Não sabe como limpar painel solar? Aprenda agora!

A manutenção de um sistema de energia fotovoltaica é bastante simples. Entre suas etapas, a mais importante é realizar a limpeza de painel solar, cuja frequência depende das características climáticas do local de instalação.


Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


Cabe ressaltar também que placas fotovoltaicas perdem uma parte da sua eficiência na geração de energia solar quando estão sujas.


Portanto, se você quer utilizar o máximo de potencial do seu sistema fotovoltaico, fique atento à limpeza dele.


Neste artigo falamos melhor do assunto e, ao lê-lo, você entenderá a importância dessa atividade. Saberá como fazer o procedimento com segurança e verá porque a instalação influencia no processo de manutenção.


Por que fazer a limpeza de painel solar é importante?


Painéis solares que são instalados em telhados ou locais com alto índice pluviométrico acabam sendo limpos com a própria água da chuva, que é capaz de remover grande parte da sujeira acumulada.



Porém, é preciso que você considere também os meses em que não chove ou que chove muito pouco. Dessa forma, é preciso fazer a manutenção para que a eficiência da produção energética do seu sistema fotovoltaico não seja reduzida.


Assim, a sujeira que se acumula com o tempo é retirada e não haverá obstáculos que impeçam a chegada dos raios solares diretamente aos painéis.


De que sujeira estamos falando?


De todas. Por exemplo, a própria poeira do ar, resíduos provenientes de pássaros, folhas mortas, etc. Qualquer elemento que caia nas placas pode impactar diretamente no aproveitamento do processo de transformação da luz solar em eletricidade por meio dos módulos fotovoltaicos.


Além disso, outros elementos como os galhos podem causar danos à própria estrutura da placa e seus componentes, ainda que sejam finos.


Nesse caso, além de serem retirados na limpeza, deve-se garantir que eles não possam cair nos painéis já no processo de instalação, livrando a área superior logo acima do conjunto de placas solares.



E qual é o prazo?


Especialistas indicam que a limpeza de placas solares deve ser feita sempre que você notar um acúmulo de sujeira. Isso porque a frequência pode variar de acordo com cada região, assim como o volume de chuvas, a quantidade de poluição e outros fatores.


Portanto, para garantir a durabilidade maior dos painéis solares, o ideal é verificar todo mês se há necessidade de manutenção ou se ocorreu algum evento extraordinário.


Por exemplo, na região sul (na qual há maiores riscos de geada e até neve) é preciso verificar os painéis com mais frequência durante a estação do inverno. De forma geral, caso não haja tanto acúmulo de sujeira, a manutenção pode ser feita de 4 em 4 meses ou até de 6 em 6 meses.


Aliás, sua realização deve acontecer não só pela limpeza, mas também porque nela é possível fazer correções de rendimento como no caso da manutenção corretiva.


Já na preditiva, é possível identificar rachaduras e quebras, além de fazer a medição de eficiência a fim de perceber se essas alterações estão interferindo no rendimento.



Como limpar os painéis solares com segurança?


Agora que você sabe a importância de fazer a limpeza de painéis solares, confira os passos que deve seguir para realizar esse processo de forma correta, segura e com melhores resultados. Confira.


Desligue o sistema antes de iniciar


Antes de mais nada, pense sempre na sua segurança durante o procedimento. Para tanto, o primeiro passo é desligar todos os aparelhos que fazem parte do funcionamento do sistema fotovoltaico antes de iniciar a manutenção.


Como já dissemos, o mais importante na limpeza de placas solares é cuidar da sua segurança.


Logo, indicamos o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) que variam de acordo com as características do local de instalação do sistema. Como a maior parte das placas fotovoltaicas são instaladas em cima do telhado dos imóveis, não é prudente subir ali por conta própria para realizar a limpeza.


Nesse caso, você pode contar com a ajuda de uma vassoura de cerdas macias. Só tenha cuidado para não colocar muita pressão ao esfregar os módulos fotovoltaicos e para não bater neles com a ferramenta.



Se o alcance não der certo no local de instalação, não recomendamos subir no telhado sem EPI’s adequados para o trabalho em altura.


Nesse caso, vale a pena prezar pela sua segurança e contratar profissionais treinados e devidamente equipados para o serviço. Inclusive, o próprio fornecedor que instalou seu sistema pode ser chamado para essa tarefa.


Utilize os produtos adequados da limpezasolar.com


Durante a limpeza do painel solar, é fundamental utilizar os produtos adequados para que as placas não sejam danificadas. Caso a sujeira seja leve, indicamos apenas água corrente de cima para baixo, no sentido da inclinação dos painéis.


Caso existam sujeiras que só água não remova, você pode usar alguma escova com cerdas macias, uma esponja ou um pano com tecido de toque suave. Aliás, esse é um cuidado imprescindível para que não ocorram riscos na superfície dos painéis solares.



Afinal de contas, de nada adianta limpar o equipamento para não perder eficiência e arranhá-lo, pois haverá diminuição da potência da mesma forma.


Assim, com a esponja, escova ou pano em mãos, faça pequenos movimentos circulares para remover as sujeiras. No caso de você ainda ter alguma dúvida quanto aos produtos que podem ser usados na limpeza de placas solares, recomendamos que entre em contato com a limpezasolar.com .


Do contrário, use somente água e mais nada. Após enxaguar as placas fotovoltaicas, aconselhamos secá-las com um pano macio. Essa ação evita que ocorra o acúmulo de cálcio com a evaporação da água.



Evite ações que possam danificar o painel


Já orientamos você em relação aos produtos que podem ou não ser utilizados na limpeza dos painéis solares. Dessa forma, fique longe de tudo o que for abrasivo porque os módulos fotovoltaicos têm um revestimento que é sensível a arranhões.


Caso algum dano desse tipo ocorra você abrirá espaço para mais acúmulo de sujeira e poeira (algo que diminui a vida útil dos painéis), além de diminuir a eficiência do sistema.


Também não é recomendado limpar os locais que tenham rachaduras para não correr o risco de danificar ainda mais o painel.


Outro cuidado essencial é evitar a limpeza nos horários com temperaturas mais altas, porque a diferença de temperatura da água fria com os painéis aquecidos pode causar dano ao aparelho. Dessa forma evita-se que ocorram choques térmicos.



Escolha a melhor hora para a limpeza de painéis solares


O melhor horário para limpar o painel solar é pela manhã ou ao final do dia, para locais com clima muito quente. Outro bom momento para a limpeza é em dias nublados.


Durante o amanhecer, você terá a vantagem de contar com o orvalho acumulado a noite, que age amolecendo as sujeiras e isso facilita todo o processo.


Dessa forma, haverá economia de água e energia para realizar o trabalho. Outro ponto é que você fica menos exposto ao sol. Afinal de contas, a partir das 10:00 e até as 16:00 não é indicada a exposição ao sol, pois os raios UV são mais fortes nessa faixa de horário.


A instalação faz diferença na manutenção dos painéis solares?


Sim! E esse é outro ponto de atenção para garantir que suas placas solares funcionem com o máximo da capacidade de eficiência.


Por isso, antes que elas sejam efetivamente instaladas, deve-se realizar um estudo de viabilidade técnica. Isso é feito pelos profissionais da empresa que são responsáveis pelo seu projeto. Nesse momento, deve-se avaliar o efeito sombra nos painéis.


Para tanto, é preciso considerar a inclinação e orientação do local, a distância que separa um painel do outro e a sujeira que pode vir a ser depositada nas peças. Assim, observa-se também se existe a presença de outras construções na área, além de árvores que podem colaborar para o aumento de sombra.


Além disso você pode optar por colocar os painéis onde é mais fácil limpá-los caso tenha um espaço grande. Por exemplo, perto de uma fonte de água que seja acessível com mangueira.



Por que contar com a limpezasolar.com para fazer a limpeza dos painéis?


Somos a empresa pioneira com profissionais experientes em limpeza solar. Caso opte por contratá-la, você poderá aproveitar vários benefícios como os descritos a seguir.


limpeza correta e eficiente;


maior garantia para seus painéis;


mais tempo livre para você;


menos riscos de você se machucar ou algo sair errado.


Para essa limpeza profissional, vale a pena contar com a limpezasolar.com . Somos a maior rede de franquias de energia solar do Brasil e especialistas em instalação e manutenção dos sistemas fotovoltaicos.


Além disso, trabalhos com projetos residenciais, comerciais e rurais, e contamos com mais de 150 engenheiros especializados para criar o seu projeto ideal.


Isso garante o melhor posicionamento dos painéis para que durem mais sem ficarem expostos a fatores de risco e sujeira.


Para aproveitar ao máximo os benefícios de um sistema fotovoltaico, você precisa ter atenção também na sua manutenção. Ou seja, fazer a limpeza de painel solar regularmente e garantir que árvores e outros elementos não causem interferência no futuro.


Para isso, você pode contar com a ajuda de especialistas como a limpezasolar.com , que cria seu projeto e instala seus painéis, cuidando deles da melhor forma possível por meio de uma manutenção especializada!



Gostou do conteúdo?


Todos os produtos da limpezasolar.com é seguro para uso em seus painéis. Ele pode ser adquirido por meio do nosso site


Quer ficar bem informado(a) sobre nossos informativos, e interagir com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro de todos os nossos conteúdos.


Fonte: limpezasolar.com