top of page

Limpeza Preventiva do Sistema Solar Fotovoltaico


Imagem: Divulgação


Está cada dia mais fácil instalar o seu próprio sistema solar fotovoltaico. Com a popularização da tecnologia cada vez mais residências, comércios e indústrias estão gerando sua própria energia em casa.


Mas aqui fica a dúvida para quem já tem o sistema ou pretende instalar no futuro: a limpeza é difícil?

A limpeza dos sistemas solares fotovoltaicos é na verdade extremamente simples e, inclusive, pode ser realizada pelo próprio dono do sistema e é importantíssimo para garantir a vida útil dos componentes do sistema.


Evitando dores de cabeça desnecessárias com a geração de energia e a garantindo a economia da fatura no final do mês. Os sistemas solares são expostos ao vento e ao clima 24 horas por dia, 365 dias por ano. O que gera uma quantidade de poluição, sujeiras que obstrui o caminho da luz em direção à célula solar.


Imagem: Divulgação


Sujeira no sistema, gera perca de dinheiro. Por esse motivo a sujeira deve ser removida regularmente. Apesar do revestimento externo proteger de forma confiável os elementos condutores e de geração de umidade da poeira e do pó com vidro durável (e foi o caso da segunda metade do século passado em todas as gerações anteriores), a qualidade da proteção aumentou significativamente até 2020.


Primeiro de tudo, a estrutura foi aprimorada. Graças a isso, o vidro permite a passagem de mais luz e torna-se resistente a temperaturas extremas. A limpeza deve ser realizada em média duas vezes por ano. Mas, é melhor procurar quando necessário. Assim, por exemplo, se houver uma construção próxima ou uma estrada não pavimentada, a decantação de poeira é possível em maior medida. O que sem dúvida exigirá cuidados regulares.


Imagem: Divulgação

Os módulos de energia solar fotovoltaica aproveitam a radiação solar e a convertem em energia. Mas os detritos da poeira, fuligem e pólen podem reduzir sua produção em até 30%, negando parte de sua eficiência.


O poder natural da chuva, condensação e vento não chega nem perto do suficiente para limpar os módulos de maneira eficaz.


Esses sistemas requerem limpeza regular e completa para produzir um nível de energia consistentemente alto.


bottom of page