top of page

Mantendo Os Painéis Solares Limpos; Um Guia De Manutenção

Os painéis solares podem durar décadas, são construídos de forma resistente - mas de vez em quando, os painéis solares em residências e edifícios comerciais requerem pequenas quantidades de manutenção.


Manter os painéis livres de detritos e poeira garante que o sistema de energia solar gere o máximo de eletricidade possível.


Mesmo a mais ínfima acumulação de musgo, pólen ou excrementos de pássaros pode levar a uma grave diminuição no desempenho do sistema.


Os detritos podem impedir que a luz solar chegue às células solares (onde a energia é gerada), portanto, manter os painéis limpos permite a produção máxima de energia e a longevidade dos painéis.


Com Que Frequência Os Painéis Solares Devem Ser Limpos?


Os painéis solares inclinados em ângulo (10 graus ou mais) se auto limpam na chuva, removendo a maior parte da sujeira e detritos.


No entanto, a auto limpeza não é a maneira mais confiável de garantir que os painéis solares tenham o melhor desempenho possível.


É recomendado que os painéis solares sejam lavados uma vez por ano, mas se uma inspeção visual mostrar que os painéis parecem limpos e se a produção de energia solar for satisfatória, não há necessidade de agarrar a escada ainda – mas verifique novamente em breve.


Se os painéis solares estiverem em um local suscetível (onde sujeira ou fuligem pode se acumular), são recomendadas inspeções e lavagens mais regulares.



Por exemplo, se você mora perto do mar a sujeira salgada pode se acumular regularmente nos painéis.


Se uma casa tiver painéis solares no telhado perto de um local de piquenique, onde as pessoas gostam de alimentar as gaivotas com restos de lascas, os painéis exigiriam limpeza regular, por razões óbvias.


Como Limpar Painéis Solares


Para limpar os painéis solares , basta esfregar os painéis com água e sabão e uma escova macia ou esponja não abrasiva e depois lavar com mangueira para garantir que o detergente foi completamente removido.


A limpeza de painéis solares com produtos de limpeza abrasivos pode causar arranhões no painel de vidro, o que pode afetar o desempenho e a integridade do painel.


Os sistemas de energia solar devem ser desligados durante a limpeza. Pergunte à sua empresa local de instalação solar como fazer isso.


Lembre-se de não pisar nos painéis solares e sempre utilizar equipamentos de segurança adequados ao trabalhar em telhados.



Limpeza De Painéis Solares: Hora De Chamar Os Profissionais?


Falta de escada, produtos de limpeza ou medo de altura? É melhor evitar subir no telhado, pois é importante ter o equipamento certo para fazê-lo com segurança.


Queda De Desempenho Detectada Pelo Monitoramento


Todos os sistemas de energia solar confiáveis ​​devem vir com monitoramento. Os dados de desempenho podem ser vistos em um display através de um inversor ou em um monitor de computador.


Verifique a cada um ou dois meses para ter certeza de que o sistema de energia solar está fornecendo a quantidade de energia esperada e/ou desejada.


Se o desempenho de um sistema cair (e não for por falta de sol), inspecione possíveis bloqueios ou sombreamentos nos painéis.


Qualquer coisa que impeça a luz de chegar às células solares afetará o desempenho dos painéis solares (edifícios que projetam sombras, sombreamento de árvores, etc.).



Sistemas De Energia Solar Que Exigem Menos Limpeza?


Micro inversores ou otimizadores de painel solar podem ser instalados com sistemas de energia solar e serão menos afetados por sujeira e fuligem quando comparados a um sistema que possui um inversor string sem otimizadores.


Painéis solares sem moldura são uma variedade de painéis solares sem hastes de alumínio na borda do vidro, o que significa que é menos provável que haja acúmulo de sujeira nos cantos, pois mais sujeira pode escorregar quando chove.


Comments


bottom of page