top of page

Nexans Foundation e ONG Litro de Luz Renovam Parceria em Energia Solar

Aliança já instalou gerador FV e postes de iluminação em comunidade quilombola e agora fornecerá capacitação aos moradores.

O projeto social Litro de Luz e a Nexans Foundation, fundação mantida pela Nexans Brasil, renovaram uma parceria para ampliar o acesso à eletricidade nas comunidades menos favorecidas do País.


Imagem: Divulgação


A ONG Litro de Luz foi selecionada para ser uma das organizações apadrinhadas pela empresa em 2022. Em abril deste ano, a primeira ação realizada pela parceria aconteceu no centro comunitário de Bongaba, comunidade quilombola de Magé, no Rio de Janeiro.


A região ganhou um novo sistema de iluminação através da instalação de um gerador solar fotovoltaico e de 30 postes de luz, buscando, assim, a produção de energia elétrica de forma mais sustentável.


Ao todo, 460 pessoas foram beneficiadas por essa ação. Além do novo sistema, a Nexans Brasil foi responsável pelo treinamento dos quilombolas para a manutenção do sistemas solares instalados.


Com a extensão da aliança por mais um ano, a segunda etapa terá como foco a capacitação dos moradores da comunidade Bongaba em instalação de geradores solares.


A previsão é que a ONG promova quatro aulas presenciais e práticas na sede da Nexans Brasil entre fevereiro e abril de 2024.


“O novo projeto proporcionará oportunidades de melhorar a qualidade de vida e gerar um futuro energético sustentável aos moradores de Bongaba", afirmou em nota Lorena Hang Coutinho, analista da Nexans Brasil.


Com o objetivo de apoiar iniciativas para o fornecimento de energia para classes menos favorecidas, todo ano a fundação da Nexans seleciona projetos sociais em diversos países para apadrinhamento.


A Litro de Luz, organização social presente em mais de 15 países, visa a melhorar a qualidade de vida das pessoas através de soluções de iluminação mais sustentáveis e incentivo aos moradores para se tornarem agentes de transformação.


Fonte: Fotovolt


bottom of page