Métodos comuns de limpeza para módulos de painéis solares

A geração de energia da estação de energia do painel solar está intimamente relacionada à quantidade de irradiação da luz solar.


Se houver corpos estranhos, sujeira, areia, blindagem na superfície do módulo da célula solar a geração geral de energia da central de energia do painel solar será diretamente reduzida.


A longo prazo, levará ao efeito de ponto térmico dos módulos e reduzirá a vida útil da estação de energia do painel solar.


Portanto, a limpeza regular dos painéis solares na estação de energia do painel solar é muito necessária.


Limpeza a seco manual de painéis solares



Imagem: limpezasolar.com


Os operadores usam rodo de veludo de cabo longo com agente de limpeza especial para limpeza.


No entanto, também existem muitos perigos ocultos na limpeza manual a seco de painéis solares.


Diferentes operadores têm diferentes forças e pressões nos componentes, o que fará com que os componentes se deformem demais e causem rachaduras nas baterias.


Outra desvantagem é que o efeito dos componentes de limpeza a seco não é bom. Muitas vezes, devido ao excesso de poeira no esfregão, ficam alguns traços na superfície dos componentes, resultando em uma grande área de oclusão de sombra.


Painéis solares lavados à mão



Imagem: limpezasolar.com


A lavagem manual é realizada utilizando veículos de armazenamento de água, como tratores ou aspersores urbanos equipados com tanques de água para limpar os componentes com aspersores de pressão não superiores a 0,4 MPa.



Da mesma forma, também existem muitos perigos ocultos em painéis solares lavados à mão. Quando a pressão da água nos módulos do painel solar é muito alta, isso causará a rachadura dos painéis solares e a mudança da pressão da água do bocal não poderá ser controlada durante o processo.


Outra desvantagem é que o componente seca após a lavagem e a superfície do componente ficará encharcada, o que é uma sombra em miniatura em relação ao componente.


Limpeza mecânica de painéis solares



Imagem: limpezasolar.com


Atualmente, os equipamentos de limpeza reequipados com veículos de engenharia como transportadores têm alta potência e eficiência, e o trabalho de limpeza tem boa consistência de pressão nos painéis solares .


Não produzirá pressão desequilibrada nos painéis solares , resultando em rachaduras nos painéis solares , e a limpeza pode adotar dois modos: limpeza e lavagem.


Limpeza Robô Limpeza



Imagem: limpezasolar.com


O robô de limpeza inteligente do painel solar deve instalar o dispositivo de limpeza na matriz do módulo do painel solar e realizar a limpeza automática do módulo do painel solar controlando a rotação do motor por programa.


Este método de limpeza é caro e complicado em design. O jeito é instalar um robô de limpeza para cada fileira de módulos de painéis solares na estação de energia, que pode limpar automática e regularmente sem qualquer pessoa de plantão.


As estações de energia do painel solar do terreno plano podem ser usadas.


Às vezes, o robô está preso por uma estrutura de painel solar irregular e o robô não pode retornar à sua posição normal. É difícil para os operadores localizarem o robô no campo.


Comparado com os métodos tradicionais de limpeza de painéis solares , o robô de limpeza inteligente tem vantagens óbvias.


Ele não só tem seu próprio armazenamento de energia, não precisa fornecer fonte de alimentação externa, resultando em uma baixa probabilidade de rachaduras nos painéis solares , e pode economizar custos de mão de obra, economia de água, muito ecológico.


É claro que a limpeza dos módulos do painel solar será mais econômica e eficaz se diferentes métodos de limpeza forem adotados de acordo com a situação real do local do projeto.


Fonte: limpezasolar.com