Manutenção, limpeza e conservação de painéis solares

Se você possui um sistema de energia solar residencial instalado, seus painéis solares na grande maioria das vezes são planos, inclinados e no telhado.


Com que frequência você limpa seu telhado? Talvez nunca seja a resposta mais assertiva. Por que isso? Ouvi você dizer: “Não é para isso que serve a chuva?” Essa é a mesma lógica para os painéis solares também.



Imagem: Divulgação limpezasolar.com


Na maioria dos casos, você não precisará limpar seus painéis solares com frequência, se houver. Afinal, qualquer coisa que acumule sujeira neles (por exemplo, poeira ou pólen) será lavada na próxima vez que chover.


Existem algumas vezes que pode fazer sentido limpar seus painéis solares. Se houver muitos excrementos de pássaros em seus painéis, a chuva pode não lavá-los com muita facilidade, portanto, é uma boa ideia limpá-los.


Além disso, se você vive em um estado propenso a secas – ou, se chover, é apenas uma chuva muito fraca e enevoada, pode ser necessário limpá-las de vez em quando.


Sujeira, detritos, pássaros


Sujeira e detritos afetam a eficácia de seus painéis solares? E se sim, quanto? Bem, sim e não. E não muito. Sim, sujeira e detritos podem afetar a quantidade de luz solar que passa para converter a luz em energia.


Mas, a quantidade em que a eficiência é reduzida é mínima – talvez 5% ou menos. E, com um sistema solar típico de 5kW, isso pode significar aproximadamente R$ 100,00 de perda na sua conta de energia.


Imagem: Divulgação limpezasolar.com


Geralmente, mesmo se estivermos falando de áreas com seca, eventualmente quando chover, tudo será lavado e talvez nem valha a pena lidar com o incômodo de limpá-lo.


Mas uma dica geral para limpeza, é de pelo menos uma vez por ano para que você possa aproveitar ao máximo o que eles podem oferecer a você.


Numa simples analogia, de quanto em quanto tempo você lava seu carro ou moto, pois bem, depois de algumas semanas sem lavar o carro, qual o estado geral dele? Pois é, seu carro ainda esta em movimento, facilitando que a poeira seja arrancada da superfície.


O mesmo vale para a chuva, a movimento serve quase como uma jato de agua, no painel solar posicionado fixamente em algum lugar não há nada disso.


Como limpar painéis solares


Se você decidir que seus painéis solares precisam ser limpos, há duas maneiras principais de fazê-lo: contratar um profissional ou faça você mesmo, o que de um modo geral é extremamente simples, caso você tenha acesso ao telhado de forma segura.


Imagem: Divulgação limpezasolar.com


Muitas empresas de energia solar oferecerão esse tipo de serviço a você, por uma taxa, é claro. Eles podem oferecê-lo como parte de um serviço de manutenção anual ou sugerir que você o faça de vez em quando, assim que instalarem o produto.


Geralmente a verdade é que o que você recebe de volta em termos de custo em sua conta de energia não excede a quantia que você precisa desembolsar para essas empresas para realizar o trabalho, a não ser que você tenha muita sujeira nos painéis.


Por outro lado, se você estiver interessado em fazer isso sozinho, geralmente terá tudo o que precisa para fazê-lo em casa.


Na maioria dos casos, envolverá nada além de uma mangueira, talvez um pouco de sabão neutro, e você está pronto para ir.


Imagem: Divulgação limpezasolar.com


Isso também pode ser útil em áreas propensas à seca, porque essencialmente o que você está fazendo com a mangueira é a mesma coisa que a chuva faria se você conseguisse mais na sua área. A grande diferença esta na esfregação mecânica, que ajuda a remover ainda mais os detritos.


Existem maneiras de determinar se seus painéis solares precisam de limpeza para começar. Uma é a inspeção física dos painéis quanto a detritos, sujeira, excrementos de pássaros, etc.


A outra maneira é o uso de um sistema de monitoramento que o alerta sobre o desempenho de seus painéis solares. Isso pode alertá-lo sobre quaisquer necessidades de manutenção do seu sistema, sejam mecânicas, elétricas ou de limpeza.


O que usar para limpar os painéis solares?


Se você estiver interessado em limpar seus painéis solares residenciais por conta própria, há uma variedade de produtos que você pode usar para limpá-los.


Verifique com seus instaladores e fornecedores solares para determinar se há alguma informação sobre limpeza, recomendações e prós e contras no que diz respeito à limpeza do sistema.


A maneira mais eficaz de limpar seus painéis solares é com uma mangueira e um balde de água com sabão. Essencialmente, da mesma maneira que você lavaria seu carro em casa.



Como você não deseja arranhar os painéis de forma alguma, é melhor usar apenas água e uma esponja não abrasiva para aplicar água com sabão.


Lembre-se de que você não deve usar nenhum tipo de pulverizador de água de alta pressão ao lavar seus painéis solares. Um acessório de alta pressão pode danificar os próprios painéis solares.


Limpeza segura


Se você usar algo que não seja apenas água – especialmente para se livrar de excrementos de pássaros, verifique se o que você está usando é macio e duro, sem cerdas. Esponjas são ótimos produtos para limpar painéis solares porque não arranham.


Se decidir usar um pouco de sabão na esponja, use algo com o qual você possa lavar a louça. Detergentes para a roupa e outros produtos químicos mais fortes podem interagir de maneira negativa com os painéis solares. Lembre-se de que a água pura funciona melhor em 99,9% dos casos.


Lembre-se de que os painéis solares podem ser extremamente quentes quando o sol está batendo neles. É melhor escolher um dia frio e/ou nublado para limpar os painéis.



Não apenas para se proteger de queimaduras, mas se você estiver tentando limpar os painéis solares quando estiver extremamente quente, a água e sabão que você está colocando nos painéis evaporará rapidamente e poderá deixar resíduos ou manchas nos painéis, o que pode afetar sua eficácia.


Algumas dicas de limpeza de painéis


Escolha uma hora legal do dia. Os painéis solares ficam muito quentes durante o dia. Escolha um dia relativamente frio ou faça a limpeza logo pela manhã ou no final da tarde.

Enxágue com uma mangueira.


À medida que a poeira e a sujeira saem facilmente, primeiro teste se uma lavagem com água corrente é suficiente para esta tarefa. Se houver alguma sujeira sobrando, você provavelmente vai precisar limpar mais detalhadamente.


Limpando melhor. Encha uma garrafa de spray ou balde com água morna e comece a limpar o vidro do painel solar com uma esponja macia ou escova de borracha. Não é necessário usar sabão ou outros produtos químicos. Se necessário, basta usar uma gota de limpador pouco concentrado.


Imagem: limpezasolar.com


Lembre-se que os painéis solares não podem ser pisados.


Vale a pena limpar seus painéis solares?


Com base em algumas pesquisas, os especialistas estão inclinados a “não”. E, especialmente, se você deseja contratar uma empresa profissional para limpá-los usando o método “faça você mesmo”. O retorno do investimento simplesmente não existe para justificar o problema.


Vamos dar uma olhada em alguns números. Em média, quando seus painéis solares se sujam, espere uma alteração de 5% ou menos na produção. E é aí que eles estão sujos.


Na maioria dos climas, se houver poeira ou detritos nos painéis e sua produção de energia for registrada 5% menos que em outros momentos, a próxima chuva lavará os detritos e os painéis solares retornarão muito próximo a sua eficiência ideal.



Além disso, a maioria dos painéis solares é inclinada a um nível alto o suficiente para que a maior parte do acúmulo saia do painel em vez de grudar na parte superior.


Mesmo com painéis inclinados, você pode ter um leve acúmulo no painel mais baixo (porque o escoamento se acumula na parte inferior) – mas a diminuição na produção com base apenas nisso é tão minúscula que não vale a pena se preocupar.


Por fim, é uma troca muito pequena, em termos de energia e custo, subir uma escada, subir no seu telhado e limpar seus painéis solares.


Manutenção e conservação


Portanto, em geral, deixe a chuva cuidar da limpeza do seu painel solar. Monitore a funcionalidade do seu sistema, prestando atenção às suas contas de energia e uso mês a mês.


Imagem: limpezasolar.com


Se você começar a perceber alterações na sua conta de luz, talvez seja hora de pensar em limpeza ou algum outro tipo de manutenção.


Caso você ache que as flutuações na sua conta de energia podem ser devidas à limpeza do painel solar, verifique se a eficiência volta ao normal após uma boa chuva.


Ainda sim, você achar que a funcionalidade ainda está instável, pode ser algo elétrico que precise ser consertado em vez de apenas ser limpo.


Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre a “manutenção limpeza conservação painéis solares”, não deixe de nos contatar, será um prazer auxiliá-lo no que for necessário.


Todos os produtos da limpezasolar.com é seguro para uso em seus painéis. Ele pode ser adquirido por meio do nosso site.


Quer ficar bem informado(a) sobre nossos informativos, e interagir com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro de todos os nossos conteúdos.


Fonte: limpezasolar.com