top of page

O melhor Curso Técnico de Segurança do Trabalho é na Limpa Solar

O curso Técnico de Segurança do Trabalho tem como função habilitar profissionais para atuar na prevenção de acidentes do trabalho, em cumprimento à legislação pertinente à saúde e segurança dos trabalhadores, integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, atuando em empresas públicas e privadas, órgãos públicos, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT e também como prestador de serviços nas empresas em geral.



Compreende tecnologias, infraestruturas e processos direcionados à prevenção, à preservação e à proteção dos seres vivos, dos recursos ambientais, naturais e do patrimônio que contribuam para a construção de uma cultura de paz, de cidadania e de direitos humanos nos termos da legislação vigente.


O eixo vincula-se com as áreas de formação de profissionais de segurança pública, segurança privada, defesa social e civil e segurança do trabalho.



Segurança


Conteúdo


MÓDULO I


Cenários e Modalidades EAD

Introdução a Informática

Introdução a Libras

Ética nas Organizações

Comportamento Organizacional

Informações e Orientações (conteúdo explicativo)


MÓDULO II


Informática

Introdução a Segurança do Trabalho

Estratégia Profissional

Segurança do Trabalho

Psicologia do Trabalho

Interpretação de Desenho Técnico

Interpretação de Desenho Técnico

Legislação Aplicada a Segurança do Trabalho

Saúde Ocupacional

NR 05 – CIPA


SAÍDA INTERMEDIÁRIA: Agente de Observação de Segurança



MÓDULO III


NR 10 – Segurança na Eletricidade

APH – Atendimento Pré Hospitalar

Avaliação de Risco e Impacto Ambiental

Segurança do Trabalho na Construção Civil

Ergonomia

Estatística Aplicada a Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho na Agropecuária e na Agroindústria

Biossegurança

Higiene Ocupacional

Controle de Riscos

Empreendedorismo

Instrumentação em Higiene Ocupacional

Gestão da Qualidade Total


TCC - Trabalho de Conclusão do Curso


Estágio 240h.


Duração


O Curso Técnico de Segurança do Trabalho possui 1.440 horas de carga horária.



Prazo para conclusão do curso: de 6 a 18 meses.


Profissão


Compreende tecnologias, infraestruturas e processos direcionados à prevenção, à preservação e à proteção dos seres vivos, dos recursos ambientais, naturais e do patrimônio que contribuam para a construção de uma cultura de paz, de cidadania e de direitos humanos nos termos da legislação vigente.


O eixo vincula-se com as áreas de formação de profissionais de segurança pública, segurança privada, defesa social e civil e segurança do trabalho. Envolve a atuação em espaços públicos e privados.


A organização curricular dos cursos propiciará a construção de perfil de egresso fundamentado em competências éticas, legais e técnicas contemplando, ainda, raciocínio lógico, inteligência social, capacidade de diálogo, tolerância e atuação em equipes multi e interdisciplinares.


Abrange, transversalmente, a Legislação Nacional e Internacional no que se refere aos direitos humanos e cidadania, primando pela dignidade da pessoa.


A atuação nas carreiras públicas fica condicionada ao atendimento das normas específicas, notadamente do concurso público.


O profissional da área de Segurança do Trabalho poderá atuar nos setores:


Alimentício

Empresas Comerciais e Industriais

Agro-Industriais

Construção Civil

Mineradoras

Hospitais




Faixa salarial: de R$ 3.500,00 à R$ 6.000,00.*

*A faixa salarial pode variar em determinadas regiões do país. Faixa salarial baseada em profissionais já atuantes da área.


Mercado


O Curso Técnico de Segurança do Trabalho é um agente de serviço da prevenção de acidentes de trabalho e doença ocupacionais na empresa.


Ele supervisiona como os trabalhos são realizados. Cria procedimentos de trabalho. Suas Principais funções no mercado de trabalho são:


• Aplicar as normas de sinalização e segurança nos ambientes de trabalho;


• Elaborar normas e regulamentos de segurança, aplicáveis ao ambiente de trabalho, visando evitar acidentes, doenças ocupacionais e sinistros, sugerindo a adoção do uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC);


• Promover campanhas prelecionistas, visando conscientizar dirigentes e trabalhadores da importância e da necessidade da prevenção de acidentes, doenças laborais e sinistras;


• Coordenar as atividades técnicas de segurança do trabalho, utilizando métodos legais e instrucionais, que objetivem a eliminação ou redução de riscos ambientais e de acidentes, a melhoria do ambiente de trabalho e uma melhor qualidade de vida para o trabalhador;


• Desenvolver programas de treinamento de prevenção de acidentes para membros de CIPA, operários e supervisores, bem como de prevenção e combate a sinistros, mantendo em condição de pronto-emprego uma Brigada de Emergência;


• Avaliar fatores de riscos ambientais (ruído, calor, iluminação, poeiras, gases, dentre outros) propondo medidas de controle;


• Analisar os postos, de trabalho, máquinas, equipamentos e mobiliário, aplicando os princípios de ergonomia, visando o conforto no ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador.

Metodologia de Ensino

O aluno estudará pelo portal AVA – (Ambiente Virtual de Aprendizagem), sendo disponibilizados materiais acadêmicos como: video-aulas, apostilas, artigos, biblioteca digital. Ao final do módulo o aluno realizará avaliações “online” de forma presencial no Polo de apoio escolhido no ato da matrícula.


Cada módulo é estudado no prazo de 4 meses, podendo ser estudado de forma livre, dessa forma o aluno poderá flexibilizar o seu cronograma de estudos.


O aluno terá disponível o atendimento ao aluno para solicitação de serviços como:


requerimento de declarações, histórico, estágio, matriz curricular e outras solicitações em geral, todos por abertura de chamados devidamente protocolado e respondidos dentro de 48 horas.


Possuirá também acesso diretamente aos professores devidamente qualificados e preparados para sanar dúvidas com relação ao conteúdo e atividades, respostas no prazo de até 48 horas.


Após a conclusão de todas as atividades online, presenciais e atingimento da média satisfatória para aprovação de 6.0, estará apto para solicitar e requerer o seu diploma.


Requisitos para Matrícula

Cópia do RG e do CPF

Comprovante de Residência

Cópia do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau) autenticados.


Obs.: Para inscrição no curso a documentação poderá ser enviada por email, porém, até a conclusão do curso o aluno deverá encaminhar as cópias autenticadas do Histórico Escolar, Certificado de Conclusão do Ensino Médio, RG e CPF.



Tutoria

Durante todo o curso o aluno poderá sanar suas dúvidas e terá um acompanhamento do tutor pelo seu portal do aluno, com um tempo de resposta máximo de 48 horas.


O tutor é o profissional que acompanha como mediador o seu processo de ensino e aprendizagem, com o objetivo de promover momentos de interação e colaboração que favoreçam a construção do conhecimento.


Este profissional é responsável pela administração do fluxo de informações, tanto as originadas do conteúdo da disciplina quanto dos alunos. Dentre suas atribuições, destacam-se:


Acompanhar e orientar os alunos durante o desenvolvimento das atividades de cada disciplina;


Identificar os problemas de aprendizagem individuais e coletivos nos grupos que orienta e intervir adequadamente;


Buscar informações e questões destinadas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem;


Auxiliar na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);


Comments


bottom of page