top of page

Matrix Oferta BESS da Huawei como Serviço

Sistema de armazenamento de energia já foi instalado em mercado paulista e em frigorífico capixaba.

 

Imagem: Divulgação

 

A Matrix Energia começou a ofertar ao mercado brasileiro um sistema de armazenamento de energia por baterias (BESS, na sigla em inglês para battery energy storage system) da chinesa Huawei Digital Power.


Com baterias de lítio ferro, o sistema será inicialmente voltado para empresas na média e alta tensão, mas a intenção é expandir a aplicação em outros segmentos, na baixa tensão, chegando no uso residencial.

 

A oferta é no modelo de serviço, com todo o investimento a cargo da Matrix, que também se encarrega da implementação e gestão da planta, além da manutenção.


O BESS da Huawei utiliza três tipos de baterias, com capacidades de armazenamento de 200 kW, 1000 kW e 2000 kWh.


Sua concepção modular, porém, permite configurações para praticamente qualquer tipo de demanda.

 

Por enquanto, o serviço já está em operação no Santo Mercado, ex-Mercado Municipal de Santo Amaro, no bairro do Alto da Boa Vista, na capital paulista.


Instalado em janeiro deste ano, o BESS de 400 kWh é conectado à rede, de onde armazena energia durante períodos de baixa demanda para uso posterior no horário de ponta, com tarifas mais caras.


A economia com a conta de energia chega a 30%. Outro sistema foi instalado na Cofril, indústria frigorífica de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, nesse caso com foco principal na segurança energética.

 

A Matrix Energia, que também atua em geração distribuída solar, investiu até o momento R$ 100 milhões no segmento de armazenamento de energia e tem meta de elevar os investimentos na área para R$ 350 milhões até o fim de 2024.

 

Fonte: Fotovolt

Comentários


bottom of page