade e de uma nova geração, como deixou latente que certos recursos naturais não devem ser vistos como recursos infinitos.
A maioria das fontes de onde tiramos os pilares de nossa civilização está se esgotando em uma velocidade nunca antes observada.
Por conta disso, a busca por novas opções de energia vem se intensificando com o acelerar dos anos.
Assim, busca-se, no meio desse emaranhado de recursos finitos, uma fonte limpa e renovável de energia.
Imagem: limpasolar.com
Essa energia, além de, como dito, ser limpa e renovável, vem abrindo as portas para milhares de empreendedores ao redor do mundo, que veem em seu negócio não apenas uma chance de melhorar de vida, mas também uma oportunidade para contribuir com o bem do planeta e o bem da sociedade.
Mas afinal de contas, o que é uma franquia de energia solar?
Como funciona essa energia? Como faço para entrar nesse ramo? Se você deseja saber isso e muito mais, fique com a gente e confira no artigo a seguir o que é necessário para investir em uma franquia de energia solar. Acompanhe!
O que é uma franquia de energia solar?
O que é necessário para investir em uma franquia de energia solar?Uma franquia de energia solar não funciona de forma muito diferente de qualquer outra franquia, a não ser pelo serviço de qualidade ofertado.
Desse modo, esse tipo de franquia está apto a oferecer serviços em diversas etapas e situações em que envolvam direta ou indiretamente a utilização da energia solar.
Evidentemente que não é somente orientando que se trabalha uma franquia de energia solar.
Mesmo oferecendo esse tipo de apoio, seja para clientes receosos ou para orientar a escolha de um equipamento, uma das principais funções de uma franquia de energia solar é justamente a instalação dos sistemas de painéis fotovoltaicos.
Por que abrir uma franquia de energia solar?
O que é necessário para investir em uma franquia de energia solar?
Apesar de não ser nenhum bicho de sete cabeças, você ainda pode se perguntar por qual motivo deveria abrir uma franquia de energia fotovoltaica.
Essa é uma pergunta extremamente válida e, se os motivos supracitados não forem o bastante para convencê-lo a entrar de cabeça no negócio, confira mais 4 razões adiante:
• Um enorme mercado que só tende a crescer
O mercado de energia fotovoltaica é um dos que mais crescem mundo afora. Os motivos são inúmeros: consciência ambiental, fonte limpa e renovável, custos baixos de manutenção, a instalação se paga em um curto período de tempo, autonomia, etc.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a energia solar já está presente em 90% dos municípios brasileiros, representando 1,6 % de toda a matriz energética do país.
Imagem: limpasolar.com
Sendo essa uma das tecnologias que mais se expandem no mundo, investir em energia solar pode ser a escolha certa no momento certo!
• Contas de luz cada vez mais caras
É notório para cada cidadão brasileiro que a conta de luz oriunda dessas matrizes hidrelétricas está em constante aumento.
Não importa a manobra feita no congresso nacional, volte e meia o ambiente sofre com alguma escassez hídrica e lá está de volta a bandeira vermelha.
Hoje, sabe-se que o retorno de um investimento em um sistema de energia solar pode ser pago em cinco anos ou menos, dependendo do quanto aumentará a conta de luz nos próximos anos.
• Energia do futuro
Em nosso país praticamente tudo o que tinha que ser explorado em questão de energia hidrelétrica já foi explorado.
Também é de conhecimento geral que as grandes matrizes eólicas são poucas e bem localizadas ao extremo norte e ao extremo sul do país, regiões onde os ventos são mais abundantes.
Imagem: limpasolar.com
Sendo assim, além da energia solar ser a energia do futuro por conta das questões de renovação é pureza da fonte, também o é por conta da falta de concorrência das outras matrizes energéticas.
• Versatilidade
As placas fotovoltaicas praticamente não ocupam nenhum espaço novo, pois geralmente são instaladas em telhados de residências ou de empresas.
Assim, ocupando-se de um espaço que não teria nenhuma utilidade, a energia solar ganha em versatilidade e otimização do ambiente.
Isso é a independência energética com o mínimo de alteração estrutural.
Mas afinal, o que é necessário para investir em uma franquia de energia solar?
Portanto, agora que você viu a importância da energia solar, das vantagens de utilizá-la e de como o futuro aponta justamente para esse caminho, que tal descobrir de uma vez por todas o que é necessário para abrir uma franquia de energia solar?
Investir em Franquia Solar: Tipos de franquia
Antes de mais nada, você precisa entender que há diversos tipos de franquia e que cada uma possui a sua especificidade.
Imagem: limpasolar.com
Se você deseja entrar nesse negócio, é preciso conhecer cada uma delas e avaliar qual o melhor caminho para o seu investimento.
De modo geral, os seguintes tipos de franquia são os mais adotados e o que mais vemos em funcionamento no Brasil:
• Microfranquia
Comecemos pela micro franquia que é a mais modesta em termos de investimento e por isso tem chamado a atenção de diversos investidores Brasil afora. Esse tipo de franquia conta com um custo inicial que não pode ultrapassar os R$ 86.000.
Além disso, é caracterizada por garantir maior independência e poder de gerenciamento ao franqueado, assim como um grau de retorno considerado rápido.
• Franquia unitária
Sem sombra de dúvida, a franquia mais utilizada por empresários em todo o mundo. Assim, esse tipo de negócio garante exclusividade em determinada área para que um franqueado possa atuar sem concorrência.
• Franquia combinada
Diferentes marcas em um único ponto comercial é a característica fundamental da franquia combinada, na qual o franqueado utiliza-se apenas do ponto comercial para comercializar diversas marcas em sua loja.
• Taxa de franquia
Todas as franquias possuem uma taxa referente ao uso da imagem, treinamentos com o pessoal, capacitação em certos setores, suportes, entre outros quesitos.
Essa é uma taxa padrão e oficializa a adesão do empreendedor à rede de franquias.
• Custos de abertura
Os custos de abertura de uma empresa são os já mencionados custos relativos à regularização do CNPJ do franqueado.
Além disso, nessas taxas também podem ser incluídas o registro na Junta Comercial do Estado em questão.
• Instalação
Toda franquia possui um padrão que deve ser replicado seja qual for a unidade. Desse modo, é de se esperar que haja custos relativos a transferência de visual, instalação de softwares e hardwares próprios da franquia, além de possíveis interferências na estrutura física da loja franqueada com projetos arquitetônicos da própria franquia.
Além disso, há toda uma padronização tanto no atendimento como no modo em que se realizam as instalações dos painéis fotovoltaicos.
Quase informações eu preciso saber antes de investir em uma franquia de energia solar?
De fato, mesmo com todo conteúdo explanado até agora, saiba que ainda existem informações cruciais que você não pode deixar de saber antes de iniciar uma jornada dentro das franquias de energia solar.
É claro que se todos nós pudéssemos já mergulharíamos de cabeça em uma grande franquia para obter grandes retornos e realizar grandes obras.
No entanto, às vezes é melhor caminhar um passo de cada vez do que dar um passo mais largo do que a perna e acabar sofrendo consequências indesejáveis.
Assim, mas o que isso quer dizer afinal? Quer dizer que você deve se certificar se a quantia que você tem em mãos é o suficiente para o tipo de franquia que você quer escolher.
É muito importante relembrar o que já foi dito sobre as taxas de franquia, instalação de softwares e outros equipamentos, além dos famigerados royalties, que devem ser pagos mensalmente ao franqueador.
• Analise a Circular de Oferta de Franquia
A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento exigido para toda e qualquer franquia, nele está todas as condições e termos para o uso da franquia.
Se possível, busque a ajuda de um profissional qualificado para acompanhá-lo nessa leitura e analise do documento.
Portanto, não tenha medo da dúvida; indague e cobre explicações para quaisquer eventuais tópicos obscuros e complexos.
• Certifique-se de que a franquia é idônea
Em todas as ocasiões da vida nós precisamos ter certeza da decisão que iremos tomar. No caso de se investir em uma franquia não é diferente.
Por conta disso, antes de botar a mão no bolso é preciso realizar uma pesquisa minuciosa a respeito da idoneidade da instituição em questão.
• Faça pesquisa de campo
Não existe nada mais confiável sobre o funcionamento de um negócio do que a opinião de quem nele convive diariamente.
Por conta disso, antes de iniciar uma negociação, procure saber a opinião de outros franqueados da franquia da energia solar em questão.
Portanto, é por meio de quem já está no jogo que você pode obter os melhores relatos sobre os negócios e quais são os pontos positivos e negativos da franquia e do próprio setor de energia solar.
• Lembre-se dos custos trabalhistas
Assim, como a franquia fica sob responsabilidade do franqueado, toda questão relativa a legislação trabalhista deve ser resolvida por esse mesmo franqueado.
Como é de se esperar que haja algum corpo de colaboradores em seu negócio, não se esqueça de estar em dia com a Justiça do Trabalho, pois entraves como esse podem colocar a dedicação e o sonho de anos de qualquer um abaixo em questão de segundos.
Além disso, como se trata de um trabalho que exige certa dedicação do colaborador, os equipamentos de segurança também o são indispensáveis para a livre e segura atuação dos funcionários da franquia.
Também se faz importante lembrar que todos esses equipamentos ficam a cargo do empregador franqueado.
Portanto, se você, gostou do artigo de hoje e deseja se aprofundar ainda mais? Que tal entrar em nosso site e ficar por dentro desse e de diversos outros assuntos ligados a energia solar, limpa e renovável?
Não há dúvidas que vivemos um período de transição no que diz respeito à utilização de energia pela indústria e pelo mercado.
Com o surgimento e a expansão do mercado de energia renovável, os setores mais lucrativos têm agora opções para economizar e ainda investir em franquia solar e também em responsabilidade ambiental.
Por isso, o setor de franquia para energia solar fotovoltaica também está em grande expansão.
Existem grandes expectativas para que o franchising cresça ainda mais nos próximos anos, desenvolvendo uma verdadeira revolução em energia.
Vamos mostrar então 8 coisas que você precisa saber sobre esse investimento em franquias de energia solar.
1. A energia solar leva uma enorme economia para as empresas
8 coisas que você precisa saber sobre esse investimento.
Muito se fala sobre a economia que os sistemas de energia solar geram para residências e indústrias.
Normalmente, as pessoas não duvidam disso, mas elas não fazem ideia do impacto que essa redução pode causar em uma empresa de médio ou grande porte.
Por isso, a principal razão para a adoção da energia solar é a economia de custos. Ela é maior do que se pode imaginar, pois os sistemas fotovoltaicos produzem energia imediatamente após o fim do projeto.
Ou seja, no primeiro mês de operação já é possível ter a economia nas contas da luz.
2. Franquias têm mais chance de prosperar
Franquia de energia solar: 8 coisas que você precisa saber sobre esse investimentoSegundo o Sebrae, 23% das empresas brasileiras vão à falência logo no segundo ano de funcionamento.
É um dado que preocupa grande parte dos empreendedores que desejam começar um negócio.
A razão para isso é a capacidade maior que as franquias têm de se manterem competitivas.
Ela já possui um modelo de negócios, uma marca consolidada, um processo, um produto, um sistema de trabalho… Ou seja, ter uma franquia é ter mais chances de sucesso do que tentar abrir um negócio do zero.
3. O franchising cresce mesmo na crise
Além das pessoas que naturalmente querem começar negócios novos com a garantia do modelo pronto, há diversos profissionais capacitados no mercado.
Muitos deles, inclusive executivos de alto escalão, foram demitidos pelo corte de custos.
Com mais mão de obra à disposição das franquias, mais trabalho sendo executado e, por consequência, mais lucro.
É por essa razão que em 2020, mesmo em plena pandemia, o setor cresceu 45% no primeiro semestre.
4. O mercado está em expansão
Vamos seguir na esteira do tópico anterior, onde mencionamos um dado fundamental para entender o crescimento desse mercado.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia solar Fotovoltaica (ABSOLAR) foram 255 mil sistemas instalados e conectados em 2020.
Ou seja, a crise global pandêmica afetou pouco o setor de energia solar. Pelo contrário, ela evidenciou para os negócios a importância de ter redução de custos com energia renovável.
A esperança é que até 2024 mais de 886 mil consumidores estejam utilizando sistemas de energia fotovoltaica.
5. O faturamento só cresce
Em virtude dessa grande oferta de projetos de energia fotovoltaica, os setores privados e públicos planejam projetos de mudança.
Escolas, hospitais, prédios, empresas públicas e privadas, todos seguem um rumo de mudança, que ocasionará também uma maior demanda por projetos.
6. Rápido retorno do investimento
Como já ficou claro, o setor de energia solar é um dos que oferecem caminhos mais seguros para expansão e lucro.
Crescendo numa média de 200% ao ano no Brasil, ele dá muitos motivos para qualquer um investir de fato no negócio.
O retorno ao investir em franquia solar é bastante alto se o investidor tem a estratégia correta.
O franqueador também oferece benefícios para o franqueado além da marca estabelecida e uma fatia desse mercado.
Há a rede de distribuição, outros produtos e serviços, além de orientações e treinamentos para a empresa.
Imagem: limpasolar.com
Além disso, a relação entre franqueador e franqueado tende a ser bastante forte, uma vez que o franqueado representa uma marca, e por isso o franqueado tem interesse em manter uma boa conexão.
Por essa razão o negócio de franquias de energia solar é promissor e a chance de sucesso é bastante alta.
7. Lei das Franquias
Outra razão para o crescimento do setor é a nova lei de franquias. O Brasil tinha uma lei de 1994 que regulava o setor, mas que foi substituída por um modelo que mais amplo e atual para os negócios.
Agora o relacionamento entre franqueador e franqueado é mais estruturado. Por exemplo, há o texto da Circular de Oferta de Franquia, que é o documento que fortalece o acordo entre franqueado e franqueador.
8. Potencial de crescimento
Algumas regiões, em especial a do Nordeste, possuem alta incidência do sol. Por isso, as características climáticas do Brasil são excelentes para o crescimento do negócio.
Estima-se que a radiação média no Brasil é de 5.900 Wh m2 quilowatts-hora (kWh) por metro quadrado (m²) ao ano. Isso com pouca diferenciação ao longo do ano.
Na Alemanha, por exemplo, que é referência mundial em energia fotovoltaica, a incidência solar vai de 900 a 1250 kWh m².
Isso significa que a estabilidade presente no Brasil oferece uma grande quantia de energia solar para o abastecimento ao longo dos meses.
Por essas razões podemos entender o porquê do crescimento das franquias de energia solar no Brasil.
Mesmo em um momento delicado, de crise, com baixo investimento em tecnologia, o setor de energia solar cresce acelerado.
Imagem: limpasolar.com
E muito por causa da sua eficiência em oferecer excelentes projetos por um baixo custo, retorno rápido, economia e muito outros benefícios.
Com recursos infinitos vindo do sol é possível criar um grande negócio, e por isso as franquias são um excelente investimento. E você pode entrar no ramo de maneira mais simples possível.
A Limpa Solar conta com diversos modelos de franquia que podem se adequar a diferentes projetos e negócio.
De acordo com as necessidades do franqueado, ele pode iniciar seu empreendimento com investimento baixo e pouco custo de investimento. Caso queira conhecer mais, visite nosso site e confira nossas opções.
Fonte: www.limpasolar.com.br























Comentários