LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE SEUS PAINÉIS SOLARES: UM GUIA ESPECIALIZADO


QUANDO LIMPAR OS PAINÉIS SOLARES


Os painéis solares são projetados para serem autolimpantes , como tal, seriam considerados como tendo pouca ou nenhuma manutenção.


Em certas situações, como ter painéis em uma área particularmente seca (onde poeira e excrementos de pássaros podem se acumular) ou onde a inclinação do painel é inferior a cerca de 5 graus, a limpeza é recomendada para garantir um sistema de geração eficiente.



COMO LIMPAR PAINÉIS SOLARES


Na maioria dos casos, a limpeza dos sistemas de montagem no telhado é um trabalho para o profissional. Mas se você tiver um sistema de montagem no solo para limpar, aqui estão algumas diretrizes gerais.


Segurança em primeiro lugar – Antes de trabalhar nos painéis, recomendamos desligar o sistema. As instruções podem ser encontradas nos esquemas fornecidos após a instalação.


Mas lembre-se de que o cabeamento do teto ainda estará energizado e pode transportar tensões perigosas. Você não pode desligar o sol!


Se você vir algum cabo danificado, pare e relate-o.


Os painéis montados no telhado são claramente mais limpos do solo. Se isso não for possível, não tente acessar o telhado sem acesso, equipamento e treinamento adequados.


QUE EQUIPAMENTO DE LIMPEZA DEVO USAR PARA LIMPAR MEUS PAINÉIS SOLARES


Uma escova macia de boa qualidade e um rodo com uma lâmina de plástico de um lado e uma esponja coberta de pano do outro, com uma longa extensão podem ser as ferramentas perfeitas para limpar seus painéis.


Uma mangueira com um bocal adequado permitirá que a água alcance os painéis. Se a água da sua rede for dura, a água da chuva recolhida seria idealmente usada como o enxágue final, pois deixará menos resíduos nos painéis.


Imagem: limpezasolar.com


COMO LIMPAR PAINÉIS SOLARES


Limpar seus painéis em um dia nublado, de manhã cedo ou no final da noite. Se os painéis forem aquecidos pelo sol, a água pode evaporar rapidamente nos painéis e deixar marcas no painel.


O início da manhã pode ser um momento particularmente bom, pois os painéis esfriarão durante a noite e o orvalho da manhã pode ajudar a suavizar qualquer sujeira, levando a menos água e esforço para limpar os painéis.


Se os painéis estiverem secos, use a escova macia para escovar qualquer sujeira solta antes de abordar os painéis com água.


Se a água dura é tudo o que está disponível, certifique-se de esfregar os painéis o melhor possível, pois a água dura formará depósitos no vidro à medida que seca.



LEITURA ADICIONAL


Para saber se seus painéis precisam de limpeza, você precisa saber o desempenho do seu sistema.


Nossa plataforma de monitoramento se compara aos dados de luz solar de satélite para que possamos ver facilmente o efeito da sujeira.


Todos os produtos da limpezasolar.com é seguro para uso em seus painéis. Ele pode ser adquirido por meio do nosso site.


Quer ficar bem informado(a) sobre nossos informativos, e interagir com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro de todos os nossos conteúdos.


Fonte: limpezasolar.com