Limpeza dos Painéis Solares Parece fácil, mas não é. Veja Aqui a Importância da Limpeza Solar

Quando pensamos em Energia Solar é comum nos atentarmos a todos os benefícios e vantagens que ela oferece. Ainda que hoje o nosso assunto seja Energia Solar, falaremos de uma etapa muito importante e que não pode ser negligenciada, é o processo de limpeza.

Fonte: Banco de imagens limpasolar.com

Afinal, quanto mais limpos eles forem e estiverem mais eficazes eles são, é como o nosso corpo, se estiver limpo evitamos infecções por exemplo, mas sujo, a facilidade para isso é fácil. Sendo assim, fica com a gente até o final deste texto para entender o porquê da importância de manter os módulos limpos. Além de aprender como se faz a limpeza. E então, vamos lá?! A importância da limpeza das placas fotovoltaicas de Energia Solar O Google fez um experimento para compreender a importância e a necessidade da limpeza nos painéis solares. E as conclusões dessa pesquisa foi que uma limpeza eficaz é capaz de resultar em uma melhora de até 12% na produção de energia. Interessante e surpreendente não é mesmo? A limpeza desempenha um papel muito importante neste processo de otimização e produtividade. A sujeira no painel solar reduz a eficiência Se você quer tirar o máximo de proveito do sistema fotovoltaico de Energia Solar, você deve manter uma rotina de limpeza apropriada. Sendo assim, da mesma maneira que as pesquisas alegaram que uma boa limpeza resulta em ótimos resultados, otimização do procedimento de captura de Energia Solar, a sujeira é prejudicial também. O acúmulo de sujeira nos painéis solares causa uma perda de até 40% em sua eficiência. Em outras palavras, você pode fazer todo o investimento, comprar os melhores itens, mas se for negligente em relação a limpeza, todo esse investimento é em vão.


Sendo assim, reforçamos, não se esqueça de ter um controle sobre as limpezas de seus painéis solares para continuar a ter uma alta eficiência. Limpeza dos painéis solares: Parece fácil, mas não é A princípio pode até parecer fácil esse processo de limpeza, mas não é. Esse momento exige cuidado, atenção, proteção e segurança. Isso significa que sem o cuidado devido, a limpeza inadequada vai resultar em danos nos painéis. Portanto, tenha cuidado e se atente. Para lhe ajudar, dá veja o que é essencial; A utilização dos equipamentos adequados para a limpeza como; Roupas; Capacetes; Luvas. É importante todos esses cuidados porque mexer com sistema fotovoltaico é também mexer com energia elétrica.

Fonte: Banco de imagens limpasolar.com Além de estar dentro da pauta de segurança do trabalho por causa do contato com eletricidade (NR10) e aplicável também à altura (NR35). Uma recomendação que podemos deixar para você é que se possível deixe esse processo de limpeza para profissionais.

Fonte: Banco de imagens limpezasolar.com Não se trata apenas da capacitação e conhecimento deles, mas também da expertise em lidar com essas circunstâncias. Sendo assim, se possível, vá em busca de um profissional que possa prestar o auxílio necessário para você. Limpeza dos painéis solares: Veja algumas dicas Mas para você ter um breve conhecimento de como funciona esse processo de limpeza, veja abaixo algumas dicas que iremos deixar para você. Não esqueça de desligar o sistema de Energia Solar; Sempre use os equipamentos de segurança; Na hora de limpar a superfície não utilize materiais como; Objetos metálicos; Outra recomendação é que você use água da torneira, porque ela é rica em minerais; Antes limpar os painéis, faça o principal, leia sempre o manual; Se tiver rachadura, evite fazer a limpeza, além de agravar a situação, você pode se machucar;

Fonte: Banco de imagens limpasolar.com Se você identificar pequenos arranhões, por menor que sejam afetam, eles afetam gravemente a eficiência além de prejudicar você e todo o seu processo) Além disso, mesmo que o gasto com a limpeza de painéis solares não seja alto, além de melhorar ainda mais a performance e eficiência vale muito a pena. Manutenção do sistema fotovoltaico de Energia Solar: Ao que diz respeito a manutenção, ela segue o mesmo processo da limpeza, o seu custo é muito baixo. Em números, o seu valor chega a 0,5% ao ano, é isso que faz o sistema de Energia Solar tão benéfico e valorizador. Outro grande benefício é a questão do sistema fotovoltaico ter uma duração de 40 anos, sendo assim, com uma limpeza em dia e uma manutenção também, a durabilidade é inquestionável. É claro que quando falamos de manutenção não abordamos apenas o tema limpeza mas também ajustes de pequenas peças ou coisas semelhantes que podem vir a acontecer. No entanto, por ser um equipamento de alto nível, haja vista como a sua proposta de durabilidade se estende por anos, mostra a sua resistência. Manutenção do sistema fotovoltaico de Energia Solar: Limpeza, manutenção de peças e durabilidade. A durabilidade é o que faz dele tão requisitado. Além disso, é muito comum que os módulos sejam construídos com vidro temperado. Neste sentido, o vidro temperado passa maior resistência e durabilidade. Além de ser muito necessário, afinal os módulos estão expostos às mais diversas causalidade da natureza: Fortes chuvas; Granizo; Por exemplo, é nesse momento que a sua resistência também é posta à prova. Conclusão A manutenção é um processo importante para manter a durabilidade dos módulos de sistema fotovoltaico de Energia Solar.


Além disso, assim como reforçamos no decorrer do texto, reforçamos. Ao que tange a manutenção de ligações para ver se tudo está correndo bem e limpeza, deixe para profissionais. É muito mais seguro você confiar em pessoas que tem a expertise e o conhecimento nesse processo do que fazer você mesmo e se machucar ou até mesmo danificar os seus módulos.

Porém, pensando na limpeza e em todo esse processo, seja cuidadoso, faça sempre as limpezas devidas, cuide dos seus módulos.


Mesmo ele tendo vida longa, quando você tem cuidado, faz todo o procedimento a vida dele é ainda mais preservada. Não se esqueça de ler mais sobre o assunto no site www.limpasolar.com