Manutenção Regular dos Painéis Solares Belo Horizonte

A energia fotovoltaica residencial possui as características de pequena capacidade de instalação, vários pontos de instalação, processo simples de conexão à rede e benefícios óbvios e diretos.


Imagem: limpasolar.com


É também uma forma de aplicação de geração de energia fotovoltaica distribuída com o maior subsídio nacional.

A central fotovoltaica doméstica inclui principalmente quatro partes principais: módulos fotovoltaicos (painéis solares), inversores solares, caixas de medição e suportes, dos quais os módulos e inversores são os componentes principais de todo o sistema.


Manutenção diária da central fotovoltaica doméstica

1. O usuário deve realizar inspeções regulares e fazer registros de inspeção regulares e entrar em contato com o pessoal de serviço pós-venda a tempo se algum problema for encontrado.

2. Quando houver poeira ou detritos nos módulos, eles devem ser limpos a tempo. No verão, o horário de limpeza deve evitar o horário de maior temperatura, para evitar danos aos módulos fotovoltaicos devido à expansão e contração térmica.




Recomenda-se optar por limpar de manhã e à noite quando a temperatura estiver baixa.


A ferramenta de limpeza deve escolher um pano ou esponja de algodão macio e limpo, sendo estritamente proibido o uso do agente de limpeza contendo álcali e ácido.


A frequência da limpeza depende da situação. Se estiver na estação chuvosa, a água da chuva geralmente tornará a superfície do módulo mais limpa.

3. Nas regiões onde há muita neve no inverno, os usuários devem limpar os painéis solares com mais frequência.


Não é recomendado limpar se a neve for muito espessa. Se houver neve espessa no módulo, afaste-a com uma ferramenta macia, para não arranhar o painel solar.

4. Os sistemas de geração de energia fotovoltaica distribuída são equipados com dispositivos de proteção contra raios, portanto, não há necessidade de desconectá-los durante tempestades no verão.


No entanto, por uma questão de segurança, a conexão do circuito com os módulos fotovoltaicos deve ser cortada para evitar raios diretos que não podem ser removidos pelo módulo de proteção contra raios.


5. Não instale o exaustor de fumaça e o exaustor próximo ao sistema de geração de energia, para não causar danos ao sistema ou afetar a geração de energia.

O que você precisa observar ao fazer a manutenção da estação de energia

1. Não pise nos módulos fotovoltaicos durante a inspeção para evitar danos


Materiais perigosos inflamáveis ​​e explosivos são proibidos de serem colocados perto de módulos fotovoltaicos.


Se você encontrar os seguintes problemas, deve pedir imediatamente aos profissionais para ajustar ou substituir os módulos fotovoltaicos;

(1) O vidro do módulo fotovoltaico está quebrado, a placa traseira está queimada e a cor muda obviamente;


(2) A caixa de junção no módulo fotovoltaico está deformada, rachada, queimada ou o terminal não pode ser conectado;

2. Manutenção do suporte

(1) Para suportes fotovoltaicos instalados em bases pré-fabricadas, as bases pré-fabricadas devem ser colocadas de forma estável e ordenada, e não devem ser movidas.


Todas as conexões do suporte devem ser firmes e confiáveis, e todos os parafusos devem estar completos.

Imagem: limpasolar.com


(2) Se o revestimento anticorrosivo e anti ferrugem na superfície do suporte estiver rachado ou descascado, ele deve ser escovado a tempo.

(3) O suporte deve ser bem aterrado, os usuários devem verificar o sistema de aterramento antes da temporada de trovoadas para ver se a conexão está firme e o contato está bem.

A limpeza e manutenção regulares e oportunas podem garantir o funcionamento normal e o uso seguro da central fotovoltaica doméstica e evitar perdas desnecessárias de propriedade.


Fonte: www.limpasolar.com.br


0 visualização0 comentário