top of page

O que faz um profissional de Segurança do Trabalho?

O curso de Segurança do Trabalho é um dos mais procurados, principalmente se levarmos em conta a rigorosa legislação sobre a segurança nas corporações, como a Norma Regulamentadora (NR), que orienta sobre a utilização obrigatória de equipamentos de proteção individual (EPI).



Por ser uma carreira em ascensão, muita gente se pergunta o que faz o profissional de Segurança do Trabalho em seu dia a dia de trabalho.


De modo geral, os especialistas são responsáveis por averiguar, analisar e orientar as condições de proteção dos funcionários em um ambiente corporativo, como fábricas, indústrias e empresas. Isso significa oferecer um local adequado para evitar lesões e acidentes.


Saiba o que faz um profissional de Segurança do Trabalho em diferentes cargos e setores.


Quais são as funções do profissional de Segurança do Trabalho?


Os profissionais de Segurança do Trabalho são responsáveis por gerenciar todas as ações que envolvem a prevenção de acidentes nas organizações de vários portes.


Só aí já deu para perceber o quanto esses especialistas são fundamentais dentro das empresas.


Eles lidam com questões de saúde e ambientais, sempre levando em conta a integridade física dos colaboradores e a manutenção de um clima organizacional sadio.


Dependendo do campo de atuação, você poderá exercer diferentes funções, como:


desenvolver ações educativas de segurança e saúde em geral;

desenvolver programas de prevenção de risco ambiental;

acompanhar ações de laudos de periculosidade e insalubridade;

supervisionar planos de atendimento de emergências;

inspecionar diversos equipamentos, como iluminação, maquinários, extintores, etc.;

propor, analisar e investigar medidas de controle de acidentes.


O que faz o profissional de Segurança do Trabalho em empresas privadas?


Imagem: Divulgação

É fundamental que todas as empresas tenham a ajuda dos profissionais de Segurança do Trabalho.


Afinal, são eles quem verificam se os equipamentos foram instalados de modo correto e se a empresa segue as medidas adequadas para prevenir possíveis acidentes.


Além disso, as atribuições exercidas por esse profissional ajudam a corporação a realizar atividades de maneira mais precisa.


Os benefícios estão relacionados aos fatores econômicos. Quando as empresas investem em medidas de segurança, os gastos gerados pelo acidente de trabalho diminuem.


O que faz o profissional de Segurança do Trabalho em indústrias?


Um dos locais que necessita e muito do trabalho dos profissionais de Segurança do Trabalho é a indústria.


Em algumas situações, os colaboradores precisam utilizar máquinas que podem causar graves acidentes quando operadas de modo incorreto, podendo, inclusive, causar a morte do trabalhador.


Algumas atribuições desempenhadas pelo especialista que decide trabalhar em indústrias são:


treinar os operadores de máquinas;

controlar a temperatura do ambiente;

coletar e analisar materiais tóxicos com que o funcionário terá contato;

fiscalizar o uso de EPIs;

verificar se os equipamentos se enquadram nos padrões estabelecidos em legislações.


O que faz o profissional de Segurança do Trabalho em órgãos governamentais?


Assim como em empresas privadas, os órgãos governamentais também necessitam da ajuda do profissional de Segurança do Trabalho.


Algumas das funções exercidas incluem o fornecimento de instruções para que os servidores públicos evitem acidentes e doenças causados pelo trabalho.


Desse modo, também ajuda a prestar serviços nesses órgãos. Apesar de ser um investimento, principalmente em épocas em que o orçamento está apertado, a atuação dos profissionais de Segurança do Trabalho é essencial.


Isso porque a redução de licenças por acidentes de trabalho também auxilia a fechar as contas do governo.



Quais as atribuições do profissional de Segurança do Trabalho em trabalhos em altura?

Quando falamos em trabalho em altura, o risco de acidente é mais evidente.


A utilização incorreta de equipamentos de segurança pode provocar graves quedas e, até mesmo, a morte do funcionário.


Boa parte desses acidentes pode ser evitada quando os profissionais de Segurança do Trabalho exercem suas funções no local.


Além de ensinar e de garantir o uso correto de equipamentos, eles ainda verificam se estão conservados e se o trabalhador está, de fato, preparado para realizar suas funções.


Como funciona o cargo do profissional de Segurança do Trabalho em hospitais?

Sabia que o especialista em Segurança do Trabalho também é muito requisitado em hospitais?


Isso porque os funcionários costumam manusear vários instrumentos, como máscaras e pinças. Com isso, eles podem sofrer alguns tipos de acidentes.


No entanto, um problema muito grave que precisa ser evitado é a contaminação. Por isso, a presença dos profissionais dessa área é fundamental, pois eles orientam os colaboradores sobre a importância do cumprimento da NR-32 (Norma Regulamentadora 32), que fornece informações sobre a segurança dos trabalhadores no campo da saúde.


A Unopar ajuda você a conquistar o sonho da faculdade

Se você quer estudar em uma faculdade reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), conceituada e que tenha um corpo docente experiente e preparado, saiba que a Unopar é o lugar certo! Aqui, o curso de Segurança do Trabalho é do tipo Tecnólogo e pode ser cursado na modalidade de ensino semipresencial.


Esse formato é a opção certa para quem está em busca de mais flexibilidade na rotina e quer ter os benefícios de uma graduação EAD e presencial.


Nesse caso, você precisa comparecer ao polo de ensino de uma a três vezes por semana para fazer atividades práticas e provas, e o restante da carga horária é cumprido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).


Além disso, temos outros diferenciais que fazem toda a diferença para a sua formação:


Se tinha dúvidas sobre o que faz o profissional de Segurança do Trabalho, percebeu como é possível desempenhar diferentes funções?


Para se dar bem na área e conquistar as melhores vagas de emprego, lembre-se de estudar em uma instituição qualificada e apta para oferecer o melhor ensino aos alunos!


Comments


bottom of page